Growth Marketing: saiba o que é e como usar em sua empresa
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27 de setembro de 2021CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
Esse sistema organiza todos os pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa, sendo muito importante para fazer abordagens mais eficientes, já que armazena todo o histórico do cliente potencial.
O CRM não pode ser resumida como uma plataforma ou um software, a sigla se amplia a todo o processo utilizado pelas empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
Para te ajudar a entender melhor os conceitos desse sistema e o que ele significa para a sua empresa, preparamos um manual completo sobre o tema. Continue lendo e aprenda tudo sobre CRM!
CRM: Definição
Nesse momento, você já sabe que CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai muito além, sendo entendida como uma gestão 360º de vendas, marketing e todos os outros pontos de contato.
Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar os dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados de clientes, leads e potenciais oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.
Estamos na Era do Cliente, da Transformação Digital e de muitas novas tecnologias. Nesse cenário, o relacionamento também evoluiu, trazendo consigo um novo conceito conhecido como Experiência do Cliente. O conceito de CRM significa estar centrado no cliente.
CRM nada mais é do que a ferramenta ideal para se aproximar dos clientes. Afinal, hoje em dia não há venda sem relacionamento, certo?
Como funciona o CRM
Qual é seu maior problema no trabalho? Se você acha que é a falta de tempo, não está sozinho.
O mundo está lotado de pessoas que gostariam de ter 30 horas por dia para lidar com tantas responsabilidades. Porém, isso não passa de uma ilusão.
É muito difícil fazer um acompanhamento próximo e personalizado de cada cliente em sua base sem se esquecer de nada importante. E a dificuldade só aumenta conforme a empresa cresce, e claro, a base de clientes também.
Por isso, ter um software que você pode acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, com todas as informações que precisa sobre o seu prospect é transformador.
Mas como, exatamente, um CRM funciona? De forma bem resumida e generalista, pois todo sistema tem suas particularidades, podemos simplificar por:
- Cadastro de clientes: o cadastro pode ser manual (um por um) ou por exportar uma lista a partir de um arquivo que já tenha esses dados;
- Registro de informações: qualquer um pode fazer anotações sobre um cliente. Além disso, o próprio sistema organiza dados e os apresenta, como histórico de compras, canais preferidos de atendimento, etc.
Podemos dizer que um bom CRM é seu braço direito, que sempre mostra o que você precisa saber e aponta soluções que você ainda não viu.
Vantagens de usar um sistema CRM
À medida que a empresa cresce, ter o controle dos clientes usando planilhas e agendas vai se tornando cada vez mais um empecilho para a organização e para o sucesso da empresa, pois faz com que você perca tempo e oportunidades no processo.
Planilhas são difíceis de atualizar, interpretar e compartilhar com o time; anotações e e-mails acabam sendo perdidos; a comunicação entre vendedores fica prejudicada. Enfim, é uma bola de neve…
O principal problema é que seus dados mais importantes estão espalhados em lugares diferentes, o que torna cada vez mais desafiador compartilhar as informações com todos e trabalhar de maneira colaborativa.
Para isso existe o CRM! Neste tópico, iremos te apresentar as principais vantagens de adotar uma ferramenta de gestão de relacionamento:
1. Organize e controle o processo comercial
Usar planilhas ou sistemas internos prejudicam o acompanhamento e divulgação das oportunidades. Com o CRM, é possível organizar o processo de vendas e acompanhar o funil em tempo real, o que possibilita uma visão muito mais clara de cada uma das etapas da negociação.
2. Reúna os dados em um lugar só
Nos diferentes processos da organização, principalmente no âmbito comercial, não dá para contar apenas com a memória para lembrar de tudo o que foi falado durante as negociações e ainda lembrar de todos os seus compromissos.
Com as informações em mãos, você consegue fazer uma interação personalizada, pois sabe exatamente os pontos de contatos que o lead teve com a empresa.
No CRM, você tem os dados centralizados e organizados em um só lugar, de modo que todos na empresa consigam acessar as informações de que precisam a partir de uma plataforma .Fazendo com que não só os líderes tenham uma visão ampla e integrada da empresa.
É uma vantagem que permite tomar decisões embasadas e inteligentes, levando em conta as diversas áreas.
3. Venda mais em menos tempo
Com o CRM os vendedores conduzem todo o processo de vendas a partir de um só lugar. As ferramentas costumam integrar com email, calendário e softwares de automação de marketing, de forma que o vendedor não precise perder tempo para alinhar o conteúdo em diferentes plataformas.
Tendo como resultado: vendas mais rápidas e mais frequentes.
4. Estude as necessidades do cliente
As informações obtidas a partir do CRM podem antecipar as necessidades do seu cliente antes mesmo de eles as expressarem. Com todos os dados em um só lugar, a venda fica mais personalizada e cresce o foco no cliente.
5. Fidelize seu público
Atualmente, fidelizar o cliente é uma tarefa essencial para a longevidade da sua empresa. Se alguém comprou de você, é preciso conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base – e o CRM ajuda muito nessa tarefa.
Com as informações disponíveis no software, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer contato e uma oferta.
Quais são os principais tipos de CRM?
Existem dois tipos de CRM mais comuns no mercado, um voltado para grandes empresas e outro para pequenos negócios.
Vejas as principais características de cada tipo:
PME
As soluções de CRM para PME são ideais para empresas de pequeno porte, que precisam de mobilidade e agilidade nas operações. Levando em conta a demanda na organização, o investimento é menor, porque o sistema comporta menos opções de personalização e é mais simples.
Porém, isso não significa que o CRM para pequenas empresas seja uma ferramenta superficial, pelo contrário, funcionalidades como integração com várias ferramentas externas e automação de atividades ajudam muito na operação do dia a dia.
Enterprise
Um dos maiores focos do sistema Enterprise é a personalização, sendo muito importante para comportar as demandas de grandes organizações com funções bastante específicas.
Assim é possível incluir recursos mais robustos e oferecer um pacote de soluções que até os profissionais C-Level acompanhem o negócio com visão macro.
Organize o seu negócio e não perca mais potenciais oportunidades!
A experiência que você proporciona ao seu público faz total diferença. Construa um caminho sólido de informações, mantenha um bom relacionamento com os clientes, promova um atendimento especializado, isso fará com que seus leads sejam convertidos para promotores da marca.
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