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13 de dezembro de 2016O custo de aquisição de cliente, também conhecido como CAC, é uma métrica usada para calcular o valor que sua empresa precisa investir para gerar um novo cliente.
Trata-se de uma das fórmulas de marketing digital mais importantes para avaliar a saúde de uma empresa. Afinal, ela é a responsável por traduzir, em termos financeiros, o desempenho de uma ação promocional.
Além de ajudar a identificar a necessidade de ajustes em uma estratégia de marketing, o CAC é essencial para que o gestor possa criar seu planejar suas ações. Conhecendo o custo de aquisição de sua empresa, é possível fazer projeções de quantos clientes poderá gerar de acordo com o orçamento disponível.
No post de hoje, entenda o que é CAC e veja como calculá-lo:
Como calcular o custo de aquisição de cliente?
O cálculo do CAC é bem simples e fácil de fazer. Basta somar todos os investimentos feitos para conquistar novos clientes e dividir este valor pelo número de clientes gerados em determinado período.
Vamos a um exemplo prático: imagine que sua empresa tenha investido R$ 5.000,00 no Google AdWords, anúncios no Facebook e no pagamento de comissões para o time de vendas e, no final de um mês, este investimento gerou 100 novos clientes.
O cálculo do custo de aquisição de cliente seria feito da seguinte maneira:
CAC = 5000 / 100 = 50
O resultado do exemplo demonstra que para cada cliente conquistado sua empresa precisou investir um valor de R$ 50,00.
O que fazer para reduzir o CAC de minha empresa?
Quanto menor o Custo de Aquisição de cliente de sua empresa, maior serão os seus lucros e o retorno sobre o investimento.
Por este motivo, é muito importante que você invista em estratégias capazes de reduzir o CAC de sua organização. Entre as melhores práticas para reduzir o CAC podemos listar:
1. Segmente suas campanhas promocionais
Uma boa estratégia para reduzir o CAC de suas campanhas promocionais é segmentar ao máximo toda a sua comunicação com seus clientes.
Invista nos canais de comunicação que sejam mais usados por seus clientes e garanta que sua mensagem vá de encontro com as necessidades de sua persona.
Assim, você alcançará um público mais qualificado, influenciando positivamente seu custo de aquisição de cliente.
2. Invista em estratégias para fidelizar seus clientes
Conquistar novos clientes é mais caro do que manter os clientes atuais de sua empresa. Por isso, uma das melhores estratégias para reduzir o custo de aquisição de clientes é investindo em estratégias para fidelizar os clientes que já fizeram compras em sua companhia.
Portanto, construir um bom relacionamento com seus clientes após o fechamento de um negócio é essencial para reduzir o CAC de sua empresa.
3. Acompanhe de perto os resultados de sua estratégia
A análise dos resultados de sua estratégia é muito importante para reduzir o CAC de sua empresa. Acompanhando de perto os resultados gerados por cada uma de suas ações promocionais, você poderá identificar falhas de forma rápida, permitindo que você faça ajustes em tempo hábil.
Dessa forma, você garante seus resultados e o sucesso de sua campanha promocional.
E aí, entendeu o que é o Custo de Aquisição de Cliente e como reduzi-lo em sua empresa? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a melhorarem os resultados!
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