Como atrair clientes revelando o lado humano da sua marca com o Marketing 4.0
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21 de outubro de 2018De acordo com um estudo realizado e divulgado em 2018 pela Accenture Interactive, empresa que oferece serviços de consultoria e estratégia empresarial, 91% dos clientes ficam propensos a consumir marcas que os reconheçam.
Fidelizar clientes não se trata somente de oferecer um produto ou serviço de qualidade excepcional. O atendimento, no final das contas, é o que mais pesa na decisão do consumidor de continuar ou não se relacionando com determinada empresa.
Você já investe no bom atendimento aos consumidores? Pois deveria! A seguir, confira o porquê investir na fidelização de clientes e como fazer isso.
Por que investir na fidelização de clientes?
Confira abaixo bons motivos para investir nisso, conseguindo assim mais vendas e o seu espaço no mercado.
Cliente fiel sempre volta
Quando um cliente comprova a qualidade daquilo que a sua empresa oferece e tem uma jornada de compra satisfatória, é muito provável que ele volte.
Ao encontrar o que estava procurando (bom produto, bom atendimento e uma marca confiável), o cliente não tem motivos para comprar com o concorrente, já que todas as suas necessidades foram sanadas.
A receita se torna previsível
Com a fidelização de clientes, é possível ter uma estimativa do quanto a empresa espera ganhar. É claro que essa estimativa deverá ser baseada em dados concretos obtidos por meio do estudo da frequência de compra dos consumidores, da média dos seus gastos e da média de novos compradores, entre outros.
Cliente bem atendido recomenda a sua empresa
Você se lembra de já ter adquirido um produto ou serviço muito bom e o recomendado para conhecidos ou familiares, sem pensar duas vezes?
Pois é, o marketing boca a boca ainda funciona, e muito bem! Com ele, a mensagem da sua marca se espalha (sem custos adicionais para a empresa) e alcança outros clientes. Para que isso aconteça, no entanto, é necessário oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor.
Afinal, como fidelizar clientes?
Além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, base para qualquer empresa de sucesso, siga as dicas abaixo.
Organize os processos internos da empresa
Para isso, considere utilizar um sistema de gestão empresarial, o qual garante o controle eficiente das áreas financeira, de compras, de vendas e de estoque, por exemplo. Imagine perder um bom cliente para a concorrência apenas porque faltou determinado produto. Complicado, não é?
Além das funcionalidades citadas, o sistema ERP abrange o cadastro de clientes, produtos, serviços e fornecedores. Ele também possibilita um controle de atendimentos para organizar os chamados dos clientes.
Em suma, é possível organizar os processos internos da empresa e assim melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento, com rapidez no recebimento do pedido, na separação do produto no estoque e na entrega.
Invista em um software de gestão de relacionamento com o cliente
Oferecer suporte antes, durante e depois da venda é fundamental para acompanhar a jornada de compra do cliente e fidelizá-lo.
Além de manter o registro das interações com cada cliente, fornecer dados sobre os últimos produtos ou serviços oferecidos e oferecer informações sobre o tempo que levou para solucionar determinado problema, o software de CRM também ajuda a transformar visitantes em leads e, depois, em clientes.
Sempre considere os feedbacks recebidos
Ainda segundo o mesmo estudo mencionado no início deste artigo, 48% dos consumidores entrevistados já desistiram de comprar em determinado site, optando por outro, em razão da baixa qualidade da experiência de compra.
Considerar os feedbacks dos clientes, tanto em lojas físicas quanto virtuais, é essencial para melhorar a experiência do consumidor, realizar um bom atendimento e conseguir a fidelização. O feedback, por se basear em opiniões diretas daqueles que investem o próprio dinheiro em seu produto ou serviço, é uma ferramenta valiosa para melhorar toda a conjuntura empresarial.
Além do que já foi mencionado, veja outras formas de fidelizar clientes:
- facilitar formas de pagamento;
- capacitar a equipe para o melhor atendimento;
- oferecer brindes ou promoções;
- ter mais de um canal de atendimento.
Neste artigo, apresentamos motivos para investir na fidelização de clientes e algumas formas de fazer isso, melhorando assim o fluxo de trabalho da equipe e do gestor e contribuindo para a eficiência no atendimento aos consumidores.
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