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15 de fevereiro de 2024Existem 1,13 mil milhões de Websites no mundo neste momento, e todos eles partilham um objetivo comum que é o de obter uma classificação mais elevada nos SERPs. Mas deixem-me dizer-vos a verdade: nem todos conseguem obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa. Isso ocorre principalmente porque esses sites não estão seguindo as diretrizes de classificação exigidas pelos mecanismos de pesquisa como o Google.
Portanto, se o seu site é um deles, então há boas notícias para si. Nesta postagem do blog, eu vou compartilhar as sete maneiras mais eficazes (que eu reuni através de uma pesquisa completa). Se essas maneiras forem seguidas corretamente, elas podem definitivamente melhorar a classificação SERP do seu site.
7 maneiras de melhorar a classificação do site nas SERPs
Cada uma das formas abordadas abaixo tem a sua própria importância e efeito na classificação da pesquisa. Será bom se as seguir todas ao mesmo tempo para obter os melhores resultados.
- Melhorando a SEO na página
A SEO na página é uma importante classificação de acordo com o Google. Trata-se de um processo de adaptação do conteúdo do Website de acordo com as preferências tanto dos motores de busca como dos utilizadores normais.
Assim, obviamente, para melhorar a classificação do sítio, é necessário melhorar a SEO na página. Para tal, é necessário ter em conta vários aspectos, alguns dos quais são importantes:
- Adicionar etiquetas de título: Estas ajudam tanto os utilizadores como os motores de busca a compreender o conteúdo. As etiquetas de título são classificadas por ordem de importância, sendo H1 (mais importante) e H6 (menos importante). Recomenda-se que siga a ordem correcta das etiquetas de título, mantendo-as relevantes e directas.
- Inserir etiquetas alt para imagens: Deve adicionar etiquetas alt (alternativas) a todas as imagens que o seu sítio contém. Deste modo, os motores de busca poderão conhecer as imagens e classificá-las em conformidade. Ao adicionar etiquetas alternativas, deve tentar descrever a imagem de forma clara.
- Otimizar as meta descrições: Uma meta descrição é um resumo curto (160 caracteres) de um artigo de blogue que informa o leitor e o motor de busca sobre o que é uma determinada página Web.
- Para a otimizar, tem de utilizar a palavra-chave principal e, ao mesmo tempo, tentar destacar o objetivo/solução principal do artigo.
- Adicionar palavras-chave
As palavras-chave desempenham um papel fundamental no aumento da visibilidade de pesquisa de um Website. Trata-se basicamente de termos especiais (palavras/frases) que um utilizador normal escreve nos motores de busca para encontrar a informação pretendida.
Se o seu Website contiver a palavra-chave (que foi pesquisada pelo utilizador), o motor de busca terá mais probabilidades de mostrar o seu conteúdo ao utilizador – como o resultado mais adequado. Como resultado, o seu Website aumentará automaticamente.
Por isso, deve tentar adicionar as palavras-chave mais relevantes e mais pesquisadas (relacionadas com o seu tópico) no conteúdo da Web. Mas nunca sobrecarregue o sítio ou a página Web com demasiadas palavras-chave, pois isso será considerado keyword stuffing e a classificação do seu sítio poderá ser afetada.
Nota: Se a extensão do seu conteúdo for 1000, então a palavra-chave principal deve aparecer 5-7 vezes.
- Tornar o conteúdo do Website digitalizável
Quando o conteúdo é digitalizável para os utilizadores, estes passam mais tempo a lê-lo, o que resulta num aumento do tempo de permanência e numa redução da taxa de rejeição.
Por outro lado, quando o conteúdo é digitalizável, torna-se mais fácil para os motores de busca como o Google classificá-lo no lugar merecido. Agora, a questão é: como é que se pode tornar o conteúdo do site digitalizável para melhorar a sua classificação?
Para isso, é preciso tornar o conteúdo o mais simples possível (simples/fácil de entender). Tem de substituir todas as terminologias complexas (palavras ou frases) pelos seus sinónimos mais conhecidos. Para além disso, também tem de alterar a estrutura das frases do conteúdo para as tornar mais claras e fáceis de compreender.
Obviamente, estas duas alterações não só requerem muito tempo, como também boas capacidades de escrita. Se lhe faltar uma ou ambas, não se preocupe, existe uma solução eficaz. Pode simplesmente utilizar uma ferramenta de paráfrase que reformula rapidamente o texto introduzido, substituindo e reorganizando as palavras/frases máximas para maior clareza e facilidade de leitura. Deixe-me explicar isto com uma demonstração ao vivo.
Vou fornecer um conteúdo à ferramenta de paráfrase para ver como esta substitui as palavras por sinónimos comuns. Vou utilizar Paraphraseonline.io para este exemplo.
