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13 de março de 2019As empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância do marketing digital e da adoção de suas estratégias para manterem-se competitivas no mercado. Umas das estratégias que têm ganhado destaque nesse cenário são as plataformas mobile.
No entanto, essas transformações vêm acompanhadas das mudanças do comportamento dos consumidores. Antes de implementá-las, é necessário conhecermos como o consumidor mudou seu perfil de compra, para, então, compreender a relação desse comportamento com as estratégias de marketing digital.
Então, vamos lá! Confira como funciona o comportamento do novo consumidor, como o marketing digital influencia a decisão de compra e como o mobile faz parte disso!
Como funciona o comportamento do novo consumidor?
Com a popularização das tecnologias e o amplo acesso à internet, houve uma mudança profunda nas relações de consumo entre consumidores e empresas. Isso porque, no ambiente digital, o acesso às informações é mais rápido e prático. Ou seja, com apenas alguns cliques, os clientes podem encontrar informações sobre o produto e sobre a empresa.
Além dessa mudança na busca por informações, os consumidores também mudaram os seus critérios de compra, pois as pessoas podem trocar experiências entre si e também comparar os produtos ou serviços de diversos concorrentes. Com isso, determinados fatores, como opiniões e preços, influenciam cada vez mais na decisão de compra.
Diante dessas possibilidades, os consumidores de hoje estão mais ativos e passaram a ser mais exigentes. Eles esperam um produto ou serviço personalizado, atendimento de alta qualidade e um relacionamento mais transparente e saudável com as marcas.
Toda essa mudança fez com que as empresas adaptassem as estratégias do marketing tradicional para o ambiente digital.
Como o marketing digital influencia na decisão de compra?
A cada dia, mais pessoas passam a ter acesso à internet e os brasileiros estão entre os consumidores que mais utilizam esse ambiente para se comunicar e consumir. Diante desse cenário, foram criadas, de maneira mais instantânea e portátil, as redes sociais, os sites interativos, os e-commerces, os marketplaces e os blogs.
Mas, para as empresas, não basta apenas estar nas mídias sociais. Elas precisam enxergar a necessidade de se adaptar ao adotarem as estratégias de marketing digital, que são essenciais para influenciar na decisão de compra dos potenciais consumidores.
Mas como isso pode ser feito? Atendendo às necessidades dos consumidores! Segundo a pesquisa Content Trends 2018, 86,7% dos entrevistados utilizam a busca orgânica no Google para encontrar informações e conteúdos. Então, se eles desejam praticidade na hora de encontrar uma loja, a sua empresa precisa adotar boas práticas de SEO para ter boas posições nos sites de buscas.
Ou então, se eles querem manter-se informados, a sua empresa pode escolher as mídias sociais certas para o seu negócio. Isso porque, segundo a mesma pesquisa, 74,6% dos entrevistados preferem consumir conteúdos por posts nas redes sociais.
Como as plataformas mobile impactam nessa relação de compra?
Não só as abordagens mudaram, como também os meios utilizados para isso. Os consumidores estão procurando por mais mobilidade no dia a dia. Ou seja, estão utilizando os dispositivos móveis para acessar a internet.
A Content Trend 2018 aponta que 89,5% dos entrevistados acessam os conteúdos online por meio dos smartphones. Assim, as empresas também precisam se concentrar na mobilidade. Essa mobilidade garante uma ótima experiência de navegação ao usuário, uma vez que ela se torna mais rápida e eficiente.
São nesses dispositivos que os consumidores buscam por informações sobre as lojas e os produtos antes mesmo de saírem de casa. Portanto, é essencial que as empresas desenvolvam páginas responsivas, as quais adaptam automaticamente os conteúdos de acordo com o tamanho da tela do dispositivo usado.
Além disso, é essencial disponibilizar diversos canais online para se comunicar com os consumidores e mantê-los engajados, já que eles utilizam WhatsApp, chats de redes sociais e e-mails para se comunicarem constantemente com empresas.
Para dar mais visibilidade às marcas na internet e conquistar clientes conforme os novos hábitos de consumo, é essencial utilizar estratégias de marketing digital. Nesse contexto, o desenvolvimento de plataformas mobile pode ser um dos pontos de partida.
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