Fidelização de clientes, você já faz em seu negócio?
15 de outubro de 2018Marketing nas redes sociais: 5 motivos para contratar uma agência
6 de novembro de 2018De acordo com o projeto Internet Live Stats, existem cerca de 1 bilhão de sites no mundo. Basicamente, é como se uma em cada sete pessoas tivesse uma página na web. A dúvida que fica é: como ter destaque em meio a tantas opções? O link building pode ajudá-lo!
Se for traduzido ao pé da letra, significa algo como “construção de um link”. Essa técnica do marketing digital traz uma ligação entre sites diferentes e entre as páginas iguais — e isso é extremamente importante para o SEO.
Neste texto, vamos explicar o que é link building, como ele funciona e qual é a sua importância para quem quer ter uma empresa de destaque na internet. Confira!
O que é link building?
O link building é um conjunto de técnicas de SEO que tem como objetivo conseguir links de outros sites, aumentando sua popularidade e autoridade. Isso é feito do ponto de vista dos sistemas de busca, como o Google.
Podemos pensar nele como a ligação entre páginas, e é por meio dele que o mecanismo de busca descobre como estão se relacionando e se esse elo é forte — é assim que os usuários conseguem navegar na web.
Os motores de pesquisa tratam esses links como votos para medir a relevância de um site, atribuindo valores por meio de algoritmos para determinar a popularidade. Uma página sem esses conceitos não consegue ter um bom posicionamento no ranking do Google, por exemplo, impedindo que ela consiga um tráfego considerável.
Qual é a sua importância?
Como vimos, o link building é uma técnica que leva em conta a relevância e a qualidade dos links internos ou externos, ajudando no ranqueamento dentro dos mecanismos de pesquisas. Só que não é qualquer link que vai servir para isso.
Imagine a seguinte situação: você tem uma agência de turismo. Se 30 outros sites, seja de comidas, receitas ou até mesmo restaurantes utilizarem um link seu, a relevância para a sua página vai ser menor do que se outras agências ou empresas do mesmo ramo recorressem a eles.
Ou seja, os links precisam ser bons e possuir alguma relação com aquele endereço da web. Por isso, não importa ter apenas quantidade — é preciso ganhar também na qualidade.
Como é feita a avaliação?
Vamos usar como exemplo o Google, que é um dos maiores mecanismos de buscas do mundo. Ninguém entende totalmente como ele funciona, pois leva muitos fatores em conta. Porém, existem três com mais destaque:
- contexto do link;
- texto em que aparece;
- fato de ser dofollow ou nofollow.
O contexto é semelhante ao exemplo da agência de turismo: se o site for voltado para um assunto diferente do daqueles que o “linkam”, o peso será praticamente zero.
Em relação ao texto, significa que digitar coisas como “clique aqui” faz com que o peso também seja invalidado. O mesmo ocorre com o nofollow, que diz respeito à tag rel=“nofollow”. Quando aplicada, também tira todo o peso do link.
Como vimos, o link building é uma técnica essencial para quem quer destacar seu site em meio aos milhares que existem. Porém, para alcançar o resultado necessário, não basta apenas usá-lo — é preciso desenvolver uma estratégia completa de marketing digital. Somente assim é possível conseguir o que toda empresa almeja: reconhecimento e clientes de qualidade.
Curtiu este conteúdo? Então, aproveite para saber mais sobre como escrever um post de qualidade!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!