Inbound Marketing: O Guia Completo Para Aplicar no Seu Negócio
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O que é Google Adwords? Essa é a pergunta que todo empreendedor deve fazer ao embarcar no mundo digital. Afinal, você provavelmente irá procurar pela resposta no mecanismo de busca da mesma empresa, no www.google.com.br.
Muitas pessoas têm dúvidas em relação à ferramenta ou já ouviram falar, mas não sabem ao certo o que é o Adwords e muito menos as melhores formas de gerar receita com ele no Marketing Digital.
Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns links em destaque no resultado.
Você provavelmente também já acessou um blog e encontrou um banner de anúncio em algum local da página.
Ou, ao assistir a um vídeo no YouTube, visualizou alguns anúncios antes ou durante os vídeos.
Os três exemplos de anúncios são distintos: um é em pesquisa, outro é em sites e outro é no YouTube.
Porém, eles têm algo em comum: todos podem ser criados e gerenciados via Google Ads.
Nesse artigo, explicaremos o que é essa ferramenta, o porquê de ela ser tão popular e mostraremos um passo a passo para inicia sua campanha no Google Adwords.
Mas, afinal, o que é Google Ads?
Para começo de conversa, você precisa saber que Google Ads é a maior plataforma de publicidade do mundo. Isso mesmo, não apenas da internet, mas em qualquer tipo de mídia.
Em 2016, a receita publicitária do Google Ads foi de U$79 bilhão de dólares. O segundo lugar ainda está longe: é a plataforma de anúncios do Facebook, com U$26 bilhões.
Ela funciona por meio da veiculação de anúncios no mecanismo de busca mais utilizado no mundo (no Brasil, mais de 95% dos usuários) e em sites parceiros cadastrados através do Google Adsense. As maiores vantagens dessa ferramenta são o preço, definido pelo próprio anunciante; e o imediatismo.
Ou seja, qualquer empresa, independente do tamanho, pode anunciar no Google Adwords, que possui um sistema de cobrança baseado em cliques.
Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca.
É uma proposta incrível. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estão buscando, no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço.
Mas não é só isso. Existem também outros formatos de anúncios disponíveis no Adwords, além da rede de pesquisa. Eles podem ser exibidos em forma de banners e vídeos, em áreas especiais e de visibilidade em diversos sites parceiros do Google.
Esse enorme conjunto de sites parceiros compõe a Rede de Display, o que inclui também o Youtube, plataforma de vídeos pertencente ao Google e que é considerado o segundo maior buscador do mundo.
Mas nem tudo é preto no branco.
O grande diferencial do AdWords é que as empresas que anunciam podem se destacar para um público super segmentado.
Ou seja, não é só pagar para aparecer mais. É investir em audiência qualificada e que tenha relação com o seu negócio.
Afinal, o que vale mais para um ecommerce de comida vegana: ter sua campanha exibida para 10 mil pessoas, independentemente de sua dieta, ou exibida para 500 pessoas que são declaradamente veganas?
Essa é a principal premissa do AdWords. Com base em cookies e em palavras-chave, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos.
O Google AdWords possui, de acordo com a própria plataforma 6 principais formas de anúncio. São elas:
A rede de pesquisa do Google Ads
São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado.
Quando um anunciante cria uma campanha na rede de pesquisa, ele precisa escolher termos de busca (ou palavras-chave) que considere relevantes para o próprio negócio.
É um formato especialmente útil para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas.
A grande vantagem aqui é que o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do resultado para acessar o website.
Se bem planejado, esses anúncios podem ter uma excelente relação entre custo e benefício para sua empresa.
Sempre que um usuário realiza uma pesquisa no Google, o algoritmo do mecanismo faz um leilão e, caso ele busque por uma das suas palavras-chave e você vença a disputa com outros anunciantes, o seu anúncio aparece.
Você pode testar isso agora mesmo, digitando um termo como “geladeira” ou “celular” no motor de busca. Repare que os três primeiros resultados – e possivelmente outros na barra lateral da direita, serão anúncios.
A grande maioria dos internautas tende a escolher um deles para clicar, o que revela um grande poderio para objetivo de vendas. Porém, existem diversas variáveis que irão determinar o posicionamento de um anúncio, como a escolha das palavras-chave, o valor máximo a ser pago pelo clique e o que chamamos de Índice de Qualidade (IQ).
A rede de display do Google Ads
A rede de display funciona de uma maneira diferente. Ao iniciar uma campanha, o anunciante deve escolher palavras-chave e segmentar os assuntos que interessam ao público-alvo e, assim, seus anúncios serão exibidos em uma vasta rede de parceiros especializados em diversos nichos de mercado.
Esse estilo de campanha é mostrada em websites, páginas de notícias e blogs que, juntas, formam a chamada Rede de Display do Google, que alcança 90% dos usuários da internet em todo o mundo.
Em números absolutos, os anúncios gráficos do Google são exibidos em mais de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos.
Os anúncios gráficos possuem opções especiais para segmentação, palavras-chave e informações demográficas. Você pode incentivar os clientes a notar sua marca, considerar suas ofertas e realizar alguma ação.
