O Plano de Marketing é a documentação específica do que vai ser a sua estratégia de Marketing, com todas as variáveis, implicações e informações necessárias para que você alcance o seu objetivo principal.
Ele serve para guiar as ações de marketing de uma empresa, buscando alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser voltado para a marca, um produto específico ou serviço oferecido pela empresa. Esse plano guiará as ações estratégicas da marca.
É por meio do marketing digital que uma empresa se torna conhecida no universo online e pode trabalhar sua imagem perante seus consumidores. Para fazer isso com eficiência, não há como fugir de um bom plano de marketing digital.
Temido por muitos profissionais da área, o planejamento é uma das etapas mais importantes de uma estratégia que vise atingir um determinado objetivo de negócio. É ele quem vai traçar a linha condutora das ações necessárias para o cumprimento das metas.
Neste post vamos mostrar a você o que é um plano de marketing digital e quais os benefícios que ele pode gerar para o seu negócio. Acompanhe:
Quais benefícios o plano de marketing traz para a sua empresa?
Uma das principais razões pelas quais você deve ter um Plano de Marketing documentado é o fato de que você pode compartilhar as informações que você já tem para seus colaboradores.
Freelancers, parceiros, funcionários… todos envolvidos na sua estratégia podem ter acesso às principais informações que regem aquele blog ou site. Isso facilita a comunicação entre todas as partes.
Além disso, a definição do Plano de Marketing faz com que a empresa se torne menos vulnerável a possíveis crises e a oscilações do mercado, já que é você terá uma previsibilidade muito maior dos resultados.
Outro motivo para se fazer o Plano de Marketing é a oportunidade de acompanhar de muito mais perto as ações — e os resultados — dos seus concorrentes. Além de não “ficar para trás”, você terá a chance de tirar ótimos insights para novas ações que você pode acrescentar ao seu Plano!
Cria um cronograma de ações
O marketing digital é um segmento bastante amplo, pois compreende diversos canais diferentes de comunicação, cada um com suas estratégias específicas e particularidades. Ao criar um planejamento de marketing digital, fica muito mais fácil ter essa visão ampla de todas ações necessárias para atingir o objetivo traçado.
Direciona melhor o orçamento
Um dos maiores erros cometidos por empresas que não planejam seu trabalho de marketing, digital ou não, é o descontrole sobre o orçamento. Gastar mais dinheiro do que há disponível, além de prejudicar a estratégia de negócio, pode levar a empresa a ter problemas futuros.
Quando todas as ações são reunidas em um mesmo plano, fica bem mais simples visualizar o custo do investimento e até onde será possível chegar com aquele orçamento.
Auxilia na compreensão de mercado e público-alvo
Não há como uma empresa obter resultados sem entender o seu mercado de atuação e os pontos que caracterizam o seu público-alvo. Um planejamento de marketing digital prevê tudo isso, de forma que seja possível definir com mais clareza quais são as ações com maior potencial de sucesso.
Vale lembrar que o entendimento do mercado inclui também a concorrência. Da mesma forma, o perfil do público não se baseia apenas em dados demográficos, mas também nas necessidades e desejos daqueles potenciais clientes.
Possibilita o estabelecimento de metas claras
Gurus do empreendedorismo e do marketing já disseram: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.” Isso quer dizer que não adianta investir em marketing se não houver uma visão clara do objetivo que se quer atingir.
O planejamento de marketing digital ajuda no estabelecimento dessa visão e no engajamento de todos os envolvidos em torno desses objetivos estratégicos. Além da clareza, é fundamental que esses objetivos sejam possíveis; caso contrário, vão apenas desmotivar a equipe.
Permite a avaliação do desempenho da estratégia
Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar e monitorar tudo o que é executado. Dessa forma fica muito mais fácil avaliar os resultados obtidos e entender quais são os pontos que precisam ser melhorados no próximo ciclo de atividades.
Como o planejamento de marketing digital inclui as metas estratégicas da empresa, ele também permite uma visão clara sobre as métricas que serão utilizadas para esta futura análise de performance.
Todas essas informações reunidas serão as responsáveis por um entendimento mais claro e real sobre a própria empresa. O resultado será uma estratégia bem mais alinhada com as características essenciais do negócio e seu modelo de atuação.
Desenvolva o Planejamento Estratégico
É através do planejamento estratégico que você tira seus sonhos do papel. Você desenha o futuro do seu negócio, estuda sua situação atual e define as ações que irão fazer com que você chegue até onde deseja.
Basicamente, qualquer que seja o seu objetivo principal, a sua empresa sempre deve aumentar a participação no mercado, como consequência da utilização do planejamento.
O planejamento estratégico é composto pelas seguintes partes:
- O propósito do seu negócio
- Estudo do Mercado
- Missão: a razão da existência do seu negócio
- Visão: a definição do futuro do seu negócio
- Valores: o centro de tudo
- Definição de Metas SMART
Além disso, ele garante que todas as ações, sejam elas de marketing, vendas ou finanças, estejam direcionadas para o mesmo objetivo.
O planejamento estratégico deve prover o ambiente ideal para que o seu plano de marketing aconteça, logo os dois devem ser consistentes. Por isso não há um sem o outro.
