Descubra 10 plataformas de vídeo além do Youtube para divulgar os vídeos da sua empresa
25 de dezembro de 2017Personas – O que é e guia básico para você criar a sua persona
29 de dezembro de 2017O Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.
Também é uma expressão que dá dor de cabeça em muitos empreendedores. Mas ao contrário do que muitos pensam, fazer um bom planejamento exige passos simples e que podem ser feitos por qualquer empresa, independentemente do seu tamanho.
Ter um olhar mais estratégico sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo!
Planejamento estratégico é a melhor oportunidade de transformar uma ideia, um sonho, em realidade. Você pode ter ideias brilhantes, mas se não pode realizá-las, suas ideias não vão levar você para lugar algum.
Se você já leu o livro ou assistiu ao filme Alice no país das maravilhas, já deve ter se deparado com a famosa frase: “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…”.
Essa citação reflete muito uma situação comum entre as empresas: a falta de respostas para questões como “onde o negócio quer chegar?”, “como quer ser visto?”, “qual porte quer ter?”, “quantos clientes pretende atender?” e “qual tipo de cliente?”.
A importância do planejamento estratégico
Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Sem esse direcionamento sua empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja estratégico.
O planejamento estratégico serve justamente para você tirar seus sonhos do papel. Através dele você desenha o futuro do seu negócio, estuda sua situação atual e define as ações que irão fazer com que você vá do ponto A (hoje) para o ponto B (futuro).
Esse futuro pode ser daqui a 3 meses, 1 ou 5 anos. A frequência com que você irá fazer seu planejamento estratégico depende da velocidade das mudanças no seu mercado e, principalmente, do que você deseja concretizar.
Todos esses conceitos podem parecer distantes da realidade de quem está apenas começando ou já possui um pequeno negócio, pois muitos desses conceitos são utilizados, em sua maioria, por grandes empresas.
No entanto, todo esse ensinamento pode e deve ser adaptado e aplicado também em negócios menores, pois possibilitam que seu negócio comece ou continue em uma jornada de sucesso. Especialmente no mercado ultra competitivo dos dias de hoje.
O planejamento envolve sonhar o futuro e tangibilizar essas mudanças no presente. Não importa se o seu objetivo é aumentar o volume de vendas ou o tamanho da empresa, seus colaboradores não irão saber como agir sem um bom planejamento.
O planejamento estratégico pode ajudar você a:
- Definir uma direção a seguir e estabelecer prioridades, assim você sabe onde quer chegar e quais as atividades-chave para alcançar esse resultado.
- Garante que todas as ações, sejam elas de marketing, vendas ou finanças, estejam direcionadas para o mesmo objetivo.
- Torna o processo de tomada de decisões muito mais fácil, pois com as prioridades previamente definidas é mais fácil saber ao que dizer sim ou não.
- Evita que você perca tempo em atividades que não irão levar você ou sua empresa onde você precisa chegar, evitando desperdício de tempo e dinheiro.
Planejamento da Empresa x Planejamento Pessoal
Você sabe o que quer da sua vida?
Talvez a relação entre vida pessoal, propósito e planejamento estratégico não seja tão clara assim. Porém, é essa aliança entre planejamento profissional e pessoal que fará a diferença na transformação de sonhos em realidade.
Antes de começar a planejar o futuro da sua empresa é preciso pensar no que você quer:
- Será que você quer tocar a empresa sozinho pelo resto da vida?
- Será que não seria a hora de procurar um sócio?
- Quanto tempo você quer se dedicar à empresa por semana?
- Ter um negócio e trabalhar por conta própria é algo que combina com sua personalidade?
- Quanto você está disposto(a) a correr riscos?
- Se você pudesse desenhar o futuro ideal, como seria?
- O que impede você de alcançar esse sonho?
- Como ter uma empresa pode ajudar ou atrapalhar esse seu objetivo?
Perguntas como essas vão ajudar a criar um panorama da sua vida e da empresa, o ajudando a ver com mais clareza em quais pontos elas se cruzam e quais as consequências disso.
Procure investir um pouco de tempo para fazer o seu planejamento pessoal antes de partir para o planejamento estratégico da sua empresa.
Veja os exemplos de grandes empreendedores como Steve Jobs, Walt Disney e Oprah Winfrey.
Todos eles começaram suas grandes empresas a partir de um sonho pessoal e o desejo de colocar em prática seu propósito de vida.
Sem esse forte desejo de realização pessoal, nem mesmo a Apple ou da Disney teriam sido idealizadas, quanto mais realizadas Afinal, essas marcas são reflexos de desejos individuais de seus criadores.
Você sabe qual o propósito da sua vida?
