Cresça e apareça! Como melhorar a presença digital da sua empresa
4 de setembro de 2017Plano de Marketing Digital – Guia fácil para criar o seu!
28 de outubro de 2017Olhe à sua volta e perceba o que as pessoas estão fazendo. A não ser que você esteja sozinho lendo este artigo, uma parcela considerável das pessoas provavelmente está com o smartphone em mãos, acessando a internet, e qualquer uma delas poderia estar no site da sua empresa.
O site da sua empresa é um ativo digital gerador de receita, na verdade, é o ativo mais valioso que sua empresa possui na internet. Portanto, ele precisa ser tratado como tal. Você precisa ter um investimento que leve seu site a ser um fator de crescimento na sua receita.
Site e vendas: esses são dois elementos que toda empresa que deseja crescer precisa prestar atenção. Afinal, a criação de um website é capaz de gerar uma série de benefícios para a organização, especialmente no campo de vendas.
Segundo dados do IBGE, mais da metade dos brasileiros tem internet em casa, no celular e/ou no computador. Isso significa que é cada vez mais provável que as pessoas usem essa ferramenta para suas decisões de compra. Afinal, é mais fácil usar mecanismos de pesquisa como o Google do que andar até achar o que precisa, não é?
O endereço eletrônico pode ser utilizado como uma potente ferramenta de vendas que, quando combinada às estratégias certas, é capaz de atrair um público qualificado — ou seja, que está buscando exatamente o que é oferecido pela empresa.
Mas não adianta cuidar apenas da estética e mais bonito e ponto final: é preciso criar um site estratégico.
Quando bem criado, os benefícios entre a relação site e vendas para uma empresa são diversos.
5 vantagens que a implementação de um website pode gerar para a organização
1. Difunde a marca no ambiente online
O primeiro grande benefício de ter um site é a possibilidade de levar os produtos e serviços oferecidos pela empresa ao conhecimento de mais pessoas.
A partir de uma boa apresentação do que a sua empresa faz e dos produtos que vende, mais consumidores poderão comprar ou contratar os serviços oferecidos, aumentando sua carteira de clientes.
Se a sua marca for além e investir em um blog, é possível criar conteúdo exclusivo e estratégico para atrair tráfego de buscadores como o Google, fazendo com que ainda mais pessoas conheçam e confiem no seu negócio.
2. Permite a criação de um canal de vendas online
Já deu pra perceber que ter um canal de vendas na internet aumenta os resultados de uma empresa, certo? Isso acontece porque, mesmo com a crise, o setor de comércio eletrônico não para de crescer.
Os brasileiros estão se adaptando ao e-commerce, e se a sua empresa não contar com um canal de vendas online, ela ficará para trás. Por isso, além do site, é muito importante ter também uma loja virtual. Pode ter certeza: contar com uma vitrine digital que funciona 24 horas por dia e está disponível a um clique, certamente aumentará suas vendas!
3. Possibilita a atração dos melhores clientes
Não basta apenas criar um site, uma loja ou um blog para que a sua empresa passe a vender mais: também é importante contar com estratégias e conhecer alguns conceitos de marketing digital e marketing de conteúdo.
Aplicando as estratégias certas de inbound marketing, você será capaz de atrair os melhores clientes — ou seja, aqueles que estão buscando exatamente o que a sua empresa oferece. A partir de blog posts, e-books e conteúdos relevantes para o público-alvo, é possível atraí-los ao seu site e alimentá-los com informações até que uma ação seja tomada.
4. Constrói autoridade na área de atuação
A partir da criação de um conteúdos relevantes — seja respondendo perguntas, falando de benefícios de produtos/serviços ou com a criação de guias —, você pode aumentar a autoridade no seu segmento. Isso porque, quanto mais compartilhamentos um post tiver, por exemplo, mais pessoas terão acesso a esse conteúdo.
Para o Google, o maior sistema de buscas da atualizada, quanto mais popular é o site, mais respeitado ele é dentro da sua área de atuação, tornando-se uma referência e figurando nos primeiros resultados do buscador. Essa é uma estratégia barata e que gera muitos resultados para o negócio.
5. Aumenta o número de clientes fiéis
O último benefício dessa relação site e vendas é a possibilidade de aumentar exatamente aquela parcela de cliente que toda empresa deseja ter: os clientes fiéis.
Para isso, é preciso investir em estratégias de fidelização. Experimente oferecer um desconto na próxima compra a cada x reais gastos no seu site, por exemplo.
Outra opção é presentear com um produto o cliente que indicou x amigos que fecharam negócio com a empresa. Essas atitudes simples farão toda a diferença na percepção da sua marca e na fidelização.