Enquanto o planejamento estratégico pode ser feito visando resultados de um até cinco anos, o plano de marketing, idealmente, precisa ser revisto todo ano, especialmente para pequenas empresas, onde o cenário muda com maior velocidade.
Leitura recomendada: Planejamento Estratégico para Criação de Empresas Vencedoras
As principais etapas do plano de marketing
Não existe um passo a passo perfeito a ser seguido para a criação de um plano de marketing.
Porém, existem passos à serem seguidos que fazem parte de todos os bons planos! Acompanhe para conhecer mais sobre cada um deles.
Faça um estudo do seu negócio
O primeiro passo é fazer um estudo do seu negócio. Isso significa estruturar bem tanto a sua empresa quanto o mercado no qual ela se insere.
Então, no momento de fazer esse panorama mercadológico, você pode fazer pesquisas por meio de alguns canais, como:
- Pesquisas com clientes: os seus clientes são ótimas fontes de informação sobre a sua empresa. Eles podem te passar dados sobre quais são as suas principais dificuldades e como a sua empresa os ajuda a solucioná-las, por exemplo, de modo que você consiga compreender melhor o valor do seu negócio.
- Relacionamento com colaboradores e fornecedores: além dos seus clientes, outras pessoas que se relacionam diretamente com a sua empresa podem te passar dados valiosos, então não deixe de entrevistá-los.
- Notícias sobre o mercado: acompanhe de perto o que os seus concorrentes estão fazendo, quais são as principais novidades na área e que podem influenciar no funcionamento da sua empresa.
- Conferências e feiras do mercado:em eventos específicos de exposição dos principais atores do mercado, você tem ótimas chances de descobrir mais sobre o que as empresas concorrentes ou que podem ser seus parceiros de negócio estão fazendo de diferente, como estão tendo sucesso e quais são as suas maiores dificuldades.
- Memória organizacional:o histórico de ações que já foram feitas na empresa também é muito útil no momento da pesquisa de mercado, pois pode trazer vários insights sobre o que fazer e o que não fazer futuramente, baseado em testes já realizados.
Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser feito durante a pesquisa de mercado para estabelecer o seu Plano de Marketing. Mas não se limite apenas a essas ideias! Toda e qualquer informação que possa ser válida nesse momento inicial pode — e deve — ser adicionada.
Conheça e analise a concorrência
É de grande importância conhecer as demais empresas que estão inseridas no mercado e saber quais os pontos positivos e negativos dos produtos e serviços disponibilizados por elas de forma comparativa com o seu.
A partir do momento que você conhece a concorrência você pode agregar diferencial ao seu produto e serviço para conquistar um número maior de clientes;
Defina a sua posição no mercado em que sua empresa está inserida – para ter uma posição definida da sua empresa no mercado é necessário que o empreendedor busque consolidar a sua marca através da construção de uma imagem onde mostra o diferencial dos seus produtos e serviços, de forma que sua empresa se destaque perante a concorrência.
Lembrando que o público está cada vez mais exigente, então procure construir a sua imagem e zelar por ela perante ao mercado.
Aprenda com a sua concorrência! Mais importante do que entender o que eles fazem bem, é ver o que não deu certo.
É uma excelente forma de evitar frustrações e investimentos mal feitos. Se algo dá certo, pegue, melhore e aplique no seu plano. O mercado evolue constantemente e é preciso acompanhar o passo.
Defina os objetivos
Todo plano é feito com base na definição de objetivos, portanto, defina com clareza e objetividade quais são seus objetivos de marketing. Algumas opções mais comuns são:
- Aumento de vendas
- Reconhecimento de marca
- Reconhecimento de produtos ou serviços
- Ampliação atuação online
Você pode usar o princípio da Meta SMART para definir seus objetivos e metas.
Veja alguns exemplos de objetivos montados com base nos princípios SMART (específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal):
- Alcançar 20% do capital investido em março de 2017 (lucro)
- Aumentar para 10% a participação no nicho de mercado de brinquedos educacionais até dezembro de 2018 (aumento de market share)
- Ser reconhecido como especialista na área de marketing digital no Brasil entre jovens de 18 a 25 anos (reconhecimento de marca).
Defina as personas
A persona no seu negócio é uma representação do seu público, o seu cliente ideal.
Ela terá todas as características que seu cliente tem: desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, relação familiar, faixa salarial. Quanto mais detalhes você tiver, melhor.
Pense em quando compramos um presente para alguém, imaginamos todos esses traços para definir qual seria a escolha ideal.
Você deve conhecer sua audiência ainda melhor para que ofereça um produto que eles desejam e que realmente vai ajudá-los a resolver seus problemas.
Quando você conhece cada detalhe do seu público, fica muito mais fácil oferecer uma solução que realmente faça sentido para eles.
Para ter a melhor comunicação possível com sua audiência você precisa entrar na mente do seu público, saber como ele pensa, sente e reage. Por isso você precisa identificar a sua persona.