O homem que arriscou perder sua brilhante carreira, uma grande quantidade de dinheiro e até ir para a cadeia para defender seus ideais sabe a força e a importância de ter um propósito de vida.
Nem todos tem um propósito tão claro e tão grandioso quanto o do grande lutador Muhammad Ali.
E não pense que o grande objetivo de sua vida era tornar-se o maior lutador de boxe de todos os tempos.
Esta era apenas uma parte do seu plano para conseguir alcançar um propósito muito maior: ser uma voz pela defesa dos direitos dos negros nos Estados Unidos.
Um propósito que guiava cada passo, cada decisão e que o fez seguir firme no caminho que ele acreditava.
O que você faria na sua vida caso o dinheiro não fosse um problema e o sucesso fosse garantido?
Muito provavelmente a resposta para essa pergunta já deixaria você bem mais perto de descobrir seu propósito.
Nenhum desses grandes nomes criou empresas apenas porque queria ganhar dinheiro, mas sim porque acreditavam em algum muito maior, na possibilidade de exercer sua habilidade única e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas e impactar o mundo de forma positiva.
Se você está começando hoje ou não, não importa. Saber quais seus objetivos de vida para os próximos anos, seu planejamento estratégico pessoal irá impactar diretamente seu planejamento estratégico empresarial.
Com isso em mente, vamos conhecer às etapas planejamento estratégico do seu negócio.
Faça o estudo de mercado
O estudo de mercado tem como objetivo analisar aspectos quantitativos e qualitativos de um nicho de mercado, a fim de entender se o mercado onde você pretende atuar (ou já está atuando), é o ideal para o seu negócio.
O que os seus consumidores desejam ou o que seus concorrentes estão fazendo são dados importantes e sem isso você apenas possui um plano, mas não um planejamento estratégico.
O planejamento estratégico sempre considera que você está saindo do ponto A em direção ao ponto B. Mas para ir até o ponto B você precisa entender sua situação interna atual, ou seja, como está a sua empresa hoje e qual a situação externa, aquela que você não possui controle sobre: o mercado.
A melhor ferramenta para fazer essa avaliação da sua empresa é a Análise SWOT, pois ela dirá com clareza quais as forças e fraquezas do seu negócios, bem como as ameaças e oportunidades que você irá encontrar em seu caminho.
A análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é uma ferramenta muito utilizada para guiar as decisões estratégicas de uma empresa e auxiliar a gestão do negócio. O acrônimo remete a quatro palavras do inglês: Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que no português são: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Essa ferramenta permite que os empresários e gestores se aprofundem no conhecimento do negócio, auxiliando-os a entender o que deve ser feito para a empresa crescer no mercado. A matriz SWOT é utilizada para analisar os pontos fracos e fortes da organização, auxiliando a mitigar os riscos e vencer as ameaças.
Além disso, por meio dessa análise consegue-se aumentar as oportunidades de sucesso do negócio, facilitando o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Por que você precisa obter esses dados do mercado? Para encontrar seu lugar único no mercado, sua vantagem competitiva e definir melhor a missão, visão e os valores centrais do seu negócio.
Defina uma identidade organizacional
A identidade organizacional traz 3 pilares principais que tornam sua empresa única:
Missão: a razão da existência
A missão responde a pergunta mais fundamental de todas: por que existimos?
Nesse caso, por que a sua empresa existe? Qual seu propósito maior e a quem ela se destina?
Para definir a missão da sua empresa com sabedoria, é interessante que se responda a três questões básicas:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
A missão de uma empresa pode ser resumida em um parágrafo, uma linha ou até mesmo em poucas palavras, como a missão do Google:
Organizar a informação mundial para torná-la universalmente acessível e útil.
Ou ainda a nossa missão na Migre Seu Negócio:
Potencializar negócios que contribuem para um mundo mais justo e sustentável.
A sua missão precisa:
- Ser original e refletir a personalidade da sua marca;
- Fazer sentido no longo prazo;
- Ser memorável, portanto quanto mais simples e objetiva, melhor;
Você já sabe qual o motivo da criação da sua empresa, agora precisa saber para onde quer que ela vá, afinal, esse é o propósito de todo planejamento estratégico.
Visão: o futuro do seu negócio
Ao definir a visão de uma empresa, é importante estabelecer a perspectiva para longo prazo.
A visão inspira-se naquilo que se almeja para o futuro.
A visão é uma das partes mais importantes do seu planejamento estratégico, justamente porque esse tipo de planejamento possui o objetivo principal de criar uma ideia de futuro para o seu negócio. Ela será o guia do seu plano de marketing.
Por vezes, o conceito de visão é confundido com a missão. Enquanto a missão explica o por quê da existência da empresa, a visão indica onde você deseja chegar com seu negócio.
