Quer criar campanhas de sucesso no Google Ads? Veja essas 6 dicas!
24 de julho de 20175 ferramentas de Marketing Digital para empresas
14 de agosto de 2017Não é novidade que a tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Hoje, empreendedores e donos de empresas possuem, à sua disposição, inúmeras ferramentas, plataformas e aplicativos que podem ser utilizados para controlar e gerenciar uma empresa.
Aliás, gerenciar uma empresa não é uma tarefa nada simples! Por esse motivo, quanto mais ferramentas para a gestão de negócios estiverem disponíveis para os empreendedores, melhores serão os resultados obtidos e, é claro, maiores serão os lucros.
Para ajudá-lo a deixar sua empresa mais eficiente e melhorar o controle sobre os processos e finanças, listamos aqui 4 ferramentas para a gestão de negócios que você não pode deixar de utilizar:
1. KPI
Não basta apenas os empreendedores definirem metas e planejarem os processos da empresa para que elas sejam alcançadas. É preciso que todas as tarefas, procedimentos internos e o desempenho da empresa sejam monitorados. Por isso, uma das principais ferramentas de gestão de negócios é o KPI (Key Performance Indicator, ou “indicador-chave de performance”).
Os KPIs permitem a detecção de gargalos na empresa e o conhecimento de processos falhos. Além disso, são fundamentais para a administração do negócio, visto que representam a situação atual da empresa e permitem a comparação com resultados anteriores.
2. Ciclo PDCA
O ciclo PDCA (Plan–Do–Check–Act), que traduzindo temos: Planejar-Fazer-Checar-Agir, é uma das principais e mais utilizadas ferramentas de gestão de negócios e melhoria contínua no mundo. O ciclo permite que os empresários realizem diversas mudanças nos processos enquanto os resultados são avaliados.
O PDCA permite que seja verificada a eficácia das mudanças e dos planos de ação, sendo uma ferramenta essencial para manter o aperfeiçoamento contínuo da empresa.
3. Análise SWOT
A análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é uma ferramenta muito utilizada para guiar as decisões estratégicas de uma empresa e auxiliar a gestão do negócio. O acrônimo remete a quatro palavras do inglês: Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que no português são: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Essa ferramenta permite que os empresários e gestores se aprofundem no conhecimento do negócio, auxiliando-os a entender o que deve ser feito para a empresa crescer no mercado. A matriz SWOT é utilizada para analisar os pontos fracos e fortes da organização, auxiliando a mitigar os riscos e vencer as ameaças.
Além disso, por meio dessa análise consegue-se aumentar as oportunidades de sucesso do negócio, facilitando o crescimento e desenvolvimento da empresa.
4. Modelo DMAIC
Outra ferramenta muito utilizada para a gestão de negócios é o modelo DMAIC. O DMAIC está relacionado ao melhoramento do negócio, sendo dividido em diferentes fases:
- definir o problema;
- mensurar;
- analisar;
- melhorar (improve, em inglês);
- controlar.
Primeiramente, é preciso identificar o ponto a ser melhorado. Na segunda fase mensuram-se diversos pontos por meio de KPIs, analisam-se os dados e informações levantadas. Com isso, são implementadas melhorias e, por último, controla-se tudo.
Gostou das ferramentas para a gestão de negócios que apresentamos? Conhece outras que deixamos de citar?
Então não deixe de contar pra gente aqui nos comentários!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!