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9 de março de 2018Planejamento de campanhas, estudo de público-alvo, melhores estratégias para cada rede social e… previsão de faturamento? Pois é! Combinando as funcionalidades do marketing digital, é possível ter uma estimativa do quanto sua empresa lucrará com as ações desempenhadas.
Neste artigo, você descobre de que forma o marketing permite que os resultados sejam prospectados com base em ações totalmente direcionadas e índices altamente analisáveis.
Por que investir em marketing?
Sabemos que o mercado atual segue tornando-se cada vez mais competitivo, e ter uma presença digital casada com ações de relacionamento offline é indispensável aos negócios que buscam crescimento e destaque em seu segmento.
Mas não basta apenas estar lá. É preciso pensar estrategicamente na melhor forma de fazer isso. E é aí que entra o trabalho de marketing.
Pensar, planejar, avaliar, executar e mensurar são algumas das etapas de um processo de ação estratégica. Se bem feitos, eles podem ser decisivos quanto aos rumos de todas as ações da empresa, não somente as relacionadas diretamente ao consumidor.
Com um bom trabalho, é possível identificar desvios no processo produtivo e pontuar de que maneira eles impactam na entrega do serviço ou produto final, definir quais os segmentos mais vendáveis do negócio e por que é importante concentrar esforços neles, conhecer o perfil do público consumidor e separá-los em nichos, tornando possível uma comunicação direcionada, entre outros.
Como o marketing influencia na previsão de faturamento de uma empresa?
Já deu para ver como o marketing pode trazer resultados decisivos para uma empresa, não é? Mas ainda vamos além! Você confere agora de que forma ele atua diretamente na previsão de faturamento de um negócio.
Ações estratégicas, resultados visíveis
Atrair, cativar, reter, efetivar a venda. Todos esses processos contam com um dedinho do marketing e, se feitos de forma coerente e bem planejada, podem trazer resultados que contribuirão diretamente no faturamento da empresa.
Os resultados aparecem quando os esforços são bem direcionados às frentes de trabalho com o cliente. Novos clientes demandam uma estratégia baseada na novidade, no encantamento e no reforço de marca, uma vez que, para quem ainda não consome o serviço de uma empresa, diferenciá-la num mar de concorrentes pode ser decisivo para a tomada de decisão de compra.
Já os clientes antigos exigem uma metodologia voltada à fidelização: bonificações, descontos, privilégios exclusivos, linguagem próxima e disponibilidade no atendimento fazem muita diferença na hora de colocar na ponta do lápis os resultados da companhia no mês.
Para garantir o sucesso de uma estratégia, é preciso combinar equipes bem treinadas, marketing de relacionamento efetivo, ações digitais personalizadas e conteúdo ativo relevante e adequado ao perfil do consumidor.
Quer potencializar seus resultados?
Transformar os esforços de marketing numa ferramenta ainda mais poderosa é possível graças a alguns elementos adicionais.
Automação e mensuração: uma dupla de sucesso
Uma das variáveis responsáveis pela oscilação do faturamento de uma empresa é a qualidade e tempo gastos com o atendimento aos clientes. Para facilitar esta etapa do processo e trazer estabilidade e agilidade ao atendimento, um recurso interessante é a automação.
O processo de automação permite que o público-alvo seja atingido de forma personalizada, mas em grande escala, graças ao uso de ferramentas digitais.
Com a automação, é possível também obter dados sobre todo o processo de marketing (taxa de abertura de e-mails, taxa de rejeição de conteúdos oferecidos, histórico de conversas via chatbot etc.) e analisá-los de forma crítica, observando pontos de melhoria e fazendo ajustes na metodologia utilizada.
Conhecimento de causa: invista numa equipe que sabe o que faz
Além das ferramentas, o trabalho de profissionais especializados faz o arremate em todos os tópicos abordados acima.
Uma agência focada no trabalho de marketing é capaz de analisar a atuação da empresa com criticidade e conhecimento de causa, estruturar um planejamento baseado naquilo que de fato é interessante, dado o objetivo da marca, e mensurar os resultados gerados pelas ferramentas de automação de forma precisa e contínua.
Agora você já sabe como transformar o marketing numa ferramenta ainda mais potente, utilizando-a também para auxiliar na previsão de faturamento de sua empresa.
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