E aí, gostou de saber como o site influencia nos resultados da empresa? Então vamos seguir adiante. =)
Como criar um site alinhado à sua estratégia de marketing?
Um site estratégico vai ajudar a mostrar quem é a sua empresa, refletindo valores e metas. Dessa forma, você atrai o clique inicial, gera leads, ajuda a convertê-los em clientes e também fideliza-os à sua marca.
Por isso, criar um site estratégico é fundamental. Ele é a principal ponte entre você e o seu público, dentro e fora da internet.
Para entender melhor, leia o artigo: Planejamento Estratégico para Criação de Empresas Vencedoras
Além de material institucional, ele também vai abrigar o conteúdo do seu blog (que será replicado em suas redes sociais), contato, depoimentos de clientes, e-commerce etc.
Também será o lugar para colocar as suas landing pages no ar, facilitando a etapa de atração e qualificação dos leads e aumentando as inscrições para a sua base de e-mails.
Comece pelo planejamento
O ponto principal para criar um site estratégico é o planejamento.
Defina os objetivos do seu negócio, o perfil do seu público e transforme o seu site em um espaço virtual que ajude seu negócio a conseguir mais clientes. Vale lembrar que ele precisa estar alinhado à sua identidade visual e aos objetivos de marketing online e offline da marca.
Crie um design personalizado
O design é parte fundamental de qualquer site — afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Um design atrativo, limpo e organizado chama a atenção e proporciona uma boa experiência ao usuário, fazendo com que ele tenha vontade de continuar navegando na página do seu negócio.
Se o site tem um design confuso, com muitas informações desorganizadas e sem uma hierarquia clara, as chances do visitante abandoná-lo são maiores.
Uma experiência ruim frustrará o usuário, afastando-o e fazendo com que ele busque a concorrência. Portanto, pensar bem e planejar com cuidado o design do site é primordial.
Um site para vender vestidos de noiva certamente será diferente de outro para jogos infantis online, certo?
Mesmo que ambos tenham vitrine virtual, e-commerce, cadastro para newsletter entre outros, o mais provável é que o uso das cores e a disposição dos itens seja diferente.
Um design personalizado ajuda o visitante a se sentir à vontade para encontrar o que deseja e transmite a ideia do universo da sua área de atuação.
Voltando ao exemplo acima: se o seu público são as noivas, leveza, flores, fontes cursivas e tons pastéis são o caminho mais claro. Porém, se você quer conquistar os pequenos gamers, cores fortes e contrastantes, com fontes modernas e sem muito floreio têm mais impacto.
Deixe a navegação intuitiva
Certifique-se de que a navegação pelo site seja intuitiva, que não faça o usuário parar e pensar muito no próximo passo que ele deve dar enquanto navega pelas páginas.
Uma boa navegação pode garantir a permanência do visitante por mais tempo dentro do site, diminuindo a taxa de rejeição. Por isso, não deixe de realizar testes de usabilidade e de sempre fazer os ajustes necessários para que a navegação fique cada vez mais intuitiva.
Crie URLs amigáveis
A URL amigável é outra funcionalidade importante para o site da sua empresa. Seu objetivo é organizar melhor as seções do site, fazendo com que os buscadores identifiquem cada elemento dele mais facilmente. Portanto, certifique-se de que as páginas tenham URLs amigáveis e fáceis de identificar o seu conteúdo! Veja um exemplo:
- URL amigável: www.seusite.com.br/nossos-servicos
- URL não amigável: www.seusite.com.br/?categoria=servicos&post=5987
O formato da URL impacta a otimização para mecanismos de busca, o SEO. Com um link confuso e cheio de números e símbolos, esses mecanismos têm dificuldades em “adivinhar” qual parte do site o link se refere, prejudicando o seu posicionamento nos resultados de busca.
O ideal é que a URL mostre exatamente em qual página você está navegando através do nome explícito no link.
Crie conteúdo topo de linha
O marketing de conteúdo é fundamental para um site estratégico. A premissa básica é: informar para vender mais e melhor. Por isso, aposte na criação de materiais diversos e ricos que ajudem a otimizar o seu funil de vendas.
É como no exemplo do tópico anterior: noivas e crianças jogando online precisam de informações muito diferentes para comprar um produto.
Seu site deve descobrir quais as dúvidas que seu cliente tem sobre o que você oferece e, é lógico, resolvê-las.
Ao trabalhar as palavras-chave de forma correta e escrever conteúdos de valor, que realmente sirvam para ajudar os potenciais clientes a resolverem os seus problemas, o site da sua empresa terá tudo para conquistar bons resultados.
