Entenda como gerenciar corretamente os seus leads
14 de junho de 2019Marketing para Hotéis e Pousadas: O que é, e como fazer!
21 de outubro de 2019Entenda o motivo do Branding ser importante para sua estratégia de venda!
Já percebeu que algumas empresas tem no mercado um nome muito forte, são reconhecidas com muita facilidade e sempre citadas quando o assunto da conversa são os produtos que ela comercializa ou serviços que prestam? Pois é, esse reconhecimento não acontece por acaso.
Um grande trabalho é bem feito através da gestão da marca, assim sendo conhecido como branding, que certamente faz parte da estratégia dessas marcas, gerando resultados positivos.
Neste artigo você irá entender como tudo isso funciona. Vamos lá?
O que é Branding
Gestão de marcas, conhecido como Branding, é um conjunto de estratégias que quando usada da forma certa e eficiente, ajudam a marca com a construção da percepção do seu futuro consumidor em relação à sua empresa de forma positiva, ou seja, como você gostaria que o consumidor visse sua marca.
É muito importante para as marcas que elas trabalhem a sua gestão e auxiliem a construir esta visão sobre sua empresa, produtos ou serviços, através das experiências dos consumidores com a marca. A dedicação com o branding geram autoridade, reputação e reconhecimento para a melhoria dos resultados do negócio.
Aprenda mais sobre história da marca através deste artigo: Storytelling: um guia para você aprender e aplicar com sucesso!
Mas o que é uma marca?
A marca não é somente um logotipo, uma identidade visual ou simplesmente um nome. Uma marca é um conjunto de sentimentos e experiências que seus consumidores criaram com seu produto ou serviço.
Em algumas vezes, esse processo varia de pessoa para pessoa, pois esta perspectiva é sempre baseada no contexto social, cultural, situação econômica de cada indivíduo e principalmente nas experiências que viveram com a sua empresa.
É exatamente por isso que é extremamente importante usar uma estratégia de Branding. Não é possível ter um controle total de como sua empresa será vista no mercado, e isso faz com que você seja obrigado a se diferenciar do seu concorrente, assim criando uma marca exclusivamente única e que forneça experiências incríveis do início ao fim.
Uma marca precisa de um valor, ou seja, um propósito que vai ajudá-lo em todas as suas ações.
Quando o Branding é bem feito, o consumidor sente a diferença e sua empresa vira líder no seu ramo.
Leia este artigo sobre marca: Como atrair clientes revelando o lado humano da sua marca com o Marketing 4.0
Como fazer uma boa gestão da marca
Você já percebeu toda a complexidade que uma marca? Então, fazer a gestão dela não poderia ser diferente.
Todas as empresas deve possuir muitos inúmeros canais de comunicação e muitos profissionais envolvidos, desde fornecedores a colaboradores. Além disso, a empresa precisa conseguir atrair clientes.
Para garantir que você atinja todos os seus objetivos, você precisa entender, desde o início, que é sua empresa e quais são os valores que ela transmite.
Sua marca precisa de uma identidade forte e que tenha coerência com o que ela oferece, pois assim ela vai ajudar a comunicar o que você pretende passar, auxiliando a potencializar e gerenciar como seu público enxerga o que você está construindo.
Por fim, sua estratégia de Branding deve assegurar que você irá conseguir promover sua empresa ou marca, garantindo mais destaque e que se torne líder no mercado.
Entenda mais sobre história da marca através deste artigo: Storytelling – O que é e como criar uma boa história para a sua empresa
Crie uma plataforma de marca
O primeiro passo para administrar uma marca é você ter que dar um passo para trás e entender do que a marca é feita. Em quais bases ela foi criada? O que a marca promete entregar para o mundo?
Uma plataforma de marca, é um conjunto de elementos únicos da sua marca que irá ajudar seus consumidores a se conectarem com ela. E assim consequentemente, isso vai ajudar a comunicar melhor da onde você veio e onde você quer chegar.
Um dos principais pontos de uma plataforma de marca precisa englobar, é o propósito de sua marca, o que ela promete, seus atributos e seu posicionamento.
Propósito
O propósito é a razão de existir. Nessa etapa, é importante voltar novamente para o processo de criação da sua empresa. O que seus fundadores pensaram? O que eles queriam mudar no mercado?
Esse propósito vai vir como uma frase que acompanha o logo, e acaba se tornando o slogan da marca.
