Tornamos um blog pessoal em uma das maiores referências do Brasil
1 de maio de 2019Gestão de marketing: veja quais são as melhores práticas de mercado
8 de maio de 2019Inbound Marketing já é uma realidade praticada pela maioria das empresas através de várias formas de conteúdos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 58% das empresas brasileiras investem em uma estratégia de Inbound Marketing atualmente, ou seja, mais da metade já aplica essa estratégia e a tendência é que esse número ainda cresça nos próximos anos.
Já uma pesquisa realizada pela iMedia Connection, foi constatado que 60% dos consumidores têm uma imagem positiva da marca depois de consumir algum tipo de conteúdo produzido pela empresa.
E as pesquisas dizem mais: 92% das empresas que investiram em Inbound Marketing tiveram retorno positivo.
Podemos dizer que, com base nesses números tão expressivos, fica claro o potencial da escrita em qualquer negócio, concorda?
Pois bem, a seguir vamos te ensinar a como usar o poder da escrita a favor do seu negócio.
Vamos lá?
O que você verá na sequência:
- Copywriting: O Inbound Marketing em texto;
- Formas de aplicação;
- As bases do Storytelling;
- 4 dicas importantes para exercer a escrita;
- Os 7 gatilhos mentais mais utilizados no copywriting;
- Cases de Sucesso;
- Conclusão.
Copywriting: O Inbound Marketing em texto
Copywriting, em resumo, é a escrita em todos os seus meios de comunicação voltada a venda do seu produto. Seja ela direta ou indiretamente, é um conceito que estuda as melhores formas de escrita, fazendo uso de gatilhos mentais e demais técnicas para que a escrita seja objetiva, clara, persuasiva, de forma que seduza o leitor a tomar uma ação.
É difícil dizer que seu produto, dadas as especificações de cada mercado, vai ser vendido sendo exposto somente com o nome, o que faz e o preço ao lado. Para este caso em específico, é muito mais atrativo e eficaz produzir um texto que acompanhe o leitor, contando uma breve história e usando os gatilhos mentais certos.
Tudo isso contribuirá para que a venda do seu produto seja potencializada mesmo antes de o cliente entender 100% do que é o produto e quanto custa, assim como formas de pagamento e demais detalhes comerciais.
Cada público irá pedir um tipo de mídia e as publicidades serão sempre complementares, porém a escrita permite um meio mais forte na transmissão de uma ideia, comparada com estes outros veículos de comunicação.
Em vídeo, por exemplo, você coloca muitos outros fatores para a pessoa gostar ou não da ideia a ser passada, como carisma de quem apresenta, imagens que a pessoa se conecte, uma música que toque ela, e ainda um ritmo que retenha a atenção da pessoa por mais tempo.
Mas tudo isso só é possível através de um bom planejamento de escrita, o que irá definir a eficácia da sua mensagem.
Formas de aplicação
Tendo em mente que o Copywriting é uma estratégia de escrita envolvendo um conjunto de técnicas a ser usado nos meios de comunicação, aqui vão alguns exemplos onde o Copywriting é aplicado com frequência pela maioria das empresas:
No Slogan
Frase de fácil memorização que resume as características de um produto ou serviço, sendo usada como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.
Na Apresentação Comercial
Documento no qual se prepara todo discurso e técnica de convencimento para impressionar os clientes na hora do fechamento de um negócio.
No Blogpost
Postagem em blogs empresariais e/ou pessoais, com o intuito de promover ou vender um produto/serviço.
No Post da Rede Social
Textos feitos para redes sociais que visam o engajamento do público, autoridade, branding da marca e venda direta do produto.
Na Missão, Visão e Valores
No nascimento de uma marca, nasce também seus principais pilares de sustentação, que são a missão, visão e valores do negócio. É através da escrita desses pilares que é disseminado a marca dos futuros produtos/serviços para seus respectivos públicos.
Existem muitos outros pontos onde se pode colocar a escrita como ponto principal de uma futura conversão. Nos pontos citados acima, por exemplo, as conversões se potencializam quando usados em conjunto.
E para fazer com que esse conjunto tenha coerência lógica e emocional, usamos um outro poderoso recurso complementar, chamado Storytelling.
As bases do Storytelling
“Porque se eu não escrevesse, por certo eu morreria”
Raul Seixas
Storytelling vai muito além de criar uma historinha para tematizar suas atividades e de sua empresa, como é mais explorado em nosso artigo Storytelling – O que é e como criar uma boa história para a sua empresa.
Já tocando no assunto, a tematização é quando você coloca sua empresa em um contexto para poder explicar de forma mais suave os conceitos envolvidos em suas atividades.
Por exemplo, na Migre Seu Negócio, nós trabalhamos com muitos serviços de marketing. Diante disso, criamos um storytelling onde abordamos o marketing digital como um universo a ser explorado pela nave-mãe (Migre Seu Negócio), guiando o cliente por uma jornada completa e bem-sucedida dentro deste universo, combatendo todos os possíveis inimigos que possam aparecer nessa jornada com a missão de impactar negócios que fazem bem ao Planeta Terra.
