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7 de dezembro de 2018Chegou a hora de adaptar seu conteúdo do blog mais uma vez: dê adeus ao SEO como você o conhece – e olá a Topic Clusters, o novo jeito de organizar seu conteúdo para os crawlers do Google.
Com cada vez mais conteúdo legal na internet, ranquear seu conteúdo nos resultados de pesquisa se tornou um novo desafio. Hoje, não basta apenas produzir conteúdo atraente, você ainda precisa saber como posicioná-lo da melhor forma nos motores de busca.
Afinal, de nada adianta criar conteúdos lindos, incríveis, cheios de ótimos exemplos… se ninguém conseguir encontrá-los.
Empresas e profissionais de marketing precisam estar sempre por dentro das últimas novidades do mercado para conseguir resultados cada vez melhores em um cenário tão competitivo.
Em termos de conteúdo e SEO, algumas das maiores mudanças que acontecem atualmente estão na forma como as pessoas buscam e interagem com o conteúdo e em como o buscador lê e seleciona esse conteúdo.
Com o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning, as ferramentas de busca vão além da estratégia já conhecida de uso de palavra-chave para destacar os conteúdos nos resultados de busca. Agora, elas escaneiam e posicionam seu conteúdo com base em relevância e profundidade.
Nesse contexto e identificando essas mudanças, alguns novos conceitos e práticas estão surgindo, dentre elas os Topic Clusters.
Mas afinal, o que são Topic Clusters?
Em tradução literal, “topic” significa “tópico” e “cluster” quer dizer “grupo”. E é basicamente em cima disso que esse novo método de fortalecer sua autoridade em relação ao Google funciona: você organiza seu conteúdo para que os assuntos sejam aglomerados de forma clara e complementar.
De que maneira isso é feito?
Através de tópicos para todos os conteúdos que você compilou sobre um mesmo tema, contendo links para a sua Pillar Page.
Mas o que isso significa na prática?
Simplesmente que você não precisa mais ter 32 artigos curtos falando sobre tênis de corrida para fortalecer seu blog.
Na verdade, o que você precisa é de um artigo denso, claro e completo sobre esse assunto que aglomere todas as principais dúvidas.
Para complementar esse artigo e aprofundar cada tema, você pode, então, escrever outros artigos complementares.
Quais os benefícios dos Topic Clusters?
O ranqueamento do seu site fica melhor graças a sua estrutura de tópicos, mas essa não é a única vantagem ao optar por fazer esse tipo de organização do seu conteúdo.
Os demais artigos relacionados ao assunto também ganham maior visibilidade através dos hiperlinks que já estão conectados à sua Pillar Page. Desta forma, um tópico ou conteúdo acaba dando mais visibilidade aos demais, evitando que fiquem esquecidos em seu website.
Além disso, você consegue manter a audiência em seu website – uma vez que seu lead é direcionado de um conteúdo para outro, fazendo com que fique consumindo o que você oferece por mais tempo.
Como seu site parece ter mais força, ele também recebe mais “pontos” e acaba sendo considerado uma autoridade no assunto.
Na prática, você irá notar que essa nova estrutura irá:
- Melhorar o ranqueamento seu site: aquilo que já mencionamos, quanto mais organizada estiver a sua estrutura de tópicos, melhor ranqueados eles se tornarão nos motores de busca;
- Dar visibilidade a todos os seus conteúdos: através dos hiperlinks conectados à sua Pillar Page, um conteúdo ou tópico acaba por dar visibilidade a muitos outros, que talvez estivessem esquecidos em seu website;
- Manter a audiência no seu website: a medida que seu lead é direcionado de conteúdo em conteúdo no seu website, isso faz com que ele permaneça mais tempo consumindo o que você oferece.
Por que os Topic Clusters surgem como um futuro promissor do SEO?
A forma como as pessoas buscam informação está mudando.
