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13 de fevereiro de 2020Como alavancar as vendas da sua clínica odontológica com marketing digital
16 de abril de 2020O Data Driven Marketing é a evolução natural do Marketing Digital e não para de ganhar espaço no mercado.
Empresas de todo tamanho hoje têm acesso a ferramentas, plataformas e recursos que geram dados com base no seu público-alvo, analisam as informações e criam estratégias baseadas em dados para tomada de decisões mais eficientes.
Aqui você vai ter a base para fazer as mudanças necessárias em sua empresa. Vamos nessa?
A seguir você vai aprender sobre:
- Marketing antes do Data Driven
- O que é Data Driven
- Como a Coca Cola descobriu o Data Driven Marketing
- Data Driven Marketing
- O uso do Big Data
- Como aplicar Data Driven Marketing
- Se você chegou até aqui…
Marketing antes do Data Driven
Por muito tempo, o marketing foi comparado à arte com pouca base de psicologia, e com o tempo, se tornou normal o uso do Neuromarketing. Hoje temos uma nova evolução com o Big Data no marketing.
Antes de termos ações baseadas em dados reais e diretos de nossos consumidores, o que se fazia era seguir o que deu certo com o concorrente.
Se alguém fazia algo de diferente, aquilo virava inovação e depois regra de mercado, mesmo quando claramente servia somente para um mercado ou um só tipo de consumidor.
Até hoje, alguns segmentos ainda usam as mesmas técnicas de marketing e vendas antigas, com a mentalidade de “não mexer no que está dando certo”.
Esse pensamento pode se tornar um problema.Vemos hoje empresas bancárias com mais de 30 anos com medo de Fintechs que tem menos de 5 anos de vida, mas com o diferencial positivo e uma vantagem competitiva de serem baseadas em uma gestão Data Driven.
O que é Data Driven
Data Driven é um tipo de gestão de negócios baseada em colocar os dados no centro das decisões.
As informações coletadas serão a base das estratégias criadas e podem ser usadas no marketing, em vendas, no endomarketing, nas campanhas de incentivo, na criação de conteúdo e etc.
Costuma estar ligada a grandes quantidades de dados, grande o bastante para serem analisados, entender os resultados das ações ligadas a estes dados e transformar em mais inputs para enriquecer um cenário ou uma base de contatos.
Com essas informações que geram mais informações, você pode ir fechando o cerco em torno dos melhores resultados e chegar na estratégia ou campanha perfeita, isto é, ideal para o seu negócio.
Muitas empresas já aplicam o Data Driven sem ter conhecimento disso. Quer um exemplo? Quando elas usam campanhas de Google Ads.
Google Ads é uma plataforma baseada em dados, que quando acompanhados de perto, geram uma gestão Data Driven do projeto, pois as alterações que você irá aplicar em seus anúncios são baseadas nos dados do retorno que o anúncio deu.
Isso fica mais claro para empresas que investem bastante na plataforma e tem grandes quantidades de pessoas passando por seus anúncios.
Antigamente, as decisões no marketing partiam de pesquisas menos objetivas e mais intuitivas, e que abriam margem para erros, como o case da Coca-Cola nos anos 80.
Como a Coca-Cola descobriu o Data Driven Marketing
Até 1985, a Coca Cola era líder de mercado sem chances de perder o posto, até começar a ser ameaçada pela Pepsi, sua principal concorrente nos EUA.
Essa concorrência fez com que a Coca-Cola se mexesse, e para resolver o problema, a solução que acharam foi lançar um novo sabor.
O novo sabor era chamado de “New Coke” (nos EUA o refrigerante clássico tem o nome de “Coke”, portanto seria a “Nova Coca-Cola”).
Fizeram como o mercado mandava na época: saíram às ruas fazendo teste cego com milhares de pessoas. Colocavam a Coke normal e a New Coke, e perguntavam qual a pessoa gostou mais. O resultado? Foi apontado que a New Coke era mais apreciada que a Coke clássica.
O lançamento de um novo produto que parecia ser um grande acerto se tornou uma tragédia de estratégia. Foi tão desastroso que o novo produto só durou 79 dias nas lojas, quando a empresa decidiu voltar com o produto clássico.
E aí está o erro que não foi levado em conta: os dados de comportamento não eram o suficiente e a marca não levou em consideração o quanto as pessoas eram apegadas pelo produto clássico.
Em seus 200 mil testes cegos, a pergunta principal estava errada. Eles perguntavam sobre o novo sabor do refrigerante sem informar que ele substituiria o antigo. Por isso, o desastre aconteceu.