Se você não entende hoje qual é o propósito da sua marca, é bom você conversar com seus colaboradores e consumidores e entender o porquê eles acreditam na sua empresa. Depois disso, ficará mais fácil de chegar em algo perfeito para sua marca e sua história.
Saiba mais deste assunto através deste artigo: Golden Circle: Descubra o que é e como aplicar para dar propósito à sua empresa.
Promessa da marca
A promessa da marca funciona como um resumo do que você se comprometeu a fazer na realidade para que o seu propósito se torne concreto.
Em alguns casos, a promessa da marca é o que vemos sendo comunicado pelas marcas. Já o propósito é um caminho interno para descobrir e entender como você pode impactar a sociedade. Uma promessa faz com que isso se torne real.
Atributos da Marca
Propósito e plataforma, fazem parte da jornada, mostram um único jeito de sua marca ir em direção ao caminho certo para alcançar seu objetivo no final.
Marcas grandes tem promessas únicas. Mas além disso, o que muitas vezes diferencia as marcas grandes e pequenas é como elas fazem para chegar onde desejam. Aqui, os meios são tão importantes quanto o resultado.
Dessa forma, os atributos são as características da sua marca. São valores que para ela não são negociáveis, que ditam desde a forma como você transmite sua mensagem até a forma como seus colaboradores trabalham.
Posicionamento
Posicionamento é o ato de criar uma estratégia de oferta e imagem que definirá o espaço do mercado que sua marca irá ocupar, e como ela será vista pelos seus consumidores.
Para seu posicionamento ser claro, primeiramente você precisa pensar em seus objetivos de negócio e qual é o tamanho do valor que sua empresa e seu produto entregam. É nesse ponto que você começa a pensar no seu posicionamento.
Um posicionamento pode ser focado em inovação e tecnologia, por exemplo.
Quando os aplicativos de transportes chegaram no mercado, seu posicionamento era focado em inovação, em mudar a forma de como nós nos relacionamos com transportes.
Um posicionamento é você entender o seu mercado, o que seus consumidores precisam e querem.
Crie uma identidade forte
Identidade da marca, é o que faz com que grandes marcas se torne reconhecidas apenas com uma cor ou ícone. É bem mais do que criar um logotipo criativo e ter um nome forte, é criar um mundo somente para a sua marca, que seja coerente e único.
O primeiro passo é obviamente criar um nome e um logotipo para sua empresa, o que você já deve ter.
Vamos olhar em alguns outros pontos que talvez você não tenha dado muita atenção e que também são muito importantes no seu processo de Branding
Identidade Visual
O logotipo faz parte da identidade visual. Mas no ententanto é somente uma parte dos elementos que ajudam sua comunicação a se concretizar. Geralmente são 3 elementos que compõem uma identidade visual.
Cores
As cores deixam sua marca muito mais do que atrativa. São as cores que conseguem se aliar a qualquer comunicação da sua empresa e ajudá-la a atingir seus objetivos.
Você pode utilizar a psicologia das cores, que nada mais é o fato de que cada cor passa uma determinada ideia e desperta algum tipo de sentimento. Sendo assim, quando escolher as suas cores, é importante voltar aos atributos da marca novamente e pensar em quais cores que irão ajudar a comunicar aqueles atributos.
Vale lembrar que esse não é um processo somente de escolha, mas também de manutenção. Esse é um trabalho de repetição e muita atenção aos detalhes.
Por exemplo a Nubank, quando você entra em sua conta no Instagram, vai perceber que ele estará todo roxo. Essa é uma das formas de fortalecer a sua identidade, trabalhando na manutenção desse mundo de cores na mente do seu consumidor.
Ícones, ilustrações e símbolos
Sabemos que o logotipo é certamente o mais reconhecido em uma marca, mais também existem outros itens que ajudam uma identidade.
Para sua empresa, você pode utilizar figuras geométricas, mais arredondadas ou mais quadradas, símbolos reconhecidos pelo seu público ou algum outro elemento. É importante criar esses elementos que vão te ajudar a ter uma identidade visual ainda mais coerente com sua marca, e que em todos os pontos de contato vão comunicar estrategicamente sua marca.
Tipografia
São muitas dúvidas na hora de definir diretrizes para a tipografia da marca. Assim como as cores, esses são detalhes extremamente importantes para passar uma mensagem.
