Branding alinhado: como uma marca bem posicionada se destaca mais
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5 de setembro de 2023A newsletter é uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo, além de ser facilmente produzida.
Não é surpreendente que muitas empresas e indivíduos estejam cada vez mais adotando as newsletters como uma ferramenta crucial em suas estratégias de comunicação e marketing. As newsletters oferecem uma maneira poderosa e acessível de expandir o alcance de mensagens, conectando-se diretamente com o público-alvo.
A venda de produtos e serviços através de assinaturas vai além de simplesmente automatizar cobranças recorrentes e receber pagamentos online. Para expandir um negócio baseado em assinaturas, é necessário combinar uma estratégia digital com otimização de conversões, integração de ferramentas e uso de métricas para obter insights e aprimorar os resultados.
Denominada como “boletim informativo”, a newsletter é um formato de e-mail frequentemente enviado para uma lista de assinantes já cadastrados, com o intuito de informar a audiência sobre as últimas novidades e reforçar o relacionamento com os consumidores. Elas são utilizadas para comunicar ofertas, divulgar conteúdos, promover sites, empresas, eventos, entre outros assuntos.
O objetivo primordial da newsletter é disponibilizar conteúdo relevante e de valor para o destinatário. Assim, além de estreitar os laços com o público, é possível aumentar o tráfego do site ou blog da marca, nutrindo e educando as pessoas sobre o segmento em que a empresa atua.
Assim como em qualquer outro canal de marketing, é necessário realizar um trabalho de marketing de relacionamento impecável com cada um dos assinantes. Ajudar e informar aqueles que optaram por seguir sua empresa através das newsletters é fundamental.
Planejamento de newsletter
Reconhecendo a significância de uma newsletter, sua criação requer um planejamento minucioso. Optar por temas que atraiam o público-alvo pode contribuir para alcançar os objetivos propostos no planejamento de marketing. Alguns pontos devem ser considerados:
1. Nome da campanha
A escolha do nome deve identificar características-chave da newsletter, permitindo que todos os envolvidos na criação compreendam o tema. Isso é especialmente relevante se houver várias newsletters, com frequências, conteúdos e bases diferentes.
Para iniciar com conteúdos épicos em suas newsletter, você não pode deixar de aprender as técnicas de storytelling:
2. Personas
Estabelecer o público-alvo da newsletter, de acordo com o perfil dos clientes, é crucial. Manter os leitores engajados ajuda a construir relacionamentos sólidos e duradouros.
3. Segmentação
É aconselhável criar e enviar newsletters baseadas nos interesses de cada lead, considerando fatores como idade ou comportamento prévio no site ou blog, como o download de um e-book, por exemplo.
4. Calendário
Para determinar o melhor dia e horário de envio, realizar testes com variações e avaliar o desempenho de cada um é recomendado.
5. Periodicidade
A frequência de contato pode ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo do tipo de negócio. É aconselhável enviar no mínimo uma newsletter por mês para evitar que a empresa caia no esquecimento.
6. Conteúdo
Para definir o conteúdo da newsletter, é necessário fazer uma boa seleção dos tópicos disponíveis no blog e identificar temas de interesse para o público. Alguns exemplos de conteúdo incluem:
- Artigos do blog da empresa;
- White papers, guias, e-books e checklists;
- Cases de sucesso ou depoimentos de clientes;
- Promoções e cupons de desconto;
- Anúncios da empresa;
- Próximos eventos e webinars.
Dica: O nome da empresa deve aparecer como remetente do e-mail. Se o destinatário já confia no seu negócio, exibir o nome da empresa pode tornar a mensagem mais atraente.
7. Mobile
Como a probabilidade de as pessoas conferirem e-mails em smartphones é alta, é fundamental criar e-mails responsivos que se ajustem bem a qualquer tamanho de tela, otimizando a experiência do usuário.
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Produção de newsletters
Através de um formato cuidadosamente elaborado, as newsletters têm o potencial de transmitir a identidade da marca e estabelecer confiança. Além disso, permitem uma narrativa mais longa e envolvente do que muitos outros formatos de comunicação. Apresentamos a seguir os primeiros passos para uma execução bem-sucedida:
Escolha da ferramenta adequada
Existem diversas ferramentas de e-mail marketing disponíveis, permitindo agendamento e acompanhamento dos envios, bem como o armazenamento de listas de contatos. É importante observar que a comunicação em massa possui regras específicas. Não cumprir essas normas pode resultar em dificuldades para alcançar a caixa de entrada dos assinantes, podendo até ser marcado como spam.
Dica: Evite enviar newsletters profissionais por meio de serviços de e-mail pessoais, como o Gmail.
Layout simples
Complicações na elaboração do template aumentam o risco de quebras no layout. A melhor opção é priorizar um layout simples, funcional em todas as plataformas, garantindo uma visualização adequada. Escolha esquemas de cores e fontes que destaquem a logomarca, e teste a aparência em várias telas para assegurar uma experiência visual positiva para o assinante.
Assinatura
É recomendável que um representante da empresa assine no rodapé do e-mail, pois isso ajuda a humanizar a marca. Além disso, é possível inserir links para as redes sociais e canais de contato.
Imagens
As imagens têm o poder de enriquecer visualmente a newsletter, porém é importante utilizá-las com moderação e, se possível, comprimi-las para evitar sobrecarregar o e-mail e torná-lo lento para carregar. Certifique-se de configurar uma descrição alternativa (alt text) para cada imagem, caso elas não sejam exibidas.
Análise dos resultados e melhorias
Uma gestão de assinaturas eficaz é fundamental para garantir a consistência e a entrega bem-sucedida das newsletters. A avaliação dos resultados deve estar alinhada com as metas e os objetivos da empresa. Para aprimorar o desenvolvimento da newsletter, é necessário analisar cada campanha e identificar oportunidades de melhoria:
- Taxa de abertura: Calculada dividindo o número de pessoas que abriram a mensagem pelo número total de destinatários.
- Taxa de cliques: Calculada dividindo o número de cliques nos links da newsletter pelo número total de destinatários.
- Taxa de descadastro: Calculada com base no número de usuários que optaram por não receber mais as mensagens.
Ao utilizar as newsletters de modo adequado, é possível criar uma conexão mais forte com o público, aumentar o engajamento e crescimento através de táticas inteligentes. Além disso, essa estratégia também é a ideal para firmar sua marca como especialista e fornecedora de informações sobre o ramo para potenciais clientes e analistas de mercado.
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