AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Essa metodologia simplifica os diferentes estágios do comportamento do consumidor. Quando bem aplicada, ela serve para dar aquele empurrãozinho em clientes indecisos e incentivá-los a avançar pelo seu funil de vendas.
Esse modelo nos permite compreender o que o lead sente em cada uma dessas etapas da jornada de compra. No processo de vendas e no marketing digital, assim como em diversos aspectos da vida, existem ciclos que possuem início, meio e fim. Isso significa que até o final do processo de compra, o consumidor passa por diversos estágios até chegar ao fim.
O AIDA é basicamente o passo a passo da jornada de compra, entender esse ciclo é essencial para que sua marca aumente as taxas de conversão e tenha sucesso nas vendas.
AIDA é um modelo de comunicação desenvolvido pelo americano E. St. Elmo Lewis, pioneiro da Publicidade e Propaganda do séc. XVIII. A sigla é usada para entender o caminho percorrido pelas empresas para alcançar novas vendas.
Essencialmente, é uma metodologia de marketing e vendas pensada para prover informações sobre o consumidor, traçar as etapas necessárias para nutrir potenciais clientes e, claro, gerar conversões.
Com seu surgimento ainda distante da internet e de estratégias de marketing mais elaboradas, essa metodologia representava uma simples receita para o sucesso dos anúncios impressos, se tratando de: imagem atrativa, subtítulo interessante, corpo do texto educativo e contatos do anunciante para levar o consumidor ao produto.
Mesmo sendo um princípio muito antigo e aparentemente simples, a ideia foi evoluindo juntamente com as estratégias de marketing, e atualmente, tendo sua base pautada no comportamento do consumidor, o AIDA se tornou uma representação completa do ciclo pelo qual os consumidores devem passar durante o processo de conversão.
Com a evolução do marketing, o AIDA passou a ser utilizado em outras formas de divulgação de uma marca ou produto, como propagandas na TV e marketing de conteúdo no meio digital e ainda na mídia impressa.
Porém, para aplicar de forma assertiva as etapas da metodologia, é necessário que você tenha um entendimento muito grande do seu negócio e da sua persona.
Conhecer o valor do seu negócio ou ideia é extremamente importante para que você consiga cativar o público, e assim fazer com que ele chegue ao final da jornada de compra.
Portanto, antes de aplicar a metodologia, pesquise um pouco sobre Golden Circle e Persona, sem dúvida isso irá te ajudar a alavancar seus resultados.
Tendo isso em mente, agora é só partir para a aplicação da técnica do AIDA.
Chame a atenção da sua persona!
O ideal é levar em conta a localização da persona, o tipo de conteúdo que ela geralmente consome e quais fatores podem causar impacto nela. Dessa forma, você dificilmente irá divulgar sua marca para públicos que não sejam relevantes para o seu negócio.
Com um conhecimento apurado do seu público, fica mais fácil de chamar a atenção das pessoas certas para o seu negócio. Aposte em uma linguagem que convença (persuasão) e não obrigue (manipulação). Seja relevante e interessante para as pessoas que deseja atingir, assim, além de atrair, você irá conseguir fidelizar o seu cliente.
O uso de cores, tamanho e posição dos elementos da página são muito importantes para chamar a atenção. Utilize as cores fortes, contrastantes e a posição de destaque para itens que realmente sejam relevantes para o processo. Investir em um site rápido e dinâmico também faz diferença.
Os Calls to Action (Chamadas para Ação) são muito importantes para chamar a atenção do usuário e guiá-lo durante a jornada.
Um bom exemplo que comprova a eficácia do modelo, e principalmente do primeiro tópico, é o McDonald ́s. A gigante dos mercados de fast food utiliza-se muito das promoções diárias, marketing de guerrilha (atacando diretamente o concorrente), além de comunicação básica por meio dos meios de publicidade comuns, porém muito eficazes para chamar a atenção.
Com o básico bem direcionado às pessoas, a rede inova em criatividade nas chamadas, apostando em diferentes plataformas de promoção, como anúncios impressos, Google Adwords, anúncios no YouTube, e entre outras ideias.
Agora que você já conseguiu chamar a atenção da persona, faça com que ela permaneça interessada. Mas como você pode fazer isso?
Seja extremamente relevante para o seu público.
Após a primeira impressão, a pessoa busca construir uma relação com você e seu conteúdo, ela passa a considerar o que você tem a dizer.
