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24 de abril de 2019Com o fortalecimento do mundo virtual, a presença digital passou a se tornar uma preocupação para muitas empresas. Afinal, se a sua marca não tem relevância para os usuários online, as chances de sucesso são menores.
Portanto, é preciso encontrar formas de tornar a sua marca mais relevante. O cenário ideal? Eficiência e investimentos não tão altos, certo? A produção de conteúdo é, então, a solução que você está procurando. Para ser eficiente, porém, é preciso muita análise, estudos e conhecer a fundo cada etapa do funil de vendas.
Que funil? Calma, nós vamos ajudar você! Continue a leitura para entender como é feita a divisão do funil de vendas, o objetivo de cada uma dessas etapas e o que você pode fazer para garantir que a produção de conteúdo seja feita da maneira correta. Confira!
Qual é a divisão do funil de vendas e o objetivo de cada etapa?
Entender qual a etapa que cada usuário está é fundamental para colocar em prática ações e estratégias mais eficientes, ou seja, que vão garantir um maior retorno para a sua empresa. Por isso, é preciso entender como é feita essa divisão e o qual o objetivo de cada etapa no processo de aquisição de clientes.
Topo
O topo do funil, a parte mais ampla, é considerado a etapa destinada para a atração e primeiro contato entre o usuário e a sua marca. Ou seja, por meio de uma pesquisa no Google ou um anúncio em uma rede social, ele parou na sua página.
O lead ainda não tem familiaridade com os seus produtos ou serviços, mas sabe, na prática, dos problemas enfrentados por ele, só não sabe ainda que você pode oferecer a solução para ele.
A produção de conteúdo nessa etapa deve, portanto, apresentar qual é esse problema, educar o usuário sobre o tema e fazer com que ele desenvolva o interesse em procurar por uma solução em breve.
Na prática, vamos supor que você possui uma fábrica de pães, e no seu blog você poste artigos relacionados à pães, o leitor irá ler os seus artigos sobre pães, mas não irá comprar os produtos da sua fábrica.
Exemplos de conteúdo para topo de funil:
Blog posts
Este é o tipo de conteúdo utilizado no topo do funil, pois os posts são os conteúdos mais fáceis de criar e gerenciar.
É recomendado que você crie vários artigos pequenos, com cerca de 500 palavras cada. O foco é que você responda perguntas que possam ter sido pesquisadas nos sites de busca.
Você pode falar sobre dicas, guias, tutoriais, listas e respostas de perguntas sobre seu produto.
A vantagem do blog post, é que você pode investir no tráfego orgânico através de suas redes sociais, descartando a possibilidade de investir algum dinheiro
Vídeo Marketing
Todo formato de vídeo, é extremamente preciosa quando o assunto é atrair clientes, pois os vídeos são os formatos mais utilizados hoje em dia.
Não se esqueça que o vídeo marketing precisa ser curto e objetivo, pois o usuário ainda não conhece o seu produto.
Videoconferências
Também conhecidos como Webinars, as videoconferências na maioria das vezes são vídeos gravados ao vivo, onde um especialista fala sobre um determinado assunto.
Ele pode ser usado em qualquer fase do funil, mas primeiramente você precisa saber qual é a sua persona para definir em que estágio colocá-lo, mas geralmente são mais utilizados na primeira etapa do funil.
No topo do funil de vendas, o especialista deve falar apenas sobre coisas mais básicas, pois quem está assistindo ainda não conhece o seu produto e sua marca.
Meio
Agora, o usuário já entende mais sobre o assunto, sabe que tem determinado problema e está em busca de empresas que possam solucionar essa situação. Agora, já procura por um conteúdo um pouco mais especializado e está, inclusive, disposto a oferecer dados básicos sobre ele e a sua empresa, por exemplo.
O objetivo nessa etapa é conseguir o máximo de informações possíveis, conhecer mais as dores e desejos daquele usuário. No processo de produção de conteúdo, você pode apresentar a solução que a sua empresa tem a oferecer e quais vão ser as vantagens para ele.
Exemplos de conteúdo para meio de funil:
Blog posts
Ele voltou, mas agora para ser a ação primordial. Os blogposts no meio do funil, devem ter no mínimo 1000 palavras. O conteúdo deve ser completo e muito bem elaborado, pois agora o seu objetivo principal é converter clientes.
Podcasts
Hoje é muito comum o consumo de mídias em áudio, porque este tipo de formato não exige muita concentração do ouvinte, principalmente o Podcast, onde o usuário pode fazer o download e consumi-lo enquanto realiza alguma outra atividade.
E-books
Diferente dos posts, o e-book exige muito mais trabalho para ser feito, mas este modelo pode te ajudar a ter informações concretas sobre seu usuário, como dados geográficos, comportamentais e demográficos.
Os usuários que fazem o download de seu e-book, apenas demonstram o seu interesse no seu tipo de conteúdo, o que é um indicador perfeito para você saber se o seu público alvo foi atingido.
Fundo
Com o lead já qualificado, você está cada vez mais perto de concluir mais uma transação para a sua empresa. Nessa etapa, o lead já está considerando a sua empresa como uma das opções para solucionar o problema dele.
Cabe a você, portanto, trabalhar na produção de conteúdo voltada para esse objetivo: vender o seu produto ou serviço. Já é possível apresentar a sua solução como a opção ideal para o problema do usuário e, assim, realizar a conversão.
Exemplos de conteúdo para fundo de funil:
Cases de sucesso e depoimentos
Como nesta etapa o potencial cliente já está muito interessado em seu produto, é agora que você deve mostrar o que você tem a oferecer.
Mostre as empresas e clientes que já fecharam negócio com você, mostre como elas alcançaram o sucesso com a sua ajuda.
Como fazer a produção de conteúdo para cada etapa?
Para ser efetivo na sua estratégia, porém, é preciso saber oferecer o conteúdo certo no momento certo para cada usuário. No topo do funil de vendas, por exemplo, o ideal é disponibilizar, em posts nas redes sociais, artigos para o blog da sua empresa e infográficos sobre o assunto.
Já no meio do funil, a produção de conteúdo deve ser voltada para a produção de landing pages que disponibilizem, em troca de informações básicas do usuário, e-books, guias e tutoriais, por exemplo. Webinars e vídeo-aulas também podem ser uma alternativa eficiente.
No fundo do funil, o objetivo é mostrar para o lead como a sua empresa já conseguiu ajudar outras pessoas que se encontravam na mesma situação do que ele. Portanto, produza conteúdos dedicados ao seu produto, como cases de sucesso que coloquem outros consumidores elogiando as suas soluções oferecidas.
Agora que ficou claro qual a importância de cada uma das etapas do funil de venda e como deve ser a produção de conteúdo para cada um dos estágios em que o usuário se encontra, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais? Vai lá!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!