Na maioria das vezes, as marcas possuem fontes primárias e secundárias. As fontes primárias são as tipografias escolhidas para o logotipo, e geralmente são as mais conhecidas.
As tipografias secundárias são aquelas usadas em outro tipo de comunicação, como para as postagens em redes sociais e campanhas de marketing.
Slogan
Uma marca não vive somente de processos visuais e também sabemos que as palavras têm poder. Muitas marcas são lembradas automaticamente por serem associadas aos seus slogans. Um exemplo disso é a frase “Amo muito tudo isso”, que imediatamente lembramos da rede de fast-food Mc Donald’s.
Os slogans são escolhidos para ajudarem a comunicação das marcas nos momentos em que apenas seu logotipo não é suficiente, e em alguns momentos, também são utilizados como assinaturas de campanhas.
Alguns slogans ficam associados a empresa por muito tempo. Outros slogans mudam conforme a necessidade do marketing da empresa.
Voz e tom
O que vimos até agora, irá ajudar na construção de uma identidade forte para sua marca, mas ainda algo essencial: uma voz.
Volte a olhar para seus atributos de marca e preste atenção na sua persona. Como você pode transmitir o aspecto de sua empresa de uma forma que sua persona gostaria de escutar?
Se um dos atributos de sua marca é ser educadora, sua voz precisa ser didática e acessível. Agora, se sua marca é objetiva, sua linguagem não pode ser robusta e prolixa.
Não esqueça de olhar as diferenças entre tom e voz. A voz de sua empresa não muda, ela está ligada a sua empresa.
Já o seu tom, sempre irá mudar, já que é a maneira que você adapta sua voz a diferentes canais e públicos.
Esse processo de concretização de identidade precisa ecoar em todos os pontos da sua marca.
É importante que seu feed no instagram grite essa sua nova identidade, seu site tem que comunicar de forma efetiva e coerente.
Faça uma boa gestão de sua marca e stakeholders
Agora que sua marca já está com alguns elementos essenciais planejados e estruturados, o próximo passo é garantir que eles funcionem permanentemente.
No entanto, esse é um dos principais desafios de muitas marcas, sejam elas grandes ou não.
Veja neste mapa de stakeholders, uma idéia macro das coisas que sua marca deve estar atenta:
São muitas variáveis, pessoas e instituições envolvidas, mas todas têm sua importância. Caso você perca a atenção em alguma delas, pode ser fatal. principalmente no mundo competitivo que estamos vivendo.
O primeiro passo para ter o cuidado com cada um deles, é mapeá-los, põe tudo no papel ou em uma planilha, cada um dos públicos no qual a sua marca tenha contato, seja ele grande ou pequeno.
Mapeie tudo, desde os seus tipos de clientes, como são seus seguidores nas redes sociais e até quem são seus colaboradores. Pois mapeá-los e entendê-los irá te ajudar a criar mais estratégias.
Vale lembrar que cada um dos seus públicos, interage com sua marca de formas bem diferentes umas das outras, e por isso tem percepções e opiniões diferentes umas das outras
É importante cuidar muito bem do stakeholders, pois eles controlam sua reputação e o futuro da sua marca.
Potencialize a sua marca e conquiste ainda mais público! ?
Agora que você tem as informações mais relevantes para realizar um ótimo trabalho de Branding, ficou mais fácil de dar o primeiro passo para a construção de uma marca memorável na vida da sua persona, e claro, conquistar cada vez mais potenciais consumidores do seu negócio.
A escolha das suas parcerias faz total diferença para que a sua marca ganhe visibilidade, confiança, e claro, seja bem-sucedida no mundo dos negócios digitais.
?? P.S 1: A nossa tripulação tem o prazer de te ajudar a desenvolver um planejamento consistente de Marketing, de modo que você não perca mais nenhuma oportunidade em potencial! Entre na nossa sala de comunicação e venha bater um papo conosco, sem compromisso.
?? P.S 2: Quer ver mais dicas sobre como ter resultados com a sua estratégia digital? Navegue em nosso blog e conheça mais sobre o universo do Marketing e Vendas!
Empreendedor: Fique atualizado e conectado! ??
Aqui na nossa Nave, temos um grupo no Telegram com Empreendedores / Empresários de diversos nichos de mercado, com o objetivo de promover muito networking profissional e trazer uma curadoria completa de notícias e informações relevantes sobre o mundo dos negócios que oferecemos gratuitamente!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.