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Marketing nas redes sociais: 5 motivos para contratar uma agência
6 de novembro de 2018De acordo com o projeto Internet Live Stats, existem cerca de 1 bilhão de sites no mundo. Basicamente, é como se uma em cada sete pessoas tivesse uma página na web. A dúvida que fica é: como ter destaque em meio a tantas opções? O link building pode ajudá-lo!
Se for traduzido ao pé da letra, significa algo como “construção de um link”. Essa técnica do marketing digital traz uma ligação entre sites diferentes e entre as páginas iguais — e isso é extremamente importante para o SEO.
Neste texto, vamos explicar o que é link building, como ele funciona e qual é a sua importância para quem quer ter uma empresa de destaque na internet. Confira!
O que é link building?
O link building é um conjunto de técnicas de SEO que tem como objetivo conseguir links de outros sites, aumentando sua popularidade e autoridade. Isso é feito do ponto de vista dos sistemas de busca, como o Google.
Podemos pensar nele como a ligação entre páginas, e é por meio dele que o mecanismo de busca descobre como estão se relacionando e se esse elo é forte — é assim que os usuários conseguem navegar na web.
Os motores de pesquisa tratam esses links como votos para medir a relevância de um site, atribuindo valores por meio de algoritmos para determinar a popularidade. Uma página sem esses conceitos não consegue ter um bom posicionamento no ranking do Google, por exemplo, impedindo que ela consiga um tráfego considerável.
Qual é a sua importância?
Como vimos, o link building é uma técnica que leva em conta a relevância e a qualidade dos links internos ou externos, ajudando no ranqueamento dentro dos mecanismos de pesquisas. Só que não é qualquer link que vai servir para isso.
Imagine a seguinte situação: você tem uma agência de turismo. Se 30 outros sites, seja de comidas, receitas ou até mesmo restaurantes utilizarem um link seu, a relevância para a sua página vai ser menor do que se outras agências ou empresas do mesmo ramo recorressem a eles.
Ou seja, os links precisam ser bons e possuir alguma relação com aquele endereço da web. Por isso, não importa ter apenas quantidade — é preciso ganhar também na qualidade.
Como é feita a avaliação?
Vamos usar como exemplo o Google, que é um dos maiores mecanismos de buscas do mundo. Ninguém entende totalmente como ele funciona, pois leva muitos fatores em conta. Porém, existem três com mais destaque:
- contexto do link;
- texto em que aparece;
- fato de ser dofollow ou nofollow.
O contexto é semelhante ao exemplo da agência de turismo: se o site for voltado para um assunto diferente do daqueles que o “linkam”, o peso será praticamente zero.
Em relação ao texto, significa que digitar coisas como “clique aqui” faz com que o peso também seja invalidado. O mesmo ocorre com o nofollow, que diz respeito à tag rel=“nofollow”. Quando aplicada, também tira todo o peso do link.
Como vimos, o link building é uma técnica essencial para quem quer destacar seu site em meio aos milhares que existem. Porém, para alcançar o resultado necessário, não basta apenas usá-lo — é preciso desenvolver uma estratégia completa de marketing digital. Somente assim é possível conseguir o que toda empresa almeja: reconhecimento e clientes de qualidade.
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