Vale a pena estar em marketplace?
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18 de maio de 2022Existe no marketing uma série de conceitos que precisam ser observados, diante de sua relevância para o processo de administração de um negócio. É importante na gestão de uma companhia ter atenção a cada um deles, inclusive do CTA (call to action).
Um conceito voltado às ações de venda que possui uma grande importância para que um negócio, independente do seu setor, consiga alcançar bons resultados no mercado através de uma estratégia que possa resultar em maiores índices comerciais a serem atingidos.
E esse é um objetivo comum para quem administra um empreendimento, sem levar em conta a área comercial ou até mesmo o seu tamanho. Até porque para expandir o alcance de um negócio é preciso adotar o uso de estratégias que hajam justamente nesse sentido.
Como ações que permitam com que uma empresa de plantas ornamentais ou uma empresa de qualquer outro segmento obtenha bons resultados em vendas, a partir de uma complexa relação de compra que envolve não só a conquista de atenção de um cliente, mas também o convencer em adquirir algo.
E de fato existe um ramo variado de estratégias que podem ser adotadas por essa empresa de plantas, levando em conta características específicas do seu público e também do seu mercado, sendo preciso implementar ações que conversem com ambos os campos.
Tudo a permitir com que um negócio conquiste uma maior consideração por parte do público, o que diretamente pode levar ao alcance de uma posição de destaque dentro do mercado, tendo assim uma relevância maior em relação aos seus concorrentes.
É preciso levar em conta o fato de que, ao procurar por camisa brim uniforme preço, por exemplo, um cliente dificilmente pode estar decidido a adquirir esse produto de uma marca específica, estando em um processo de estudar o mercado, assim como as opções disponíveis.
O possível cliente leva em conta, nesse caso, a questão do preço, a ponto de que é preciso que uma empresa saiba como trabalhar esse conceito, para assim conquistar uma consideração de compra por parte de uma audiência a ser conquistada.
Mesmo com essa consideração inicial, é importante que tal empresa continue a trabalhar sua relação com o público, usando então estratégias que possam agir na maneira com que uma empresa trabalha com a construção de atenção por parte do público.
E uma dessas ferramentas são os chamados CTAs, o que explica a importância dessa estratégia para quem se encontra em busca de otimizar o processo de gestão do seu empreendimento.
Funções de um CTA
CTA é uma sigla para Call to Action, um termo que pode ser traduzido literalmente como um chamado para a ação. E como o seu nome indica, trata-se de uma ferramenta capaz de estimular alguma ação por parte do público, geralmente associado a um ato de venda.
Por causa de sua fácil aplicação, é comum vermos o uso de CTAs entre os mais diversos canais, como algo a ser aplicado junto a comunicação de uma empresa, com um destaque em especial para os anúncios a serem compartilhados por essa companhia em particular.
De fato existe uma grande variação de Call to Action, e por causa de sua alta implementação, existe uma grande probabilidade de que alguns já sejam de conhecimento do público geral. Entre os CTAs conhecidos, destacam-se alguns como:
- Leia mais;
- Compre já;
- Não perca tempo;
- Clique agora.
Esses termos podem ser adotados por um número diverso de empreendimentos, tal como uma Empresa de levantamento topográfico ou uma empresa de qualquer outro ramo que, através dessas chamadas para ação, pode conquistar uma atenção maior por seu público, aumentando sua chance de vendas.
A questão principal é um Call to Action não se resume a uma estratégia baseada em palavras, existindo também uma variedade visual de CTAs, com o uso de cores e chamadas atrativas que podem conquistar uma atenção diferenciada por parte de um público.
Independente do formato escolhido, esse conceito estratégico possui uma relevância clara em relação a outro conceito importante para o mercado, que são as etapas em uma jornada de compra a ser vivida por possíveis clientes de uma empresa, até eles serem convertidos.
Um CTA age no processo de transição entre as etapas de compras, influenciando um provável comprador que entrou em contato anteriormente com um fabricante de gelo seco, por exemplo, para a contratação dos serviços oferecidos para a organização de um evento.