Sendo assim, busque solucionar os problemas e contribuir com as necessidades do seu público. Seu cliente está estabelecendo uma relação de confiança com você, ou seja, é um excelente momento para mostrar exatamente o que você pode fazer pela sua persona. Isso irá mostrar que você está disposto a ajudá-lo, despertando assim a confiança e interesse.
Utilize uma linguagem mais persuasiva para informar, educar e engajar o consumidor em relação às dúvidas. Estimule a curiosidade, isso fará com que seu consumidor pesquise mais sobre você.
Case de sucesso em diversos aspectos, a Netflix é excelente no quesito de despertar interesse. Líder no segmento de streaming, ela desperta o interesse trazendo sempre novidades para o seu catálogo, enviando conteúdos relevantes para o seu público, até mesmo a linguagem nas redes sociais influencia muito nesse processo.
Porém, essa não é a sua principal cartada, a plataforma proporciona um período de experiência gratuito ao assinante, permitindo que ele consuma seu conteúdo sem ao menos pagar por ele.
Nesse momento, sua persona já sabe que tem um problema e que você pode resolver, porém isso não é garantia de que ele chegue ao final do funil de vendas. Para isso, é necessário que você desperte o desejo de compra.
Essa etapa é o momento ideal para você demonstrar todas as qualidades da sua marca, o máximo de provas sociais e, assim, criar um desejo na mente do consumidor. Demonstre quais as vantagens e os benefícios de seu produto/serviço, foque no seu diferencial e em qualidades que você tenha.
Demonstre que você domina o assunto e que é extremamente qualificado para resolver o problema. Você estará mais próximo de converter esse lead ao agregar cada vez mais valor ao seu negócio, passe confiança e explique bem os benefícios e qualidades do que você tem a oferecer, apresente cases de sucesso, avaliações de cliente e tudo o que você tiver para gerar mais desejo no cliente.
Nessa etapa, é muito comum que o número de pessoas seja menor do que nas etapas anteriores, como o próprio nome já explica no “funil de vendas”, quanto mais próximo da conversão, menos pessoas estarão presentes e qualificadas. E é neste caminho que se encontra o AIDA, que visa reduzir as desistências durante o processo de compra.
É impossível falarmos de desejo sem falar da Apple, a gigante da tecnologia que caiu no gosto do mundo inteiro por despertar desejo e expectativa, até mesmo ao abrir a caixa.
Ao apresentar um produto visualmente mais agradável, criativo e tecnológico, a organização conseguiu idealizar a palavra desejo, apoiando seu conteúdo no status e sofiscação, despertando a vontade dos mais diversos públicos.
Por último, para que a metodologia AIDA seja aplicada com excelência, é necessário chamar o cliente para a ação, não necessariamente a compra, mas a realização da conversão em si, seja entrando no site, visitando outras páginas, entrando em contato, entre outras.
O final da sua jornada vai variar de acordo com o seu planejamento. Nem sempre as campanhas são realizadas para gerar vendas – caso queira saber mais sobre como gerar campanhas voltadas para vendas, acesse esta página sobre Serviços de Nutrição de Leads – é importante que você tenha isso prá estabelecido antes mesmo de começar a sua estratégia.
Nessa etapa, é muito importante que a comunicação seja direcionada para a conversão. Para facilitar esse processo, é muito comum a utilização de Gatilhos Mentais, como senso de urgência ou escassez, que vão fazer com que o cliente realize uma ação, algumas vezes tomado pela emoção e necessidade geradas pelos gatilhos.
Além disso, um ponto importantíssimo é a presença de um bom CTA (Chamada para Ação), fazendo com que você consiga direcionar o consumidor para o final da jornada.
Para ilustrar esse tópico, indicamos ler o nosso artigo sobre a Brasfama, uma empresa de varejo que já era estabelecida no mercado com algumas lojas físicas, e acabou apostando no marketing digital, utilizando algumas estratégias como a AIDA, alavancando assim as vendas, o que trouxe resultados nunca antes atingidos, mesmo durante o período de pandemia.
Aprendeu como o Método AIDA pode orientar você a criar conteúdos melhores, que façam mais sentido para o sua persona, e acima de tudo, que traga melhores resultados a curto e longo prazo para o seu negócio? Então comece a praticar agora mesmo!
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