O que é Net Promoter Score (NPS) e como utilizá-lo na sua empresa?
30 de outubro de 2017Vídeo Marketing – Como Implementar na sua Estratégia de Marketing
27 de novembro de 2017As marcas têm muito a ganhar ao adotar a produção de um roteiro de vídeo em suas estratégias. Afinal, o meio audiovisual pode impulsionar consideravelmente a visibilidade e a relevância de qualquer tipo de negócio.
Uma pesquisa revelada pela WordStream revelou que 45% das pessoas assistem mais de uma hora de vídeos na internet por semana. Isso dá cerca de 500 milhões de horas de audiovisual consumido online todos os dias! A sua marca precisa aproveitar a popularidade desse formato, mas isso deve ser feito da maneira correta.
Um dos piores erros que você pode cometer é achar que o vídeo pode ser criado de maneira completamente amadora. Por mais que existam vários exemplos de virais bem-sucedidos baseados na espontaneidade, não é disso que a sua marca precisa. Com o devido planejamento, você pode alavancar suas vendas e impactar o público certo.
A melhor forma de fazer isso é criando um bom roteiro de vídeo. É necessário considerar diversos aspectos da sua estratégia e do meio audiovisual para contar com o melhor resultado nessa iniciativa. Veja a seguir as 4 melhores ideias para um bom roteiro de vídeo para marketing digital:
1. Fale para o público certo
Como toda iniciativa de marketing, você deve produzir um material voltado para a audiência correta. É preciso considerar o perfil do seu cliente em potencial e de que forma o seu vídeo vai impactá-lo positivamente. O roteiro de vídeo deve prever esse detalhe e adaptar-se para agradar a esse perfil. Todas as escolhas serão condicionadas a isso, desde a linguagem adotada até o formato de vídeo escolhido.
2. Apresente uma solução
Para que o seu roteiro de vídeo consiga atrair a atenção do público, ele precisa ser capaz de resolver um problema. Leve em conta o que você sabe a respeito da audiência que pretende impactar e quais situações costumam atingir essas pessoas. O papel do seu vídeo será de trazer uma solução para a vida delas, preferencialmente que tenha alguma relação com o seu produto ou serviço.
3. Estabeleça uma duração adequada
Em geral, o consumo de informações na internet se dá de maneira rápida. Conteúdo que tenha entre 2 e 5 minutos permite um engajamento mais direto do público porque ele consegue assisti-lo rapidamente em vez de deixar para depois. Isso não significa que você precisa sofrer para limitar o seu roteiro de vídeo. Se ele ficar muito extenso, tente dividi-lo em partes menores e fazer uma série.
4. Deixe espaço para improvisação
Estar preso a um roteiro rígido não é produtivo para nenhum tipo de conteúdo. Apesar de ser importante planejar cada aspecto da sua produção, vale a pena permitir improvisação em alguns pontos dela.
Isso, é claro, vai depender bastante do perfil do seu público e da proposta do seu vídeo. No entanto, se houver a possibilidade, não deixe de proporcionar uma dose extra de espontaneidade para o seu conteúdo audiovisual.
A criação de um roteiro de vídeo para internet deve ser conduzida de maneira altamente estratégica se o seu objetivo é impactar positivamente o seu público. Lembre-se do poder dessa ferramenta de marketing para o seu mercado e dedique o tempo e a atenção adequados para garantir um produto final de qualidade.
Além dos passos que citamos aqui, é fundamental acompanhar de perto as novidades da área para criar um roteiro de qualidade e conseguir um bom resultado com seus vídeos. Gostou desse post? Então assine a nossa newsletter e receba todas as dicas do blog diretamente no seu e-mail!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!