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21 de janeiro de 2021Para conseguir bons resultados por meio do marketing digital e marketing convencional, é necessário conhecer o público-alvo que você deseja alcançar e construir uma campanha que converse diretamente com ele.
O sucesso das estratégias de comunicação vai depender muito do quanto conhecemos as pessoas com quem queremos falar.
Conhecer o universo dos seus clientes, ou futuros clientes, evita que você fale somente sobre o que a empresa sabe, possibilitando falar sobre o que a sua audiência procura e gostaria de saber, gerando muito mais identificação com a marca.
Então se você quiser fazer o seu marketing do jeito certo, continue conosco. 🙂
O que é o público-alvo de um negócio?
Público-alvo é um conceito muito conhecido e difundido no marketing e na comunicação empresarial.
Também conhecido como target, ele nada mais é que uma fatia da sociedade para qual os serviços e produtos da sua empresa podem ser úteis.
A importância de saber quem são essas pessoas não está ligada somente ao fato delas consumirem o seu produto, mas também de entender como elas veem a sua marca.
O uso de formulários, questionários online e focus groups são formas de saber mais sobre o seu público de mercado, tendo em mente que quanto mais pessoas, mais informações você terá na hora de traçar o seu objetivo de marketing.
Por exemplo, você pode ofertar um produto para um público específico como descrito abaixo:
Meninos de 13 a 17 anos, de classe média, que estudam em colégios particulares e estão passando por problemas da adolescência. Gostam de estar sempre na moda, e por isso, colecionam tênis de marca.
Por que é importante definir seu público-alvo?
Você já deve saber que não é possível agradar todo mundo, certo? E isso funciona também no mundo empresarial.
O seu produto / serviço, por mais utilidades que possa ter, não pode ser direcionado para todo mundo, pois uma vez que você quer oferecer para todos, você não oferece nada para ninguém. É aquela velha história: se você quiser fazer tudo, você não faz nada.
Ou seja, você não pode sair por aí anunciando para qualquer pessoa sem entender melhor quem realmente precisa daquilo que você vende.
Assim sendo, além de compreender o que é público-alvo, também é fundamental conhecer e estudar alguns dados que irão definir quem realmente é o seu target. Dentre eles, existem algumas categorias que podem ser fundamentais nesse processo…
Público-alvo x Persona: qual a diferença?
É comum que haja confusão nos conceitos, mas uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são sinônimos.
Vamos a um exemplo prático:
- Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
- Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Utiliza ativamente canais como Instagram, LinkedIn e YouTube. Seu principal objetivo é se desenvolver na carreira através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades com o melhor custo-benefício na Europa que aceitem alunos estrangeiros.
Deu para notar a diferença? Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada, detalhada e mais personalizada.
A persona precisa ser tão real quanto uma pessoa de verdade, afinal, foi assim que você a criou. Um público-alvo não fornece informações, dados e insights suficientes para que uma boa estratégia de marketing digital seja criada.
Vamos a mais um exemplo prático: Se você definir apenas o público-alvo sendo “mulheres de 25 anos que cursam faculdade”, você não conseguirá identificar seu comportamento, dores e necessidades. Agora, se você definir a persona, você verá que uma mulher de 25 anos casada, com filho e que cursa faculdade difere totalmente do comportamento de uma mulher com 25 anos solteira que também cursa faculdade…
Bem, já deu para notar a importância da construção de personas para que a sua estratégia tenha bons resultados, né? 🙂
As 3 dicas para definir o seu público-alvo
Para entender quem é o seu público-alvo, basta seguir estas 3 dicas simples!
1. Conheça seu mercado
As empresas devem ter uma boa gestão dos próprios recursos e acompanhar com seriedade as tendências dos mercados consumidores e fornecedores.
Assim como em outros setores, o mercado muda com frequência e as empresas precisam acompanhar esse processo de mudança.
Isso ajuda a entender o que o público-alvo quer.
2. Pesquise muito
As pesquisas de coletas de dados são fundamentais para que você obtenha características precisas do seu público-alvo, pois a dedução não funciona no marketing.
As pesquisas podem ser feitas através de questionários e formulários online – inclusive, existem muitos questionário gratuitos, até mesmo o Google Forms.
Recomendamos que, ao final da pesquisa, você compare todos os dados coletados com as informações da sua empresa já inseridas pelo Google Analytics.
3. Defina seu público-alvo
Depois de fazer as pesquisas, é hora de definir o seu público-alvo. Com os dados, você deve preencher algumas lacunas como:
- Demográficas: Gênero; Idade; Renda; Nível de educação; Estado civil.
- Geográfico: onde vivem seus potenciais clientes? Moram próximos da sua empresa ou moram longe?
- Consumidor final ou empresas: seu produto é destinado ao consumidor final ou a pessoas jurídicas?
- Características psicológicas: especifique se há algum comportamento relevante presente em quem compra de você;
- Geração: esse item pode ser muito importante para alguns negócios. Portanto, defina se seu consumidor é Baby Boomer, Geração X, Millennial ou Geração Z;
- Ciclo de vida: seu público-alvo é recém-casado, está esperando um bebê, já são pais com filhos adultos ou não possuem filhos? O ciclo de vida também pode ser importante para a sua empresa.
Seguindo nossas dicas, a sua empresa será capaz de criar formas mais assertivas de fazer a divulgação do seus produtos e/ou serviços, atrair potenciais clientes e obter boas vendas.
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e continue acompanhando o nosso blog, pois sempre temos novidades para auxiliar no dia a dia dos negócios!
Seguindo essas dicas, você pode criar conteúdos, serviços ou produtos com muito mais facilidade! Além disso, se você precisar de um ‘help’ nessa questão, nós da nave Migre Seu Negócio ficaremos felizes em te ajudar nessa missão! Venha bater um papo com um dos nossos tripulantes.
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