3 coisas que você precisa saber sobre tipos de anúncios online
19 de julho de 2018Conheça 4 melhores práticas para aumentar o lucro da sua empresa
8 de agosto de 2018Quer saber como abrir uma empresa e ter sucesso? O ideal é dar um passo de cada vez para que tudo saia conforme o planejado e você não acabe dependendo de empréstimos bancários no futuro.
Abrir uma empresa envolve um bom planejamento, um plano de negócios bem formulado, estudo rigoroso do mercado, estratégias eficientes de marketing e, claro, um produto ou serviço de qualidade para conquistar o seu público-alvo. Aliás, você já analisou qual é o seu público-alvo?
Neste post listamos 5 coisas que você deve saber para abrir uma empresa. Está preparado? Então continue acompanhando!
1. O primeiro passo é o planejamento
Saber como abrir uma empresa é uma coisa. Abrir uma empresa e ter sucesso é outra coisa. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a maioria das empresas fecham após 5 anos. Os dados são da pesquisa Demografia das Empresas e podem ser consultados no site do instituto.
Para que o seu caso esteja futuramente dentro da categoria de empresas bem-sucedidas, é necessário planejamento! Responda às questões abaixo:
- Você já criou um plano de ação?
- Sabe qual é o tipo de empresa que vai abrir?
- Sabe o que é capital social e já reservou a quantia necessária?
- Será preciso arranjar um sócio?
- Você vai oferecer um produto ou um serviço?
- É melhor apostar em uma loja física ou desenvolver um e-commerce?
Desenvolva um plano de ação detalhado a partir das questões elencadas acima e dos dados obtidos após o estudo do mercado.
2. É preciso estudar o mercado
- Quem é o seu público-alvo?
- O que eles esperam?
- Já estudou a qualidade e o preço dos seus concorrentes?
- Já analisou a viabilidade da sua ideia?
- Quais serão suas estratégias de venda?
Um estudo rigoroso do mercado é necessário para avaliar os riscos e saber se há abertura para o produto ou serviço que você vai oferecer. Além disso, esse estudo comprovará a viabilidade da sua ideia: talvez não seja um bom negócio vender aquecedores elétricos no Nordeste, por exemplo, não é mesmo?
Reconheça seus clientes, estude suas necessidades e a demanda pelo seu produto ou serviço nas regiões de seu interesse.
3. O marketing é fundamental
Reconheça a importância da divulgação! As chances de o seu negócio não ser conhecido e visto são grandes se não houver ações eficientes de marketing. Esqueça o modelo tradicional e aposte em estratégias baseadas em criação de conteúdos informativos, desenvolvidos visando às necessidades do seu público-alvo, que atraem clientes em potencial e os convertem em clientes fieis.
Já considerou criar um site ou um blog? Tenha a certeza de contratar uma equipe preparada para trabalhar na criação de uma estratégia de marketing digital ideal para o seu negócio, na produção de conteúdos e na publicidade online.
4. A formalização exige paciência
Você já definiu o endereço para instalação da empresa e escolheu um nome empresarial? Além disso, será necessário elaborar o contrato social, solicitar o CNPJ, o alvará, a Inscrição Estadual etc. — lembrando que alguns itens dependem do tipo de empresa que você vai abrir e das atividades que vai exercer.
O Sebrae possui algumas informações sobre registro de empresas que podem ser úteis. Pesquise sobre isso e anote todos os documentos e passos necessários para a formalização, ficará mais fácil para se organizar.
5. Um software de gestão empresarial fará a diferença
Para a gestão da sua empresa ser simples, rápida e eficiente, recomenda-se utilizar um software de gestão empresarial. Ele oferece funcionalidades como:
- controle financeiro;
- controle de estoque;
- emissão de boletos e notas fiscais;
- entre outros.
Um gestor precisa analisar os dados para poder entender o que está dando certo e o que está dando errado — isso fica mais simples quando os processos são otimizados. Com as informações registradas, você poderá criar estratégias a longo prazo e investir nas áreas que não estão apresentando bons indicadores.
Abrir uma empresa demanda esforços: há uma carga tributária a ser paga, você terá que arcar com FGTS, 13°, pagamento de férias dos funcionários e outros gastos, a formalização envolve burocracias e exige paciência, enfim, é preciso entender que esses percalços fazem parte da vida — e da rotina! — de um empreendedor.
É importante confiar sempre em suas ideias e aprimorar sua resiliência para saber lidar com as dificuldades. Faça uma pesquisa aprofundada sobre todos os tópicos abordados, isso vai aumentar sua segurança durante a jornada.
E então, já se sente preparado para abrir uma empresa? Quer mais informações sobre o sistema de gestão empresarial? Então clique aqui e saiba mais!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.