Como fazer a empresa crescer: quais as melhores práticas?
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11 de abril de 2018Para que uma estratégia de marketing digital atinja seus objetivos, é necessário que a empresa conheça as etapas pelas quais seu cliente passa antes de decidir pela compra de um produto ou investimento em um serviço. Para tanto, é necessário compreender esse processo de tomada de decisão a fim de otimizar a jornada de compra do cliente.
Tal caminho se divide em três estágios: aprendizado, consideração e finalmente a decisão de compra. O essencial de respeitar essas fases é que a empresa consegue alinhar os conteúdos entregues com as expectativas do público de acordo com seu nível de entendimento sobre o assunto e formar leads mais qualificados.
Pensando nesses benefícios e na importância de se estruturar um processo eficiente, reunimos algumas dicas para montar uma jornada de compra otimizada. Acompanhe!
Delimite uma persona
Antes de iniciar o processo de produção da jornada de compra, é preciso ter em mente as características da sua persona. Apenas dessa forma a buyer journey — como também é chamada — fará sentido e entregará resultados positivos.
Para isso, realize entrevistas com seus clientes atuais e entenda quais são as principais caraterísticas desse perfil, delimitando suas necessidades mais comuns, e crie hipóteses de conteúdos que possam ajudá-los em cada estágio da jornada. Esse processo dará clareza para a produção de campanhas.
Caso sua empresa ainda não tenha clientes, pressuponha um perfil e comece a realizar pesquisas. O LinkedIn pode ser uma boa solução nessa etapa a fim de buscar informações profissionais mais próximas da realidade do perfil que você desenhou.
Pense na coesão dos conteúdos no processo
É preciso ter em mente que o público tem um processo lógico de entendimento. Isso significa que ele não procura uma empresa específica sem antes ter pesquisado sobre a solução no geral.
Por exemplo, a persona não buscará pela melhor empresa que oferece um software de gestão integrado se ela não tiver entendido qual a importância de usar uma ferramenta em seus processos empresariais.
Nesse contexto, é preciso prestar atenção na coesão entre os conteúdos e como eles conversam entre si. Por isso, é importante montar uma linha de raciocínio lógico para suas campanhas, em ordem de persuasão.
Faça uma segmentação eficiente
A qualidade de dados sem dúvidas vem como solução para se atingir bons resultados no marketing. Isso porque é possível enviar conteúdos alinhados com o perfil e estágio na jornada de compra.
Porém, isso só é possível se a sua empresa possuir um banco de dados com informações ricas sobre os leads. A utilização de um CRM ou plataforma de inbound marketing ajuda nessa tarefa, mas é preciso manter todas essas ferramentas atualizadas.
Por isso, para trabalhar com uma segmentação consistente, tenha uma rotina de atualização de ferramentas e elabore um processo de utilização dessas informações.
Busque influenciadores para otimizar a jornada de compra
É importante que os profissionais responsáveis pela produção de jornada de compra tenham em mente que, mais do que chamar a atenção de um público, é importante engajá-lo e ganhar a confiança dele. Nesse sentido, o trabalho com influenciadores se torna uma ótima solução.
Se o primeiro contato da sua empresa com o público é mediado por um influenciador em quem sua persona confia, provavelmente a etapa de atração terá um resultado positivo.
De forma geral, os influenciadores são convidados para ajudar na atração de um público. Contudo, dependendo da estratégia, também é possível trabalhar junto a eles em estágios mais avançados da jornada de compra.
Agora que você tem as principais informações para otimizar a jornada de compra do cliente, que tal se manter informado sobre os outros estágios do marketing para continuar esse trabalho e conquistar ainda mais resultados? Para isso, assine nossa newsletter!
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