Nesse exemplo ainda, todos os documentos, nomes de ocupações (exemplo: CEO = Comandante da Nave) e atividades estão dentro desse conceito e tematização.
Tudo isso é definido com base no público que quer ser alcançado, tendo um entendimento de que esse tema escolhido irá trazer melhores formas de explicar e categorizar todos os desafios, pontos de evolução e os produtos/serviços da empresa.
Essa tematização é um dos pontos importantes do Storytelling que se aplica na escrita quando for representar a empresa em diversos meios de comunicação, como foi informado anteriormente (blogposts, postagens em redes sociais e entre outros).
4 dicas importantes para exercer a escrita
A escrita para internet é totalmente diferente da escrita de um livro, de um artigo científico e entre outros aspectos.
A escrita para internet também se difere para cada ponto de aplicação, como o exemplo de uma propaganda em vídeo que, se for veiculada em televisão, irá ter um formato mais ilustrativo, enquanto que para vídeos no youtube, a produção da escrita deverá ser mais direta e explicativa.
Vamos nos concentrar aqui em pontos importantes para a escrita, que abrangem todas as formas mais comuns:
Periodicidade
Mesmo não sendo sobre a escrita em si. Essa é uma das mais ricas dicas que se pode dar sobre criar conteúdos para web.
Se os seus textos saem de sexta-feira no seu Linkedin, ou você posta uma charge sobre situações do seu mercado em seu Instagram toda segunda-feira, seu público espera que isso aconteça com esta frequência, pois ele se habitua a periodicidade dos seus conteúdos.
Planejamento técnico
É um modo muito simplista e raso fazer um planejamento, onde você aponta apenas qual será o seu objetivo de topo de funil, qual o público desejado e qual será o produto vendido ao final dessa jornada de conteúdo.
Um bom planejamento de conteúdo deverá incluir todas as palavras-chave de cada texto, a volumetria de pesquisa das mesmas, o tipo de público que espera atingir, a ideia que quer passar para esse público, para onde levá-lo e ao final, saber com qual sentimento específico ele chega quando se depara com seu produto.
Tudo isso direciona para uma conversão muito maior no final do funil de marketing.
Linguagem
Não se pode começar uma comunicação de uma forma e terminá-la de outra. A coerência na escrita deve ser mantida durante TODA a comunicação, seja ela em formato de mailing, redes sociais, mídia paga e entre outros meios.
É também de extrema importância a criação de uma linguagem autêntica para a comunicação da sua marca com seu público, pois isso fará com que seu lead saiba que é a sua marca que está por trás da mensagem nos primeiros segundos de leitura.
Saiba que as formas de linguagem trazem diferentes sentimentos sobre sua empresa. Identifique qual é a forma com que seu público mais se conecta mais e use isso a seu favor, ou melhor, a favor da sua marca.
Canais
Escrever onde seu publico não esta, vai atingir outro público que passará pelo seu funil e te dará uma ideia errada do que está acontecendo com suas vendas.
Cria-se uma comunicação perfeita para um público específico, onde são estudadas todas as nuances que ele tem e o potencial que pode alcançar de compra.
Então, coloca-se na rede social errado, por exemplo, e atingisse outras pessoas, que vão ler aquilo, algumas vão se identificar mas não da forma planejada e ao invés de descer de forma suave pelo funil, vão bater de canto em canto dele e muitos não chegaram ao final desejado.
Os 7 gatilhos mentais mais utilizados no copywriting
Gatilhos mentais são decisões que o nosso cérebro toma sem termos plena consciência sobre elas, o que evita uma fadiga mental.
É como se o cérebro filtrasse quais decisões realmente precisam de uma atenção especial e, com as demais, ele simplesmente criasse uma resposta automática com base naquilo que ele já foi “educado” a fazer.
É o exemplo de quando começamos a dirigir um carro: no começo, prestamos atenção máxima para não errar nada, isto é, as marchas a serem passadas, quando pisar no freio, quando levantar o freio de mão, quando e como acelerar, enfim.
Com a repetição e com o passar do tempo, essa experiência vai para outro departamento do nosso cérebro (podemos dizer que seria um departamento de reação automática), onde já não sabemos mais dizer quantas vezes pisamos no freio, quantas vezes aceleramos, mudamos de marcha e etc.
Em outras palavras, os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.
Agora que você entendeu mais sobre Gatilhos Mentais, vamos aos principais tipos de gatilhos usados na técnica de copywriting:
1. Gatilho da Escassez
Todo o lastro de moedas no mundo, digitais ou físicas, é baseado nesse conceito.
Isso acontece porque nosso inconsciente coletivo associa valor com escassez. Quanto mais difícil for para nós conseguirmos algo, mais valioso ele se torna.
2. Gatilho da Urgência
Esse gatilho é a escassez focada no tempo. Muito visto em landing pages de cursos e usado a exaustão na fórmula de lançamento.