Após o caso, a empresa voltou com o refrigerante clássico e lançou a New Coke com um novo nome, Coke 2, em 1992.
Para evitar problemas desastrosos como este, que podem custar a falência de uma empresa, é fundamental implementar estratégias de Data Driven Marketing.
Data Driven Marketing
Data Driven Marketing é o marketing baseado em informações, aplicado em todos os pontos de contato com o cliente.
Deve-se aplicar o Data Driven Marketing para te deixar mais perto possível de compreender o que seu cliente realmente quer e necessita antes de oferecer a ele, ou ainda oferecer da forma certa o seu produto para quem realmente vai adquirir ele.
Você vai sentir melhorias na aquisição do cliente e no atendimento, do primeiro contato do cliente com sua marca até o kickoff com o cliente.
Imagine se você pudesse saber exatamente o que dizer, palavra por palavra, para convencer alguém a comprar o seu produto. É isso o que a gestão Data Driven te oferece de vantagem, o poder de testar todas as possibilidades, até chegar na estratégia mais eficaz.
Você poderá saber desde os melhores dias para postagem em rede social, fazer testes de botões em seu site, até escolher o discurso de venda perfeito, e claro, verificar a eficácia de tudo.
Quanto mais dados conseguir colher, melhor será o ajuste fino de sua estratégia. No final, você conseguirá melhores resultados se tiver como gerar um Big Data.
Mas cuidado: quantidade de dados não significa qualidade de dados.
O uso do Big Data
Big Data é o conjunto de ferramentas ou ações que geram o processamento de dados em grandes quantidades e podem coletar, analisar e disponibilizar dados organizados da forma como você quiser.
O cruzamento de dados dentro do Big Data é tão rápido e assertivo hoje que é usado para criação de inteligências artificiais. É a mesma tecnologia que vai te ajudar com seus futuros clientes quando estiver fazendo uma gestão Data Driven.
A análise de dados nesse item é o ponto mais importante para você quando falamos em Data Driven, pois é através do cruzamento de dados que saem as campanhas e estratégias vencedoras.
Como aplicar Data Driven Marketing
Com o Data Driven Marketing, você poderá se aproximar mais do produto e da entrega perfeita.
Para quem quer entender um pouco mais a fundo a parte técnica da aplicação do Data Driven no marketing, recomendamos fazer o minicurso do pessoal da Hariken.
O minicurso não vai muito a fundo na criação de campanhas, mas te mostra um exemplo de criação do zero:
Tudo começa com a geração de dados, depois passa para a análise de dados e, por fim, a criação da estratégia.
Formas de gerar dados
Para ter essa ferramenta de gestão no seu negócio, é preciso primeiro gerar dados. E existem várias formas de fazer isso.
A seguir vamos listar algumas:
Rede de pesquisa (Google)
Quando uma pessoa entra em seu site, ela gera um cookie, um histórico do que ela fez dentro do seu site, e isso pode ser lido por algumas plataformas.
Junto a isso, você consegue os cookies de outros sites onde ela navegou. Com isso verá as intenções e gostos dessa pessoa mais claramente.
Essa forma de verificar dados públicos servem para quem já tem grande número de acessos.
Anúncio
Criar várias versões de anúncios dentro de uma plataforma de mídia paga, criando cada um com discursos de vendas diferentes que queira testar.
Fazendo somente uma mudança por vez em cada um deles, terá um teste que chamamos de A/B, que te mostrará quais os pontos que mudaram e trouxeram melhores resultados.
Dependendo da plataforma que escolher para fazer os anúncios, você não precisa nem ter um site no ar. Neste sentido, você também terá uma noção de retorno no discurso que está trabalhando.
Newsletter
Criar uma newsletter em seu site para poder distribuir notícias e novidades do mercado, assim como pensamentos sobre um determinado assunto para as pessoas que se inscreveram no site.
Essa ação faz com que você, de primeira, já conecte a pessoa que está te fornecendo os cookies a um endereço de email.
Com esses dados, você consegue saber as páginas que a pessoa acessou no seu site, te dando pistas dos interesses dela que podem ser aproveitadas para criar campanhas mais direcionadas, segmentadas a um grupo de pessoas que tiveram o mesmo comportamento que ela.
Desta forma, você consegue personalizar a sua comunicação de uma maneira eficaz e assertiva.
E-book
Através de materiais de “isca” como E-books, você consegue pegar muitos dados de uma vez só.
Esse canal de aquisição de leads e enriquecimento de dados é baseado no quanto a pessoa vai ficar agradecida pelo material que você disponibilizou “de graça” para ela.
