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20 de agosto de 2021Atualmente, a tecnologia e a internet são os grandes destaques nos meios de comunicação, principalmente para divulgar e investir em serviços. Portanto, atrair e converter leads são processos importantes para melhorar a divulgação e aumentar a procura pelo serviço oferecido.
Portanto, é relevante perceber que, com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, utilizar ferramentas que possam atrair mais clientes interessados em seu serviço, é fundamental para uma maior produtividade e isso pode ser otimizado por meio de ferramentas específicas, como veremos a seguir.
O que são leads
Leads são pessoas que demonstraram interesse em seu serviço/conteúdo, o que pode torná-los possíveis consumidores. Para isso, contudo, é preciso nutrir esses visitantes com materiais de qualidade e que despertem o interesse no produto.
Assim, essas pessoas não são apenas atraídas pela ideia, mas sim uma oportunidade de negócio futura e que precisa ser alimentada adequadamente para prosseguir no funil de vendas, e efetivar contatos e compras – além de serem fidelizados, a longo prazo.
Normalmente, para tornar esse visitante um lead, é preciso ter materiais de qualidade sobre os temas de maior interesse, bem como realizar o cadastro das informações pessoais ou profissionais, como telefone, e-mail, nome, caixa postal, de modo a acompanhar melhor o comportamento deste usuário e seus interesses.
Tal processo pode ser otimizado por meio de landing pages e newsletter, visto que a pessoa fornecerá os dados em troca de materiais exclusivos sobre determinado assunto, especificando seus principais interesses.
Após esse contato, surge algum tipo de recompensa e o contato mais aproximado oferecido pelo prestador de serviço, a fim de manter o cliente em um bom relacionamento e, posteriormente, introduzi-lo no funil de vendas, até que a compra seja finalmente realizada.
Dessa maneira, é correto afirmar que gerenciar leads e manter um bom relacionamento é essencial para fazer sua empresa crescer no mercado, bem como para qualificar e fidelizar o público.
Para isso, os principais benefícios de ter e alimentar adequadamente os leads são:
- Atrai potenciais clientes;
- Encurta o ciclo de vendas;
- Aumenta a eficiência da equipe;
- Aumenta a retenção de clientes;
- Possibilita uma relação de confiança.
Para isso, contudo, é pertinente entender que a geração de leads é uma peça fundamental no marketing moderno e no sistema de vendas, e que existem processos e ferramentas que permitem um melhor gerenciamento.
Por meio da aquisição de novos leads, é possível calcular e entender melhor o nível de engajamento com o cliente e identificar novas possibilidades e melhorias, permitindo otimizar – também – seu funil de vendas.
Ferramentas e técnicas importantes para atrair novos leads
A captação e gerenciamento de leads é de suma importância para potencializar o serviço prestado e oferecer novos produtos, bem como atender com qualidade.
Por isso, é algo que exige comprometimento e adaptações sempre que necessário. Por isso, de modo a contribuir com a implementação de estratégias para a captação e fidelização, serão introduzidas algumas ferramentas a seguir:
1. Criação de um blog
Por se tratar de uma era digital, muitas pessoas que demonstram interesse por algum serviço, produto ou marca se relacionam diretamente com seus conteúdos – bem como conhecem novos serviços – na internet.
Portanto, criar um blog para compartilhar artigos, notícias, novos produtos, infográficos e estar mais próximo desses possíveis clientes é fundamental para chamar a atenção dos navegadores, fazendo eles se interessarem pela sua empresa.
2. Criar um ICP
Do inglês Ideal Customer Profile (perfil ideal do consumidor), essa é uma ferramenta utilizada para entender as características ideais do seu público e identificar como ele se comporta, para assim realizar um atendimento mais satisfatório e personalizado.
O ICP tem o foco direcionado às vendas e, a partir das informações recebidas, permite que a comunicação e as abordagens sejam mais diretas e mais condizentes com a necessidade do lead.
Por exemplo, no caso de uma financeira, com essas informações é possível que ela localize quem são as pessoas que pesquisaram “maquininha” e já disponibilize aos vendedores as ferramentas certas para venderem a máquina de cartão.
3. Landing pages
As Landing Pages (páginas de conversão), são páginas para qual o usuário é direcionado a partir da busca do Google ou ao navegar na página para efetivar uma ação, geralmente informando dados pessoais para recebimento de materiais mais completos.
Por esse motivo, é importante ter uma landing page com um design chamativo, para atrair novos clientes, aumentando o alcance do seu serviço.
As landing pages também podem servir para você solicitar informações dos clientes, convidando-os a realizar o cadastro junto a loja ou lista de e-mail.
4. CRM
CRM é a sigla para customer relationship management (gestão de relação com o consumidor), é muito utilizado para gerenciar e analisar interações com os clientes, antecipando suas necessidades, melhorando o desempenho e a rentabilidade dos fluxos e negócios.
Umas das suas principais funcionalidades é organizar as informações e etapas comerciais em uma pipeline de vendas. Dessa forma o gestor consegue acompanhar as atividades realizadas pelo time de vendas.
O CRM guarda informações de antigos e possíveis consumidores, reunindo e integrando dados para preparar sua empresa para campanhas de venda, marketing e otimizar processos de atendimento.
Mas vale destacar, que a ferramenta por si não faz milagres, mas é fundamental realizar um treinamento de como montar um pipeline de vendas, para ter efetividade em suas ações.
5. Persuasão
Essa técnica é muito importante na hora de atrair novos leads e convertê-los.
Isso porque, se você for invasivo na hora da comunicação, isso provavelmente afetará a imagem e reputação do seu serviço. Mas se deixar o usuário “muito livre” o potencial de compra é perdido.
Portanto, é importante saber como envolver seu lead, de forma a deixá-lo confortável e mais interessado nos produtos e marcas, fazendo ele sentir confiança.
No caso do exemplo anterior, é preciso que os vendedores mostre ao lead que possui a melhor maquininha de cartão, mas de forma transparente e assertiva.
A importância das ferramentas para atrair leads em seu serviço
Assim, pode-se concluir que é essencial estar atento ao uso de boas ferramentas para atrair novos leads e manter os clientes.
É pertinente entender, também, que os leads são fundamentais para o reconhecimento da marca e, consequentemente, para que você consiga atrair cada vez mais clientes interessados nos serviços e se posicionar perante o mercado.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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