Vendas inbound: o que é e como implementar
20 de dezembro de 2018Como se preparar para as vendas de fim de ano
20 de dezembro de 2018A elaboração do planejamento de vendas de uma empresa é um momento crucial para o desenvolvimento dela. Caminhar para frente é essencial, mas ainda mais importante do que isso é saber em qual direção.
Com o início de um novo ano, a oportunidade de reajustar a rota e garantir resultados de maior qualidade para o período seguinte também surge. Isso requer um bom planejamento feito na hora certa.
Agora é o momento de parar e analisar as suas necessidades e as características do mercado.
Por isso, veja a seguir os principais passos para fazer o seu planejamento de vendas anual.
Analise os números do ano que passou
Um bom planejamento de vendas precisa estar inserido no contexto correto. Algo imprescindível para isso é considerar os seus resultados anteriores. Além de permitir um planejamento mais fundamentado no seu histórico, isso também possibilita fazer comparações depois.
Ao fazer isso, lembre-se de resgatar seus números do mesmo período, ou seja, do ano inteiro. Além disso, é importante sinalizar quaisquer anomalias e buscar as justificativas delas, como alguma ação de vendas estratégica.
Leve em conta as previsões do mercado
Assim como é importante olhar para dentro, tenha atenção ao que ocorre ao redor da sua empresa.
Busque análises sobre as tendências do seu mercado específico, que leve em conta as particularidades e sazonalidades dele. Dessa maneira, é possível planejar suas ações levando em conta o modo como o seu segmento se desenvolve.
Resgate a missão e os valores da empresa
A missão e os valores da sua empresa são como o DNA dela. Eles representam a real natureza do negócio e ajudam a definir os rumos a serem seguidos, especialmente quando se trata de um planejamento de vendas.
Portanto, é essencial que você resgate esses critérios e os leve em conta ao definir as suas ações e metas. Sem isso, ficará muito mais difícil enxergar o que realmente é importante.
Considere o tamanho da sua equipe
É bastante difícil (e, em muitos casos, impossível) alcançar grandes níveis de progresso de vendas em sua empresa sem contar com uma equipe que tenha o tamanho necessário.
Se você não quer arcar com os custos envolvidos na ampliação do time, pense em quantos pares de braços você tem para trabalhar a favor das metas determinadas.
Defina metas realistas a serem alcançadas
Querer alavancar rapidamente os seus resultados pode parecer desejável, mas é importante manter os pés no chão ao estabelecer metas em seu planejamento de vendas. Senão, poderá causar o efeito reverso e prejudicar o seu desenvolvimento.
Para ter sucesso nessa etapa, o ideal é que você utilize o que aprendeu até aqui para definir uma meta que faça sentido em relação ao seu histórico e à evolução do seu mercado.
A elaboração de um bom planejamento de vendas é um momento decisivo para o progresso da sua empresa. Somente é possível alcançar metas que sejam bem elaboradas a partir de análises cuidadosas. Leve em conta as dicas acima para garantir apenas acertos na sua abordagem.
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