Pode ver o resultado no lado direito da ferramenta. As alterações efectuadas estão todas destacadas a preto e pode ver como tornaram o conteúdo mais fácil de ler e de compreender.
- Adicionar elementos visuais
Adicionar imagens no conteúdo webpode também contribuir para melhorar a sua classificação geral nos resultados da pesquisa. Isto deve-se ao facto de os elementos visuais terem a capacidade de atrair e reter um público de forma mais eficaz do que o texto simples.
Os elementos visuais incluem uma série de coisas:
- Imagens
- Vídeos
- Infografias
- Quadros/gráficos
No entanto, é importante notar que os rastreadores dos motores de busca não têm a capacidade de ler ou digitalizar imagens, infografias ou quadros/gráficos. Portanto, para tornar os recursos visuais do seu site legíveis para os rastreadores de pesquisa, é necessário adicionar-lhes etiquetas alternativas (alt). O texto alternativo fornece o contexto/descrição da imagem aos motores de busca.
Há várias dicas que deve seguir ao adicionar etiquetas alt:
- Descrever corretamente o contexto da imagem/infografia anexa.
- Além disso, utilize a palavra-chave principal
- Ser claro e conciso
- Criar backlinks de elevada autoridade
De acordo com Mailchimp, Os backlines ajudam muito a melhorar a classificação do seu Website. Isto porque, os motores de busca como o Google vêem os backlinks como um voto de confiança que outros sites deram ao seu site.
Isto significa que quanto mais backlinks o seu sítio ou a sua página web em particular tiver, maiores serão as hipóteses de obter uma classificação mais elevada nos resultados. No entanto, é importante notar que só obterá boas classificações se o seu perfil de backlinks contiver ligações de sítios de elevada autoridade/credibilidade.
Pode seguir diferentes estratégias para criar backlinks de elevada autoridade, algumas das quais são as seguintes:
- Tornar-se uma fonte para outros bloguistas/editores
- Comece a publicar artigos pormenorizados no seu Website para que as pessoas se liguem a ele
- Procure ligações quebradas em sítios Web e ofereça as ligações do seu próprio sítio como solução. (Por exemplo, pode ir a um sítio e encontrar as ligações quebradas que ele contém. Se houver algum sítio onde uma ligação do seu próprio sítio possa ser adequada, pode enviá-la ao webmaster e pedir-lhe que a adicione).
You can easily build quality yet credible backlinks from high-authority sites, by following any of the strategies listed above.
- Cuidado com a velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento é um fator de classificação confirmado pelo Google. O Google incentiva os proprietários de sítios a tornarem a velocidade de carregamento do seu sítio o mais rápida possível e recompensa-os com uma classificação mais elevada. E como o Google faz isso, é seguro assumir que outros motores de busca também o fazem.
O motor de busca recomendou que um Website fosse carregado em menos de 2 segundos, para que os utilizadores não tivessem de esperar demasiado.
Existem vários factores que afectam a velocidade de carregamento de um site. De acordo com a minha investigação, alguns dos principais incluem:
- O fornecedor de serviços de hospedagem de domínios
- O tamanho total das imagens/vídeos que o seu Website contém
- A minificação/beleza do código do Website (ou a falta dela)
- O número de anúncios que o Website contém
Penso que se o utilizador (administrador do sítio) conseguir tratar eficazmente dos aspectos acima enumerados, poderá melhorar facilmente a velocidade de carregamento do sítio.
O seu serviço de hospedagem deve ser rápido e confiável. As imagens e os vídeos devem ser comprimidos e estar no formato correto. O código deve ser reduzido e embelezado corretamente e os anúncios devem ser moderados.
- Torná-lo responsivo
Ter um Website com um design responsivo pode proporcionar-lhe uma série de benefícios. Por exemplo, o site será mais amigável para os utilizadores móveis, o que significa que aparecerá perfeitamente em ecrãs pequenos e grandes.
Devido a isto, é provável que os utilizadores lhe dediquem mais tempo, o que resulta numa melhoria do tempo de permanência e, obviamente, também da classificação SERP.
Para além deste benefício indireto, a capacidade de resposta móvel também é diretamente considerada um fator de classificação. Por outras palavras, os motores de busca consideram a capacidade de resposta móvel como um sinal positivo e classificam o sítio mais alto nas SERPs.
Considerações finais
Todos os sites na Internet são criados com o objetivo de subir nas SERPs, mas nem todos são bem sucedidos. Neste blogue, partilho sete formas eficazes que pode adotar para se classificar acima nas SERPs. Se as seguir, pode colocar o seu site no caminho para os melhores resultados de classificação.
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