Preocupe-se com o SEO
Também conhecido como SEO, o Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para aumentar o tráfego orgânico da sua página, e se você quer ter bons resultados na internet, é crucial otimizar o site para que os mecanismos de busca — como Google, Yahoo! e Bing, por exemplo — encontrem-no com facilidade.
O SEO também vai ajudá-lo na hora de elencar as melhores palavras-chave para a elaboração do conteúdo e a definir quais posts e materiais produzir e divulgar.
Quando ouvimos “técnicas de SEO”, temos a tendência de pensar em algo complexo, difícil e caro de se fazer, não é mesmo?
Mas não é tão ruim quanto parece: em um site de empresa, basta fazer alguns simples ajustes para que ele comece a alcançar um melhor posicionamento nas ferramentas de busca.
Modificar o tamanho das imagens, utilizar boas tags do nicho de sua empresa e deixar o site amigável já são algumas otimizações que vão ajudar a sua empresa a obter os seguintes resultados:
- atingir os principais consumidores de seu negócio;
- ter credibilidade no nicho em que atua;
- obter mais conversões e melhores resultados.
Quer se aprofundar mais no assunto? Então leia o artigo: O que é SEO e para que serve: Um guia essencial para você entender como funciona
Use depoimentos
Os depoimentos são a Prova Social mais viva e influente que você pode conseguir. São seus clientes falando de forma autêntica sobre a experiência que tiveram com o seu produto ou o seu serviço. Estes depoimentos são vistos como mais confiáveis e honestos, daí a sua influência.
Além de tudo, coletar depoimentos é a forma mais eficaz de garantir que a sua empresa transmita confiança para os consumidores.
Faça testes A/B
É normal que a sua empresa tenha dúvidas sobre qual a cor ideal para o layout, a posição de cada elemento e o melhor formato a ser utilizado no site, mas pode ficar tranquilo.
Para resolver esses problemas, foram criados os testes A/B. Por meio deles, é possível analisar todas as cores, posições e formatos até achar o ideal, que realmente desperte interesse nos usuários e faça com que eles convertam em seu site.
Por conta disso, na hora de criar o site de empresa, não deixe de testar, inovar e buscar sempre um resultado melhor.
Pode ser que o layout não esteja amigável, que as cores não estejam convidativas, mas tudo pode ser resolvido, basta testar!
Utilize um certificado digital
Já notou que algumas URLs começam com “http://” enquanto outras começam com “https://”?
De maneira simples, o “s” extra significa que sua conexão com esse website é criptografada, de forma que hackers não possam interceptar nenhum dos seus dados. A tecnologia que equipa esse pequeno “s” é chamada de SSL, que significa Secure Sockets Layer.
Embora a principal função do SSL seja proteger informações entre o visitante e seu website, há benefícios também para a SEO. De acordo com Zineb Ait Bahajji, webmaster analista de tendências da Google, o SSL faz parte agora do algoritmo de classificação de pesquisa da Google:
“Ao longo dos últimos meses, executamos testes que levavam em consideração se os sites usavam conexões seguras e criptografadas como um sinal de nossos algoritmos de classificação de pesquisa. Tivemos resultados positivos, portanto, começamos a usar HTTPS como sinal de classificação”.
Saiba mais sobre o assunto e como implantar no seu site neste artigo: HTTPS: Tudo o que você precisa saber sobre Certificado SSL
O poder da psicologia para o seu site converter mais
Não adianta nada seu site ter milhares de acessos, se você não aumentar a taxa de conversão do seu site, não é mesmo?
Você já parou para pensar qual o percentual mensal que seu site contribui na receita da sua empresa? Quantos novos clientes seu site converte por mês? Você acha esse número satisfatório? Poderia ser melhor, não é mesmo?
Usar psicologia humana para vender mais é uma das práticas mais velhas que existem. Entender como que um cliente potencial pensa ao comprar seu produto é fundamental para que você consiga melhorar seus resultados.
O seus vendedores provavelmente já fazem algumas técnicas dessas. Mas será que o seu site também está adequado para o seu cliente ideal?
Descobrir e trabalhar as dúvidas e objeções frequentes deles na hora da compra, o ajuda a desenvolver uma forma de entrar em contato de maneira mais inteligente e eficaz.
Através da psicologia humana podemos separar alguns aspectos específicos que ajudam a melhorar a taxa de conversão do seu site:
Desperte desejo
Para fazer isso me responda uma pergunta: você acredita na sua solução?
Você acredita que seu produto/serviço ajuda empresas ou pessoas a melhorar? Então, é exatamente isso que o seu site precisa demonstrar.
Cada página do seu site precisa ter como objetivo demonstrar que a sua solução atende à necessidade do seu cliente ideal.
Desperte senso de urgência
Senso de urgência é encorajar o visitante a tomar a atitude agora, nessa mesma visita ao seu site.