Mas para que esse tipo de Call to Action reaja de forma adequada, é importante que uma empresa tenha atenção às características principais desse tipo de ação comercial, entre elas:
- Ser orientado à uma ação;
- Mostrar o valor ao público dessa ação;
- Contar um senso de urgência;
- Escolher o canal adequado.
Se esses atributos são bem estruturados, podem levar a uma série de vantagens comerciais a serem conquistadas por uma empresa em relação às suas atividades de valor comercial.
Os benefícios de atuar com CTAs
Ao lidar com esse tipo de estratégia, crescem as chances de que um negócio consiga não só alcançar a atenção maior por parte de um público, como também que esse empreendimento atinja índices avançados de venda dentro do seu mercado.
Permitindo, por exemplo, com que um distribuidor esquadrias de alumínio consiga expandir o seu ramo de atividades, passando a trabalhar também com o fornecimento de outros produtos com base em uma liga metálica, após o seu sucesso inicial de vendas.
Entre outros benefícios que podem ser alcançados levando em conta o uso de CTAs bem estruturados, são:
- Melhores resultados comerciais;
- Engajamento maior com o público;
- Redução de custos em comunicação;
- Conversões em geral.
Tudo o que possa aumentar a percepção do público sobre um negócio, amplificando a possibilidade de comprar por parte de uma audiência. Algo a ser trabalhado principalmente pela comunicação de uma empresa, com os CTAs tendo um destaque nesse sentido.
E para se ter acesso a todos os benefícios citados, é importante que o uso dessa estratégia seja planejada de forma estruturada, sendo preciso então ter atenção nas práticas que possam agir diretamente não só no uso, mas na otimização de tais termos por seu negócio.
Formas de aprimorar o uso de um CTA
Para que um CTA alcance resultados ainda melhores, é importante se ter atenção à forma como eles estão sendo aplicados para garantir com que elas tenham uma ação de conversão ainda maior, aumentando assim a lucratividade de um negócio.
E para que isso seja obtido, amplificando então os resultados de uma empresa de projeto de ar condicionado, por exemplo, é preciso se ter atenção às características específicas de uma CTA, além da forma como eles estão sendo aplicados por tal empresa.
Existem certas práticas que podem influenciar no uso positivo de tais elementos, sendo elas:
Considerar o estágio de vendas
Cada etapa em um funil de vendas deve ser trabalhada a partir de conteúdos específicos, de acordo com a predisposição de uma audiência em consumir dos produtos e serviços que podem estar sendo oferecidos por uma companhia.
É adequado o uso de CTAs que levem esse possível cliente de uma etapa para outra, com a aplicação de um Call to Action voltado diretamente a venda, tal como “compre agora” sendo recomendado apenas no último estágio de um funil de vendas.
Conhecer o público dessa ação
Para cada perfil de público o uso de CTA específico pode resultar em uma situação melhor para a companhia, até porque o uso inadequado dessa estratégia pode também afastar uma audiência, por se sentir acuado pela ação direta desses termos.
De forma similar quando um cliente em busca de um conjunto brim azul, por exemplo, pode desistir dessa compra em uma loja de roupas por ser atendido de forma incisiva pelos funcionários do estabelecimento. O mesmo é válido sobre o uso dos CTAs.
Escolher o formato adequado
Além da variedade de termos a serem usados como Call to Action, existe também uma diversidade de formatos que deve ser considerada por quem pensa em utilizar esses termos de valor comercial dentro de sua comunicação.
Pois, além do formato em texto, existe também o modelo visual, além da complementação entre eles, podendo levar então a diferentes possibilidades de uso à uma empresa.
É indicado então a realização de testes para descobrir qual CTA pode trazer melhores resultados para o seu negócio.
Definir o objetivo de um CTA
Além de tudo o que foi citado, outra etapa primordial para garantir o funcionamento adequado de um CTA é definir qual será o objetivo por trás do seu uso.
Pois, assim como uma agência que cuida da liberação de documentos, como avcb corpo de bombeiros pode estar mais preocupada em aumentar o conhecimento do público sobre os seus serviços, uma loja de doces pode estar mais interessada em crescer suas vendas.
E para cada objetivo existe um Call to Action e uma posição adequada onde eles podem ser aplicados, sendo preciso apenas estruturar bem essa estratégia para garantir então os melhores resultados possíveis para o seu negócio.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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