Na verdade, o que você está cobrando dela são os dados, como Nome, Email, Telefone, Empresa e até perguntas mais específicas, desde que o material que você esteja fornecendo seja bom o suficiente para ela querer te retribuir.
Neste caso, você já começa com uma qualidade maior, mas a quantidade de pessoas que trocam dados por conteúdo tende a ser bem menor que outros canais de aquisição de leads.
Promoção
Promoções, sejam elas descontos ou sorteios, são boas iscas para as pessoas se cadastrarem fornecendo um bom número de dados.
Quando você se cadastra em qualquer loja para ganhar seu cartão de descontos, ou um cupom de desconto ou participar de um sorteio, você está abrindo mão dos seus dados mais uma vez para ter uma vantagem imediata.
Normalmente aqui se consegue um grande número de pessoas, porém com dados de baixa qualidade.
Formas de analisar dados
Muitas ferramentas estão disponíveis no mercado para ajudar a vida do analista de dados, mas nenhuma delas substitui o gerenciamento da estratégia para boa manutenção de seu funcionamento juntas.
Vamos ver alguns exemplos de ferramentas?
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, oferece soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros.
Oracle
Com as soluções de Big Data da Oracle, dados de entrada massivos podem ser processados, armazenados e utilizados como base para novas estratégias de negócios que beneficiam Analistas de negócios, Cientistas de dados eTI.
Hariken
Com a Universal Data Manager (UDM) da Hariken, entenda o comportamento de cada visitante. Converse de maneira inteligente, pessoal e assertiva.Descubra o comportamento de cada pessoa na sua audiência e exporte seus dados com precisão para suas ferramentas de marketing.
Zeeng
A Zeeng é a primeira plataforma de Big Data Analytics totalmente voltada para a comunicação e marketing do mercado brasileiro.
Para construir, entender e se relacionar bem com seus usuários e clientes, é fundamental que gestores e diretores possam entender o momento da marca e seus competidores dentro de vários canais digitais.
Formas de criar estratégias baseadas em dados
Sabendo que o Data Driven Marketing é uma forma de criar ideias com base em dados, nesse ponto você já deve ter um bom número de dados usando uma ou mais formas apresentadas acima para enriquecer sua base.
É muito importante que você faça o armazenamento de dados de forma que consiga cruzar todos eles da maneira que for ideal para a sua estratégia. E um ponto ainda mais importante: que você colete dados de qualidade, pois de nada vale a quantidade de dados se os mesmos não forem capazes de trazer resultados que impactarão a sua boa tomada de decisão.
Com isso feito, vem a hora de criar sua estratégia ou campanha baseado em tudo que fez até agora, ou ainda ajustar campanhas que já estão no ar.
O modo correto de fazer isso é fazendo um teste por vez. Se os dados que juntou deixam dúvidas ou apontam um caminho ambíguo, crie a estratégia com bifurcações e testes A/B, para entender qual o melhor caminho a seguir.
As tendências e comportamentos mudam muito rapidamente, e você tem que entender que essa forma de gestão é contínua e deve ser usada em todos os momentos da campanha para surtir efeito.
Não adianta criar uma estratégia baseada em dados e depois não acompanhar os dados gerados por ela, pois se fizer isso, todos os seus ajustes serão ineficientes. E se não ajustar ela após a criação, com o tempo ela ficará obsoleta.
Se criar uma estratégia com ajustes baseados em dados, e ao final dela não analisar os resultados apresentados, você terá problemas na próxima estratégia, iguais aos que teve nesta. A ideia central é aprender com erros passados.
Portanto, para criar uma estratégia dentro do Data Driven Marketing, você vai precisar de formas de aquisição de dados do público, ferramentas, profissionais de análise de dados e uma equipe para criação de campanhas baseadas em dados que sejam orientadas para o crescimento contínuo.
Se você chegou até aqui…
É porque quer transformar a gestão de sua empresa em uma gestão Data Driven ou se está perdido com sua estratégia no momento…
Se for isso, calma, nós temos uma notícia ruim e uma boa para você.
A notícia ruim é que você está pelo menos 5 anos atrasado, dependendo do quão fora você está de uma gestão baseada em dados.
A boa notícia é que podemos te guiar nessa transformação digital pela qual sua empresa vai passar ou está passando, indicando as melhores ferramentas, analisando dados e criando estratégias assertivas para o seu tipo de negócio seja lá qual for.
Ter uma empresa que toma decisões baseadas em pura ciência, isto é, em dados, nunca esteve tão perto de você.
Te convidamos a entrar na nossa sala de comunicação da nave e bater um papo com a nossa tripulação agora mesmo! ???
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