Ele não pode ler seu conteúdo achar interessante e deixar para depois. É necessário que ele converta agora.
Existem muitos exemplos que empresas, principalmente do mercado B2C, que tentam criar um senso de urgência nos seus visitantes e clientes, criando algumas táticas como:
- Ofertas relâmpago;
- Garantindo um valor mais baixo se for adquirido na hora;
- Email marketing com ofertas, por exemplo: última chance de ter nosso desconto de 20%;
- Cupons de desconto;
- Vagas limitadas;
- Entre outros.
Remova barreiras e objeções
Quais são as objeções dos seus clientes em relação aos seus produtos? Eles dizem que são caros? Eles não enxergam a necessidade de adquiri-los? Você já realizou uma pesquisa para saber essas respostas?
Se ainda não realizou, você precisa imediatamente parar o que está fazendo e procurar entender quais são as objeções de seus clientes ideais.
Você nunca vai conseguir melhorar sua conversão sem antes tratar as objeções dos seus clientes.
Tenha um espaço para comentários
Muitos compradores antes de efetuar uma compra consultam a opinião daqueles que já adquiriram o produto para saber se gostaram ou não, se tiveram algum problema e etc. E são esses comentários que podem ser decisivos na hora da compra.
Por isso, uma dica para converter visitantes em clientes é implantar em seu site um sistema de comentários onde as pessoas possam expor suas opiniões a respeito do produto que adquiriram ou até mesmo avaliá-los. Comentários positivos e boas avaliações são grandes incentivos para a efetuação de novas compras.
Transmita segurança
Muitas pessoas não se sentem seguras em efetuar compras na internet, por isso, uma forma de transmitirmos segurança e confiança a elas é fornecendo os contados de nossa empresa como telefone e email, utilizando selos de segurança ou apresentando clientes que já solicitaram o serviço ou compraram o produto.
Insira Calls to action
Outra maneira de converter visitantes em clientes é utilizar bem o call to action, uma chamada à ação – um incentivo a determinada atitude. São frases que devem ser curtas, diretas, estar no imperativo e em destaque na página de seu site.
Mas vale lembrar que estar em destaque não quer dizer abusar dessa estratégia, pelo contrário, essas frases devem ser usadas no momento certo e de forma coerente.
O seu site deve ser responsivo
Um site é considerado responsivo quando ele é desenvolvido para se adaptar a qualquer tamanho e resolução de tela.
Em outras palavras, é um único site, com uma única estrutura de código-fonte, que identifica o tamanho da tela do dispositivo que o acessa e rearranja objetos, redimensiona imagens e fontes, além de posicionar elementos de forma a permitir uma experiência fácil e design agradável para o usuário de qualquer aparelho.
Mas atenção: não confunda sites responsivos com sites que simplesmente são feitos em versões para mobile!
Estes, na verdade, são dois (ou mais) sites: um para desktop e outro para telas menores, que não se adaptam automaticamente para tamanhos diferentes para os quais foram programados. Vamos entender um pouco mais?
Possuir um site responsivo é — no contexto atual de sociedade, tecnologia e mercado — uma obrigação de todo empresário que vende pela web. Como isso afeta as vendas? Positivamente, claro! Veja porquê:
Compras via mobile estão crescendo
Ainda com base em dados da mesma pesquisa citada, cresce a parcela da população mundial (e brasileira) que já fez pelo menos uma compra via dispositivo móvel. O índice, que era de 15% ao final de 2014, fechou o ano seguinte em 21%.
Pode-se concluir então que o brasileiro está começando a se acostumar a fechar compras via dispositivos móveis, deixando de lado a desconfiança e abraçando a praticidade e agilidade do processo.
Um site responsivo diminui as taxas de rejeição
Se algum de seus futuros clientes acessar o seu site via dispositivo móvel e encontrar alguma dificuldade ou estranhamento, é certo que ele sairá do seu site e desistirá da possível compra. Evite essa situação construindo um bom site responsivo, que se adapte a todas as realidades “mobile” disponíveis.
Um site responsivo se integra melhor com redes sociais
Se você promove campanhas de geração de leads por meio de conteúdo propagado nas redes sociais, é muito importante que o seu site seja responsivo e permita que o usuário acesse seus links de maneira ágil e sem dores de cabeça.
Conclusão
Lembre-se: o site da sua empresa não deve ser feito para você, mas sim para seus clientes. Você deve saber como seus visitantes pensam para conseguir melhorar suas conversões.
Qual é sua taxa de conversão hoje? Qual é o seu objetivo de vendas esse ano? Ponha no papel quanto que precisa melhorar para atingir seu objetivo e corra atrás para conseguir.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!