Inclui-se, nesta etapa, aquilo em que a empresa quer se tornar e em que direção devem ser focados os seus esforços.
Exemplo da visão da Mercedes-Benz:
Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços.
Exemplo da visão da Migre Seu Negócio
Ser uma empresa referência em criatividade, competência e cultura organizacional orientada a felicidade.
Uma visão que faça sentido precisa ter essas características:
- Visualizar a situação da empresa em 5 anos;
- A declaração da visão precisa ser escrita no futuro;
- Mostrar a direção a ser seguida;
- Precisa ser ambiciosa e ousada;
- Mostrar qual o impacto que essa direção irá causar no mundo.
Valores: o centro de tudo
Os planos de missão e visão são as rota de execução do seu planejamento estratégico. Já os valores da empresa guiam a sua conduta nesse processo.
Os valores de uma empresa devem refletir princípios éticos e morais, unindo o mundo empresarial ao pessoal.
São princípios inegociáveis, ditando comportamentos e atitudes no funcionamento de toda estrutura organizacional.
Dão suporte às formas de relacionamento dos colaboradores entre si e perante os clientes, fornecedores e sociedade, bem como são os pilares da gestão de marketing de conteúdo da sua empresa.
Como definir os valores de uma empresa?
Existem algumas metodologias para definir os valores de uma empresa, mas nada melhor do que uma reflexão profunda com os colaboradores ou sócios (se você tiver):
- Se você acordasse amanhã e dinheiro não fosse uma necessidade para o resto de sua vida, você se manteria firme a estes valores?
- Você consegue imaginar esses valores sendo válidos daqui a 100 anos, assim como são hoje?
- Você gostaria que sua empresa mantivesse esses valores, mesmo que, em algum momento, eles se tornem uma desvantagem competitiva?
- Se você começasse uma nova empresa amanhã em um ramo totalmente diferente de trabalho, você construiria os mesmos valores fundamentais para essa nova organização, independente da diferença de suas atividades?
Se a resposta para os 5 itens acima for “Sim”, você tem os valores de sua empresa muito bem definidos.
Exemplo de Valores da empresa Volkswagen:
- Proximidade ao cliente
- Alta performance
- Adicionar valor
- Renovação
- Respeito
- Responsabilidade
- Sustentabilidade
Os valores da Migre Seu Negócio:
- Acreditamos que o bom humor é essencial para a felicidade das pessoas.
- A curiosidade é o que nos move para a inovação.
- A gentileza, simpatia e o respeito criam harmonia nas nossas relações.
- A empatia nos deixa mais sensatos e humanos.
- A ética orienta nosso comportamento e ações.
Determine a meta
A missão e a visão irão mostrar, em linhas gerais, para onde a empresa deseja caminhar e os valores deixam clara a conduta que será adotada nesse processo.
Tudo isso com base na definição do cenário atual que considera as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e ameaças encontradas no mercado.
Porém, a implementação de estratégias exige a definição clara de metas, para não restar dúvida sobre o planejamento, mas, principalmente para quebrar um objetivo complexo em metas alcançáveis.
Objetivos devem ser organizados por grau de importância e de forma quantitativa e consistente. As metas precisam ser realistas.
Pense em suas metas como pontos de parada em sua viagem rumo ao destino final.
Sugiro a leitura deste artigo sobre meta SMART. A meta SMART traz a estruturação de suas metas. Ao invés de apostar em definições vagas um plano de ação é construído com estimativas reais.
Avalie os resultados
A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.
Criar estratégias adaptáveis pode exigir que você abandone algumas das definições assumidas no processo de criação do seu planejamento estratégico. A gente sabe que nem tudo que é planejado segue o rumo que gostaríamos e é concluído no prazo, dentro do orçamento ou da mesma forma desejada.
Planejar por longos períodos antes de testar hipóteses não é o tipo de atitude que continua fazendo muito sentido nos dias de hoje.
Coloque seu planejamento estratégico em teste o quanto antes. Reformule suas estratégias sempre que verificar que elas não estão alcançando os resultados esperados.
Não caia no erro prestar mais atenção ao que indica o GPS do que aquilo que você está vendo diante de seus olhos enquanto percorre a estrada.
A frequência necessária de revisões deve ser estipulada de acordo com cada empresa. Portanto, não existe uma regra a ser seguida quanto ao número ou frequência de revisões de planejamento, pois o que realmente importa é fazê-las quando necessário.
Solicite uma Consultoria Gratuita de Marketing Digital para a sua empresa
Descubra como seus concorrentes estão utilizando Marketing Digital para interceptar os leads e as vendas que deveriam ser suas!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!