Gestão de marketing: veja quais são as melhores práticas de mercado
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24 de maio de 2019Sua empresa está preparada para seguir o fluxo de nutrição? Essa é uma estratégia essencial para transformar seus leads em clientes. Apesar de muitos profissionais focarem suas ações na geração de leads, alguns ainda não sabem como gerenciar uma lista de contatos e mantê-la aquecida.
Com isso, perde-se a oportunidade de conhecer melhor os consumidores, o que é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Se você ainda não entende como fazer um fluxo de nutrição corretamente, fique atento ao artigo a seguir.
Vamos abordar o conceito dessa estratégia e quais benefícios ela gera para sua empresa, além de apresentar algumas dicas indispensáveis para um bom fluxo de nutrição. Boa leitura!
O que é um fluxo de nutrição e quais são os benefícios dessa estratégia?
Trata-se de uma estratégia para nutrir o potencial cliente com conteúdos de qualidade e relevantes, permitindo que ele desenvolva um relacionamento sólido e duradouro com sua marca. Dessa forma, a empresa será vista como a mais qualificada para atender às suas necessidades.
Esse relacionamento é estabelecido por uma sequência de e-mails. O envio das mensagens depende da etapa na qual o consumidor se encontra em sua jornada de compra:
- descoberta e aprendizado;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- avaliação;
- compra.
Compreender o consumidor e entregar a ele a melhor solução são cuidados que fazem com que o fluxo de nutrição traga resultados significativos para as empresas. De acordo com dados da Forrester Research, investir em campanhas utilizando o fluxo de nutrição pode aumentar em 50% o volume das vendas de um negócio.
Isso é possível porque você:
- otimiza a entrega da mensagem;
- melhora a conversão;
- reduz o ciclo de vendas;
- diminui os investimentos com marketing;
- gera mais oportunidades de negócio;
- aumenta o ticket médio.
Como fazer um fluxo de nutrição de leads de sucesso?
Veja algumas dicas para ter um bom fluxo de nutrição!
Defina objetivos e metas
Todo fluxo de nutrição deve ser pautado por objetivos e metas de marketing para que, assim, seja possível elaborar ações mais eficazes. Aumentar as vendas em X%, fidelizar mais clientes, ampliar a visibilidade da marca, construir boas relações com os consumidores e reduzir os custos com marketing em X% são alguns dos exemplos.
Faça uma segmentação correta
Para garantir resultados melhores, é essencial agrupar a base de clientes em grupos menores, os quais tenham semelhanças entre si. Os critérios para a segmentação são diversos, mas destacamos: jornada de compra, hábitos de consumo, cargo do lead, área onde atua e idade.
Apresente a solução de um problema
Não foque apenas em vender para o cliente. Antes de apresentar o produto ou serviço, você precisa provar que ele pode confiar na sua empresa. De que forma? Oferecendo conteúdos de qualidade e demonstrando que entende o real problema do lead, além de ter a melhor solução para ele.
Defina um caminho
Para que o objetivo do fluxo de nutrição seja atendido, você precisa fazer um planejamento adequado. Para tanto, é necessário entender como funciona a jornada de compra do cliente e qual é o melhor caminho a ser traçado para levá-lo ao momento da compra.
Acompanhe os resultados
Vale lembrar que você deve acompanhar o desempenho de cada estratégia adotada, pois só assim saberá quais ações geraram bons resultados e aquelas que não deram certo. Dessa forma, será possível identificar falhas e buscar por soluções melhores.
O acompanhamento deve ser feito periodicamente, ao passo que as métricas precisam ser escolhidas de acordo com os objetivos traçados no planejamento estratégico do fluxo de nutrição. Para facilitar esse gerenciamento, conte com as ferramentas disponíveis no mercado.
Como vimos, o fluxo de nutrição é essencial em qualquer estratégia de marketing digital. Portanto, planeje cuidadosamente cada etapa de contato com o seu potencial cliente.
Gostou de nossas dicas? O que você tem feito para gerar leads qualificados? Compartilhe com a gente e deixe seu comentário!
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