O mais famoso uso do mesmo é a criação e expansão da black-friday, onde foca-se em um único dia mágico de descontos, uma única chance com tempo super limitado.
3. Gatilho da Novidade
Carros e celulares, ou um ou outro você já desejou comprar por ter o design mais novo, as funções que só poucas pessoas terão acesso por hora. É quando você mostra que está na crista da onda, sendo o alfa da sua bolha por ter a novidade do momento.
Como na própria natureza, o pavão já prova que quem se destaca se dá melhor. Isso é um conceito muito presente em nossa mente ainda hoje.
4. Gatilho da Prova Social
Esse gatilho é usado muito atualmente por influenciadores digitais. O ser humano é um animal sociável, isso não quer dizer só que ele vive em sociedade, quer dizer que isso faz parte de quem ele é intrinsecamente.
Portanto, seu comportamento será ditado pelo o que é socialmente aceito em sua bolha, cultura, contexto e realidade, sendo influenciado pelos alfas dessa mesma bolha.
“Eu não vi, mas minha esposa viu e adorou.” -Santos, Silvio
5. Gatilho da Autoridade
Esse, talvez seja, o que alimenta o bolso de muitas agências de marketing digital. Todas as pessoas que têm contato com marketing digital, pela primeira vez, querem usar este gatilho.
Esse gatilho faz com que a sua palavra seja lei em determinado meio e em determinado assunto, fazendo com que a sua opinião influencie outras pessoas nas tomadas de decisão.
Trata-se de uma leitura que fazemos de uma pessoa pelo seu cargo e/ou nível de conhecimento sobre um determinado assunto. Essa pessoa pode até estar falando algo equivocado, mas com convicção, ganhará a atenção dos demais.
6. Gatilho da Reciprocidade
As famosas “iscas digitais” na internet, que são muito utilizadas hoje, são o maior exemplo desse ponto.
Um exemplo dessas iscas é quando entramos em aplicativos de entrega de comida, ou de motoristas, e você ganha logo de cara vários descontos, com uma comunicação próxima e afetiva.
O resultado disso é que, inconscientemente, você se sente em dívida com aquele app que te ofereceu um super presente, fazendo com que você avalie bem seu trabalho, ganhando a sua confiança e até se tornando um promotor da marca deles. Isso melhora, e muito, a forma como os usuários enxergam a experiência que tiveram com a sua marca.
Outro exemplo muito comum do gatilho da reciprocidade é quando recebemos um presente de alguém totalmente de surpresa. O que acontece? Você fica com sentimento de dívida com essa pessoa enquanto não retribuir esse afeto com um presente também. É recíproco.
7. Gatilho do Porquê
Dar razão e propósito a uma atividade, ou causa, é o que engrandece a mesma.
É o que vemos com as propostas do Elon Musk ultimamente. Chegar à Marte é uma promessa que tem um grande propósito, o que acaba atraindo muito mais as pessoas e inspirando aqueles que já trabalham com ele em sua companhia.
Em outras palavras, o gatilho do porquê permite dar um objetivo e um propósito maior a qualquer proposta.
Case de Sucesso
Criado como um blog para tratar da profissão de secretariado executivo, o Manual da Secretária fundado por Bianca Rosário, atingiu em março/2019 mais de 130 mil visitas mensais em seu blog. Foi por meio deste projeto que nasceu o maior evento online de secretariado na América Latina, a Semana do Secretariado.
Durante toda a história do blog, nunca houve nenhum investimento em anúncios pagos para aumentar as visitações no site. Todos os acessos e todo o público vieram por meio de estratégias orgânicas de produção de conteúdo.
Com o tempo, o conteúdo foi sendo disseminado em diversos formatos: textos escritos, gravações de vídeos, entrevistas, palestras, cursos, podcasts e disponibilização do conteúdo escrito em áudio.
Diante de tudo isso, é importante ressaltar que, o que levou a essa variedade de conteúdo e a expansão do seu alcance partiu inicialmente da escrita.
Nossa Nave tem orgulho de fazer parte da história de sucesso do blog Manual da Secretária, um projeto que desde 2016 só decola!
Quer saber mais detalhes sobre o case de sucesso do Manual da Secretária? Então clique aqui!
Este é um exemplo da estratégia que aplicamos de copywriting que resultou em mais de 130 mil acessos mensais orgânicos no blog em 3 anos de trabalho contínuo.
Conclusão
Se você chegou até aqui, você já deve ter notado que esse texto que está lendo faz parte de nossa estratégia de inbound marketing baseada em escrita, não é mesmo?
Se você reler o texto agora, vai ficar fácil perceber que alguns dos gatilhos mentais comentados foram usados na estrutura dessa escrita.
Nós só indicamos aquilo que testamos e avaliamos. Inclusive, você está entre as 20 mil pessoas que passam em nosso blog todo mês =)
Como estão os acessos do seu site e as conversões ultimamente?
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.