Embora ela nunca tenha sido engessada, a maneira como essa informação era fornecida pelo Google há alguns anos exigia que as buscas fossem bastante específicas e os resultados variavam de acordo com as palavras-digitadas.
Hoje, no entanto, as mudanças nos buscadores — e até mesmo a forma como nos relacionamos com a internet — faz com que os resultados da busca sejam mais orientados pela intenção de busca do usuário.
Explicando melhor: hoje podemos ser mais humanos quando “conversamos” com as máquinas. Se antes essa possibilidade era difícil, hoje o futuro promete ser cada vez mais integrado entre máquinas e seres humanos, inclusive quando falamos de SEO.
Não é a toa que o Google vem investindo cada vez mais nas buscas por voz, que são feitas de forma mais conversacional, e que essa é uma das maiores tendências de SEO para os próximos anos.
É claro que, nesse cenário, torna-se necessário entender e responder a intenção de busca do usuário para conseguir boas posições na SERP.
E, se podemos conversar mais com o buscador, o ideal é que possamos submeter vários tipos de busca de forma natural (como se estivéssemos conversando com alguém), e que o buscador nos responda de volta, também da forma mais natural esperada.
E o que isso tem a ver com os topic clusters? Tudo!
O fato é que não dá mais para focar apenas na palavra-chave. Embora elas sejam elementos essenciais para o bom desenvolvimento dos conteúdos e para o rankeamento, você não conseguirá boas posições se fizer um conteúdo pensando só nelas.
É por isso que é necessário oferecer um contexto, e é essa a proposta dos Topic Clusters. Por meio da contextualização principalmente de temas relacionados e uma linkagem interna consistente, a ideia é mostrar ao buscador que você tem o melhor conteúdo possível para oferecer para o usuário de forma integral.
Como funciona a estrutura de Topic Clusters?
Os Topic Clusters permitem uma cobertura mais profunda sobre um assunto específico, criando uma arquitetura de informações mais eficiente sobre o tema. Para entender como essa arquitetura é construída, é preciso entender os outros elementos que formam os Topic Clusters:
Página Pilar (Pillar Page)
As pillar pages chegam como uma página que apresenta um conteúdo amplo e profundo sobre um tópico central – normalmente de 2 a 3 palavras – que poderá (e deverá) ser explicado de modo muito minucioso por meio dos topic clusters – ou seja, a segmentação de um conteúdo relevante que levará à pillar page.
Vamos imaginar que a criação de uma pillar page para o tópico central: “qualificação de leads”, sendo este o tópico relevante para tentar classificar nos motores de busca.
Dentro deste tópico central, deveremos pensar em diferentes subtópicos relevantes capazes de “andar sozinhos” (como na postagem de um blog ou vídeo, por exemplo), mas que se vinculados a outros subtópicos que levem ao tópico central – qualificação de vendas – se tornará mais forte.
Exemplos de subtópicos:
- O que é um lead qualificado
- Dimensões de qualificação
- Quando desqualificar
- Por que desqualificar
Ponto-chave: ao vincular todos os subtópicos ao tópico central por meio de hiperlinks, você consegue canalizar todo seu tráfego para o assunto principal a ganhar força nos mecanismos de busca.
Artigos relacionados (Clusters)
Tendo definido seu pilar, é hora de pensar nos conteúdos em torno dele, ou seja, o grupo de conteúdos que trabalharão em conjunto para transformar o seu pilar em uma página relevante para o buscador e, assim, aparecer entre os primeiros resultados da SERP.
Esse tipo de artigo é mais específico. Ele serve para aprofundar assuntos que são do interesse do leitor da Página Pilar. Normalmente, cada subtópico da Página Pilar pode ser um tema para um artigo relacionado.
Enquanto os pilares tratam de temas mais abrangentes, os clusters podem (e muitas vezes devem), ser mais específicos.
É por esse motivo que esse aprofundamento é feito em artigos relacionados.
O artigo relacionado deve fornecer mais detalhes para uma palavra-chave de cauda longa específica relacionada à Página Pilar.
