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26 de janeiro de 2022No Natal, ou em outras datas de grandes festividades, é comum que alguns imprevistos aconteçam, e para aproveitar alto faturamento da data, os chatbots são ótimos recursos para fidelização e auxílio no atendimento.
Com a chegada das festas de fim de ano, em especial o Natal, o varejo começa a se preparar para um bom período de vendas: a festividade é uma das mais lucrativas do ano e, por isso, as empresas se esforçam para manter uma jornada eficiente e mais próxima do consumidor – sobretudo, porque as receitas aumentam na mesma proporção da competitividade com as demais lojas.
Ao que tudo indica, as compras de final de ano serão priorizadas no varejo eletrônico, o que demanda das empresas um melhor preparo na logística, mas também de experiência em toda a jornada. E, para garantir o interesse do cliente, é preciso priorizar um bom atendimento, que precisa ser omnicanal – com vários canais integrados – e hoje já é muito facilitado pelo uso de chatbots.
Preferência para alguns tipos de consumidores, em especial para os mais jovens, esses robozinhos na verdade se provam muito úteis na hora de setorizar determinados exemplos de atendimento. Em uma estratégia omnicanal, além de essenciais, eles também garantem maior autonomia aos clientes.
Assim, visando encontrar maneiras criativas de usar o chatbot, separamos três maneiras para iniciar no mês de dezembro e surfar a onda do fim de ano com uma estratégia de sucesso. Confira!
1 – Personalização a partir da persona
Vivemos a era da personalização, da centralidade do cliente, de valorizar individualidades. Na hora do atendimento, a estratégia sempre varia de acordo com o tipo de cliente, e isso também pode ser feito no atendimento de chatbot. Com poucas perguntas, é possível traçar uma persona e atendê-la de uma maneira mais conveniente à sua realidade.
Uma maneira é identificar consumidores de diferentes gerações e inserir conteúdos relevantes para eles, sempre com muita simpatia e alinhado aos valores da empresa.
2 – Ofertas e alertas sem ser invasivo
É um fato que o consumidor já está cansado de ser bombardeado de anúncios e ofertas sem que seja solicitado – sobretudo, se vierem de forma repetida. No entanto, também é verdade que esse mesmo consumidor sai em busca de promoções, cupons e descontos na época do fim do ano.
Uma maneira de se manter relevante é saber dosar o envio de alertas de promoções em uma quantidade e frequência que não perturbem o consumidor – e, é claro, isso pode ser feito por chatbots. Vale destacar que integrar APIs para essa funcionalidade também ajuda no processo.
3 – Chatbot como facilitador do pós-venda
Em épocas de consumo, é comum que alguns produtos sejam retornados ou trocados, posto que no Natal a maior parte das compras é feita para presentear amigos e parentes. Facilitar o processo de pós-venda, portanto, é de suma importância para a fidelização do cliente – especialmente, quando ele percebe que esse processo foi simples.
Os chatbots também são responsáveis por essa área e podem tornar todo o processo mais rápido, simples e eficiente, ainda mais quando é feito por ferramentas de mensagens instantâneas. E é importante pontuar que esse processo também precisa ser pensado para o consumidor que recebeu o presente de outra pessoa, algo comum nesta época do ano.
? Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Conversion.
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