Para saber em detalhes como criar sua persona, leia o artigo: Personas – O que é e guia básico para você criar a sua persona
Descreva a jornada de compra
Nessa etapa do plano de marketing, você irá desenhar a jornada de compra ideal do seu consumidor e detalhar quais serão as ações para fazer com que o consumidor passe por todas elas.
O modelo mais atual da jornada de compra do consumidor é o criado por Kotler, no livro Marketing 4.0, que você consegue ler em apenas 12 minutos e que inclui as seguintes etapas:
- Aware (Atenção)
- Apelo (Apelar)
- Ask (Perguntar)
- Act (Ação)
- Advocate (Advogar)
Defina o seu Mix de marketing
O Mix de Marketing é uma das partes mais importantes do seu plano de marketing.
É aqui que você define as variáveis que podem ser controladas por você ou até mesmo pelo departamento de marketing da sua empresa para gerar o desejo de compra na sua audiência.
Se você trabalha exclusivamente com produtos, irá definir os 4Ps:
- Produto
- Preço
- Promoção
- Praça
Caso você trabalhe com serviços também, acrescente mais 3Ps a seu mix de marketing:
- Pessoas
- Processos
- Prova Física
Seja qual for sua estratégia de marketing foque em se diferenciar dos seus principais concorrentes. Deixe muito claro o porquê sua persona deve preferir sua solução.
Leia este artigo para conhecer com detalhes os 7Ps e os 4Cs do Mix de Marketing.
Faça seu Plano de ação
Com base nas definições anteriores, você precisa criar uma lista com 5 a 10 ações de marketing para colocar seus objetivos em prática.
Todas essas atividades precisam estar embasadas no seu mix de marketing, definido no ponto anterior, para garantir que aquilo que você está colocando em prática está alinhado ao objetivo do seu plano de marketing, inclusive de marketing digital, evitando desperdícios de recursos.
Detalhe as atividades, o responsável por cada uma delas, quais suas expectativas aós a realização das ações e quais as métricas para avaliar o ROI.
Não deixe de listar ações alternativas, pois como o mercado está cada vez mais dinâmico, mudanças e imprevistos podem acontecer de uma hora para outra, aumentando a necessidade de um plano de marketing flexível, especialmente se você está começando agora.
Controle seu orçamento
Você precisa definir, com antecedência, quanto deseja gastar nas ações prioritárias do seu plano de marketing no período de um ano.
Ter um orçamento definido irá garantir que você não ultrapasse os investimentos e acabe gerando prejuízos para o seu negócio.
Defina estratégias e prazos
Com a sua lista de possíveis ações pronta, chega o momento de cruzar todas as informações que você já conseguiu coletar até agora. Analise bem os dados da sua persona, estude o seu comportamento de compra e o processo de decisão e, a partir disso, escolha as ações, dentre as listadas, que são fundamentais. Ou seja, que sua empresa não pode ficar sem fazer.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas e acessórios femininos, é fundamental investir em ações de email marketing e ser muito ativo nas redes sociais, principalmente o Instagram, que poderá aproximar a sua marca do seu público.
Nesse momento, também é fundamental analisar a estrutura da sua equipe. Ou seja, escolha ações que serão possíveis de realizar tanto com o orçamento que você tem disponível, quanto com as pessoas com que conta em seu time.
Acompanhe de perto
Uma vez escolhidas as ações fundamentais, defina os principais indicadores de sucesso de cada uma delas. Esses indicadores são chamados de KPIs e são utilizados para que você saiba quando é necessário fazer algum tipo de mudança nas suas estratégias, ou quando você acertou em cheio e conseguiu alcançar tudo o que idealizou.
Não se esqueça de anotar os seus KPIs no plano também. Só assim, você poderá voltar nesse ponto e entender o que aconteceu no passado.
Uma dica importante nesse momento é: acompanhe as suas estratégias aplicadas, mas fique de olho também nas ações que os seus principais concorrentes estiverem realizando.
Lembra que falamos no início sobre a importância de monitorar o comportamento dos outros players do seu mercado? Isso não deve ser uma pesquisa pontual, e sim uma parte constante do seu Plano, pois assim como você, os seus concorrentes também estão procurando formas de melhorar.
Então não fique para trás e esteja atento ao que eles estão fazendo também!
Revise de tempos em tempos o Plano de Marketing
O último passo de sucesso do seu Plano de Marketing é um fechamento de ciclo. O Plano de Marketing é um documento incompleto, já que deve ser sempre revisitado e atualizado com informações relevantes.
Ou seja, com a análise das ações que você colocou em prática, você volta ao Plano, preenche com os seus resultados e observações sobre os maiores sucessos e as principais dificuldades encontradas em cada uma delas.
Assim, é possível voltar àquela lista inicial de ações possíveis e encontrar novas possibilidades de ações que podem ter sucesso, definir novos KPIs, ou estruturar toda a sua estratégia novamente, se necessário.
Por isso, o Plano de Marketing nunca se acabará. O indicado é continuar sempre procurando maneiras de fazer o melhor trabalho, analisando o que aconteceu no passado e projetando o caminho para o futuro!
E por fim…
Espero que tenha gostado do nosso Guia Definitivo de Plano de Marketing!
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