Ao definir seus clusters, é fundamental que eles sejam abordados de forma precisa e específica, sem explorar tanto outros assuntos, como é o caso do pilar.
O cluster deve comprometer-se com um assunto específico e abordá-da forma mais minuciosa possível.
Por que isso é importante para a sua estratégia de conteúdo?
O Google processa diariamente mais de 5,4 bilhões de pesquisas. São inúmeras pessoas procurando soluções para seus problemas.
O papel de um SEO bem feito neste caso é conectar as pessoas com o conteúdo mais relevante e valioso com base nestas pesquisas.
Mas com mais de 2.000.000 de artigos de blog postados por dia, encontrar seu conteúdo é como achar uma agulha em um palheiro.
Com esta nova demanda exponencial, motores de busca como o Google estão sendo forçados a atualizar seu sistema para organizar melhor os conteúdos que eles consideram úteis para apresentar a seus usuários.
Vejamos quais destas atualizações foram mais relevantes até hoje:
A primeira atualização notável foi a do algoritmo intitulado “Hummingbird”, em 2013.
Esta atualização mudou a forma das estratégias de otimização; o foco passou a ser o conteúdo de qualidade e a construção de uma autoridade no assunto, e não mais apenas a “engenharia” do SEO.
Outra grande atualização aconteceu em 2015, com o algoritmo RankBrain.
RankBrain é o sistema de inteligência artificial e machine learning do Google que interpreta as buscas dos usuários para encontrar páginas que podem não ter as palavras exatas que procuraram. O Google é capaz de fazer isso analisando o histórico de pesquisa passado com temas semelhantes e juntando palavras-chave e frases para fornecer uma melhor página de resultados para o pesquisador.
Em 2017 pudemos conferir ainda a atualização Fred.
Neste update, os maiores sites penalizados foram aqueles que não se preocuparam com um conteúdo relevante, não possuíram periodicidade ou ainda, copiaram conteúdo de outros sites.
Partindo do princípio que agora uma máquina é capaz de aprender, ela passará então a ser muito mais precisa sobre os termos pesquisados durante uma pesquisa. E isso muda totalmente tudo o que já aprendemos sobre o uso de keywords para realizar SEO.
Como as ferramentas de busca identificam Topic Clusters?
As ferramentas de busca, como a Google, entendem que existe uma relação semântica entre diversos textos quando eles estão interligados.
Elas também percebem que os textos fazem sentido e se fortalecem quando analisam o comportamento do leitor nessas páginas.
Na hora de ranquear uma página, sugerindo ela para um usuário, as ferramentas de busca fazem todas essas conexões e valorizam as páginas que estão mais bem ‘amarradas’.
Devido à intensidade de conteúdos dentro do mesmo tópico, a busca detecta uma maior profundidade em determinado tema, fazendo com que seu Topic Cluster seja autoridade nos resultados de pesquisa.
Conclusão
Topic Clusters é a estrutura de conteúdo para o seu blog que vai transformar a relevância do seu site nos motores de busca.
Esse é o melhor jeito de organizar seu conteúdo para que ele seja realmente bem posicionado no Google! E, para que sua estratégia de conteúdo funcione, isso é essencial, não?
Mas, como vimos neste artigo, a estrutura de conteúdo de Topic Clusters vai mais além do importante fato de fortalecer seu posicionamento.
Ela também facilita o uso do seu conteúdo pelo seu leitor!
Com uma rede conectada e útil de conteúdos, seu visitante realmente consegue se educar sobre o assunto de que você está tratando – e acaba escorregando com mais rapidez no seu funil de Marketing!
Ou seja, o resultado final da aplicação de Topic Clusters não é a mera melhoria no seu rankeamento no Google, mas a potencialização da efetividade do seu Marketing de Conteúdo!
Se você chegou até aqui, é sinal que você já pode começar a aplicar os Topic Clusters na sua estratégia!
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