Na rede de display, é possível utilizar imagens para chamar a atenção, além de utilizar de um recurso conhecido como remarketing, que veicula anúncios somente para usuários que já demonstraram interesse no produto.
Anúncios no YouTube
Se você é um usuário do YouTube já deve ter visto que alguns vídeos possuem anúncios, seja antes do início ou até mesmo durante a exibição.
Como anunciante, você também pode criar campanhas para serem veiculadas em vídeos nessa plataforma.
Com mais de um bilhão de usuários, você pode selecionar o público-alvo desejado com base na idade, no sexo, no local, nos interesses e muito mais.
Detalhe importante: segundo o YouTube, você só paga quando as pessoas interagem com a campanha. Se o anúncio for pulado antes de 30 segundos (ou antes do fim) você não pagará nada.
Anúncios de aplicativos
Aqui são anúncios focados para quem possui aplicativos e quer aumentar seu alcance com a plataforma do Google. Você pode promover seu negócio ou até mesmo seu aplicativo para usuários de iOS ou Android.
Após um processo rápido de configuração, seu anúncio estará qualificado para alcançar mais de um bilhão de pessoas na Rede do Google, incluindo a Pesquisa Google, o Google Play, o YouTube e milhares de outros sites e aplicativos para dispositivos móveis.
Google Shopping
Se você possui um e-commerce com muitos produtos ou possui algum cliente que quer anunciar sua loja online, deve estar pensando:
“Como vou fazer para anunciar uma lista enorme produtos? Vai demorar anos para criar todos os anúncios, não tem como fazer tudo isso à mão!”
Existe uma possibilidade no AdWords que pode ajudar nesses casos, e que proporciona ótimos resultados para lojas online.
Com os anúncios de Google Shopping, é possível criar campanhas para promover os produtos de e-commerce, intensificar o tráfego para o site e até mesmo para lojas física, além de gerar leads mais qualificados.
Para anunciar no Google Shopping é necessário enviar os dados dos produtos para o Google Merchant Center utilizando um feed de dados (normalmente, um arquivo xml contendo todas as especificações sobre os produtos, preços e imagens).
Em seguida, criar uma campanha no Google AdWords, que utilizará as informações do feed de produtos do Google Merchant Center para determinar como e onde os seus anúncios serão exibidos.
Nesse formato, os anúncios não utilizam palavras-chave na segmentação, e sim as informações do feed, que o Google vai relacionar com o que as pessoas estão buscando.
Depois que as informações são fornecidas, o AdWords poderá criar anúncios dinamicamente, que serão exibidos na Rede de Pesquisa do Google e em toda Rede de Display, onde todos os clientes em potencial poderão ver os produtos.
Remarketing
Com certeza você já teve a sensação de estar sendo perseguido por um anúncio ao navegar por diferentes sites. Normalmente, esse anúncio é um banner de algum produto visto anteriormente em outro site.
Essa estratégia de exibir novamente um anúncio de algo que havia despertado o interesse de um usuário anteriormente é chamada de remarketing.
Por meio do remarketing é possível alcançar as pessoas que já acessaram seu site ou usaram seu aplicativo. Esses “visitantes anteriores” podem ver seus anúncios enquanto navegam em sites que fazem parte da Rede de Display do Google ou quando realizam novas pesquisas por termos relacionados.
Para configurar o remarketing, é necessário inserir a tag de remarketing nas páginas do site ou aplicativo, fornecida pelo AdWords.
Quando as pessoas acessam as páginas que estão com essa tag, é como se elas fossem “marcadas” durante um tempo determinado. Essa marcação é o que as identificará para o remarketing.
Em seguida, são definidas as listas composta por essas pessoas “marcadas” que acessaram ou realizaram alguma ação específica, criando campanhas de remarketing.
Como iniciar uma campanha no Google Ads
Para começar a anunciar, você deve criar uma conta no site do Google Adwords, seguindo alguns passos simples e cadastrando o seu cartão de crédito e configurando corretamente os dados solicitados.
Depois, você deve começar sua campanha. Cada uma delas conta com variados grupos de anúncios, onde você pode escolher as palavras-chave para as quais pretende anunciar e definir o valor máximo da campanha, do clique, a duração da veiculação, etc.
A partir disso, é hora de criar o texto do anúncio. O Google possui uma ferramenta para auxiliar o anunciante a encontrar termos relevantes, o Planejador de Palavras-Chave. Depois, você pode acompanhar os dados da campanha regularmente, modificando-a quando necessário.
Você pode gostar deste artigo: 6 dicas de sucesso para suas campanhas no Google AdWords
Como funciona o pagamento do Google Ads?
Ok, então isso significa que basta eu fazer o pagamento e magicamente vou aparecer para todo mundo que tem fit no mercado?
Mais uma vez, não é tão simplório.
O Google AdWords funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. O diferencial é que no AdWords nem sempre a maior oferta ganha.
O Google combina também alguns fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank.
Resumindo, não basta pagar mais. É preciso que seu anúncio seja realmente bom.
