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20 de dezembro de 2018As vendas inbound como estratégia para expandir o poder de alcance da marca é uma tendência cada vez mais utilizada no meio corporativo, por causa de seu grande potencial, para que equipes de vendas possam trazer bons resultados para a empresa.
Fatores como o exponencial aumento da população digitalmente ativa e a crescente onda de consumidores que compram por meio de dispositivos móveis, estão diretamente ligados à necessidade de atualizar os meios pelos quais as organizações modernas promovem seus produtos ou serviços.
Ficou interessado pelo assunto? Então acompanhe a leitura deste artigo para saber o que são vendas inbound, como elas funcionam e quais as melhores práticas para implementar esse conceito em seu negócio!
O que são vendas inbound e como funcionam?
Diferente do tradicional modelo outbound, esse conceito abrange uma série de metodologias que tem a finalidade de adaptar o modelo de negócios das empresas e suas estratégias de marketing às exigências do perfil do mercado atual, no qual os clientes têm mais autonomia para escolher as ofertas.
Basicamente, as vendas inbound ou inbound sales — outro termo bastante utilizado para se referir ao conceito — cuidam do processo de conversão dos leads captados e conduzidos pelo funil de vendas. Ou seja, transformar oportunidades em vendas concretizadas.
Quais as diferenças para o modelo outbound?
No modelo inbound, o público não é “bombardeado” com informações e propagandas de produtos e serviços que não demonstrou interesse. Pois, em vez de utilizar o método de “atirar para todos os lados”, muito comum no outbound, as ações de inbound marketing são segmentadas, tendo como parâmetro análises de comportamento sobre perfis de clientes potenciais (personas).
Isso significa que nas vendas inbound, o público é atraído até a marca por meio de recursos e ferramentas fundamentadas de inteligência mercadológica, como o marketing de conteúdo, por exemplo. Em outras palavras, é o cliente que vai até à empresa e não o contrário, como é comum no modelo outbound.
Quais são as vantagens desse modelo?
Agora que você já está familiarizado com o conceito de vendas inbound, confira alguns de seus principais benefícios:
- mais conversões de contatos para clientes;
- aumento da produtividade do time de vendas;
- ciclo de vendas reduzido;
- otimização do número de conversões em vendas;
- melhoria da presença digital da marca.
Como implementar na empresa?
Para finalizarmos, confira algumas boas práticas para implementar uma estratégia de vendas inbound em seu negócio.
Invista em marketing de conteúdo
Sem dúvida, essa é base do inbound sales, pois a produção de conteúdo para mídias digitais é uma das ferramentas que mais tem dado resultados no meio corporativo.
O fato é que uma campanha fundamentada em oferecer conteúdos de qualidade e relevantes para seu público-alvo, traz um ótimo retorno sobre os investimentos, além de ter uma relação de custo-benefício bastante positiva.
Aumente sua presença no ambiente digital
Faça análises sobre o perfil de público-alvo para saber em quais canais digitais eles se encontram, pois esse é um terreno amplo e promissor, no qual empresas de variados portes e segmentos do mercado estão cada dia mais presentes.
Além disso, as redes sociais, juntamente ao blog e ao site da empresa, são os veículos de comunicação mais importantes em uma estratégia de vendas inbound.
Conte com o auxílio de uma agência de marketing
Para colocar seus planos, no que se diz respeito à implementação de uma estratégia de vendas inbound, em prática e garantir que a execução seja bem-sucedida, é imprescindível contar com profissionais experientes e qualificados.
Assim, não hesite em procurar por uma agência de marketing para ampliar os horizontes do seu negócio e aumentar o poder de alcance de suas campanhas e ações de inbound sales.
Como você pôde concluir, as vendas inbound se mostram mais efetivas à medida que o comportamento do consumidor e do mercado evoluem. Implementar esse conceito em seu modelo de negócios é garantir valor competitivo à sua marca e uma ótima posição diante da concorrência.
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