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28 de agosto de 2023O posicionamento de marca tem sido um imperativo cada vez mais considerado no universo corporativo e na busca pela valorização que as empresas tanto almejam em um mercado cada vez mais competitivo. Mas, afinal, o que torna uma marca bem posicionada?
Na prática, o modo como um negócio é percebido pelo consumidor e seus produtos ou serviços conquista suas mentes e corações, reflete no posicionamento de uma marca.
É basicamente aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”, mas a diferença é que as instituições planejam de forma estratégica todos os diferenciais e vantagens que elas desejam oferecer ao seu público-alvo, de maneira com que elas conquistem a colocação que idealizaram no segmento.
O posicionamento é o principal fator de sucesso de uma marca, pois confere relevância, sustentabilidade, confiança e permanência de um negócio no setor de atuação e na preferência de seus consumidores.
Ele está alinhado diretamente ao Branding, pois reforça a identidade corporativa, melhora a percepção dos clientes, aumenta sua visibilidade, comunica seus valores e propósitos, e diversos outros aspectos.
Acompanhe a leitura e descubra como esses processos estão conectados e como consolidar a sua marca no mercado com as melhores práticas!
Afinal, o que é um posicionamento de marca?
Como mencionamos acima, o posicionamento de marca está ligado à maneira como a empresa quer ser lembrada pelo mercado e seus consumidores e, principalmente, à forma com que ela vai se diferenciar dos seus concorrentes.
Ou seja, não basta apenas ter uma boa reputação, você precisa superar as outras opções disponíveis dentro do seu segmento de atuação e conquistar o top of mind (primeiro lugar na mente) do seu cliente.
Você faz isso não só entregando produtos e serviços de qualidade, mas, sim, gerando identificação no seu público. As pessoas compram uma marca por aquilo que ela representa para elas, pelo que ela defende e acredita.
O primordial é criar uma identidade única, sólida, consistente, humanizada e que converse com seu consumidor por meio de seus ideais, propósitos, missões, valores, diferenciais, qualidades, produtos e serviços.
Uma organização bem posicionada tem uma proposta de valor única, demonstra originalidade e exclusividade mesmo integrando um segmento competitivo, e é facilmente reconhecida pelos seus clientes — que a consomem independentemente do preço, pois ela é “a marca”.
E como o Branding pode auxiliar na consolidação de uma empresa?
O Branding está diretamente conectado ao posicionamento de marca, porque ele estará presente na criação de uma identidade forte e coerente, envolvendo aspectos de desenvolvimento como definição de nome, logotipo, slogan, composição visual, comunicação, valores e outros quesitos.
O gerenciamento também faz parte das estratégias de Branding, pois não basta apenas criar uma boa reputação de marca, é preciso mantê-la. Por isso, esse conjunto de ações também contempla as diretrizes e os fundamentos que serão a base para qualquer esforço de marketing.
Um dos principais objetivos é estabelecer uma conexão emocional com os clientes em todos os aspectos. Um Branding alinhado contribui para a fidelização e preferência do público, aumento das vendas, confiança do consumidor e recomendação do seu produto ou serviço.
Para construí-lo de maneira assertiva, é importante realizar pesquisas de mercado para entender as dinâmicas do segmento e o perfil do público, seus hábitos de consumo, definir os esforços de marketing e os canais que serão divulgados, a maneira como a marca será promovida, criar um relacionamento com o público e se atentar a outros aspectos.
Ele é essencial para qualquer empresa que queira se destacar em sua área. Essa ferramenta é primordial para formar a identidade e o posicionamento da marca, pois cada elemento descrito acima contribui para a experiência do usuário e para a maneira como ele valoriza, ou não, um dado produto ou serviço conforme sua percepção.
Além disso, o Branding também auxilia no processo de adaptação às mudanças do mercado e a solucionar as necessidades dos consumidores, pois as organizações que conseguem se manter atualizadas e relevantes possuem mais chances de progredir a longo prazo.
O posicionamento de marca é uma parte essencial do Branding, pois ele justifica por que um cliente deve escolher o seu negócio ao invés de outro.
Exemplos de marcas bem posicionadas no mercado
Já que falamos sobre a teoria de como posicionar a sua marca de maneira sustentável, é importante conhecer empresas que já conseguiram atingir o reconhecimento e a relevância que idealizaram na prática.
Abaixo, confira alguns cases de sucesso para se inspirar:
- McDonald’s;
- Burger King;
- Amazon;
- Apple;
- Nike;
- Red Bull;
- Coca-cola;
- Starbucks.
O que todas elas têm em comum é que são reconhecidas em seus segmentos, apresentam diferenciais únicos e uma proposta de valor, possuem boas estratégias de divulgação, são preferência do público que as consome, independentemente do preço de seus produtos, atendem às necessidades dos clientes e dispõem de outras vantagens em relação à concorrência.
Como fazer uma boa gestão de marca aliando Branding e posicionamento
Tendo como base que o posicionamento de marca faz parte das ações de Branding, e que você já definiu questões como valores e propósitos, segmentação de público, características diferenciadoras, personalidade e promessa da marca, tom de voz, identidade visual e outros pontos, vale se atentar ao gerenciamento.
Ele inclui estratégias de comunicação, gestão de reputação e de possíveis crises, Branding interno, análise de dados, inovação e atualização da marca, e promoção de vendas — especialmente em datas sazonais importantes para o seu negócio, que são ótimas oportunidades para adquirir relevância.
É importante promover a sua marca de forma humanizada, focando em vantagens e como o seu produto ou serviço atenderá às necessidades do seu cliente naquele momento.
Por exemplo, se o seu consumidor busca por uma cesta de café da manhã para o Dia dos Pais, com um Branding alinhado e esforços de marketing assertivos, a sua empresa será reconhecida como referência nesse segmento e será recomendada pelos seus clientes, tornando a procura pela marca maior.
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