Como o Ad Rank é composto?
De forma simples, o Ad Rank é composto por:
Índice de qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo).
Isso quer dizer que, mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores do que o seu, o seu anúncio poderá se destacar caso o índice de qualidade seja superior.
Como o índice de qualidade é calculado?
O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota que vai de 1 à 10.
Essa nota, junto com o lance, é o que vai determinar a posição de seu anúncio para a palavra-chave e segmentação definida.
Os componentes do índice de qualidade são:
- CTR;
- Relevância;
- Página de destino.
Bons motivos para anunciar no Ads
Um bom anúncio deve alcançar as pessoas certas e no melhor momento. Por isso o Adwords é uma excelente opção para quem quer promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada, segmentada e também mensurável.
Continue lendo e conheça os detalhes de cada um dos diferenciais que só o Google Adwords pode fornecer ao seu negócio.
Potencial
O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e isso não é novidade. O famoso termo “google it” já ultrapassou barreiras culturais e se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Quando temos uma dúvida, imediatamente procuramos respostas no Google.
O buscador é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informações relevantes sobre locais, produtos e serviços. Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.
De acordo com a comScore, o Google é detentor de 65% das buscas realizadas em desktop.
Já no Brasil, o Google detém em torno de 96% do market share de pesquisas. Isso, por si só, já é motivo suficiente para uma empresa, seja ela grande ou pequena, querer exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa.
Poder de Segmentação
Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o AdWords permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz. Confira abaixo as segmentações disponíveis:
- Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços, ou que já visitaram websites sobre esse mesmo assunto pesquisado (histórico de navegação).
- Segmentação por tópicos e canais: a plataforma permite escolher algum tópico específico, e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse determinado tópico. Também é possível escolher diretamente os sites que são mais acessados pelo seu público, e exibir seus anúncios neles.
- Público-Alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas interessadas mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.
- Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).
- Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.
- Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.
- Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.
Essas são as segmentações dentro do Google AdWords, que ainda conta com a possibilidade de combiná-las para exibir anúncios criativos e com relevância, tornando o anúncio muito mais eficiente do que qualquer outro meio de mídia.
Controle de investimento
Com o AdWords, o anunciante tem total controle sobre os valores investidos. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha. Também é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques, a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site.
Avaliação do ROI (Retorno sobre o investimento)
Utilizando o AdWords, o anunciante tem em mãos informações valiosas sobre a interação do público com seus anúncios.
É possível contabilizar as impressões e os cliques e, principalmente, saber se quem clicou realizou alguma conversão no site (como realizar uma compra, entrar em contato por formulário, fazer o download do seu aplicativo ou telefonar para fazer um pedido).
Também é possível “acompanhar” essa pessoa, e exibir novos anúncios por meio de remarketing. Tudo isso é devidamente contabilizado, para que o anunciante tenha números que vão ajudar a comprovar o retorno do investimento no AdWords.
Com as informações oferecidas pelo AdWords, o anunciante pode identificar quais anúncios receberam cliques e quais não estão com boa performance, priorizando o investimento onde o retorno for melhor. Esses insights, quando devidamente acompanhados, poderão aumentar o seu retorno.
A plataforma permite ver muitos outros dados valiosos, incluindo o custo médio de publicidade que resulta em compras ou as ligações dos seus clientes feitas por anúncios para mobile.
Além disso, ferramentas de análise, como o Google Analytics podem e devem ser utilizadas para saber mais sobre os hábitos de compra de clientes, como, por exemplo, por quanto tempo eles tendem a pesquisar seu produto antes da compra, ou em que ponto do site podem estar abandonando o processo de compra.
Leitura recomendada: Como calcular o ROI das minhas campanhas de Google Adwords
Custo
O Adwords é uma mídia relativamente mais barata do que outras tradicionais, ou até mesmo se compararmos com outros sites que oferecem espaço para publicidade (grandes portais, por exemplo).
Basta pensarmos no valor que é necessário para investir em mídia convencional, como TV, rádio e outdoor, e na capacidade de medir os resultados: é muito difícil mensurar e comprovar o retorno de uma mídia tradicional.
No Adwords é possível começar com pouco, sentir o retorno e avaliar o comportamento do público, e só assim aumentar o investimento, gradativamente.
“Mas já me disseram que está ficando caro. É verdade?”
Ao longo dos anos, é normal que o custo por clique das palavras-chave de determinados nichos se elevem, e isso acontece por causa da entrada de novos concorrentes. Independente disso, a mídia continua sendo uma das melhores opções para se obter um rápido e mensurável retorno de investimento.
Vale levar em consideração se as campanhas foram feitas por alguém que entende do assunto. Se a campanha não for feita e otimizada com os devidos cuidados, o Adwords pode ser tornar bem mais caro do que deveria.
Sempre faça sua campanha com alguém que entende do assunto, ou procure informações para não cometer nenhum erro.
Pronto! Agora você sabe o que é Google Adwords e como utilizá-lo, então, mãos à obra!
Anuncie no Google hoje mesmo!
Seja encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece.
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Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!