Qual a importância do funil de marketing para o mercado digital?
20 de agosto de 2021Open Banking: o céu de brigadeiro para as criptomoedas
1 de setembro de 2021O YouTube Ads é uma ferramenta da própria rede social disponibilizada para ajudar quem quer saber como anunciar por vídeos no YouTube. Com ela, qualquer marca pode anunciar e levar seus conteúdos para a audiência dos mais diversos canais.
O conteúdo audiovisual é, sem dúvida, a bola da vez. Diferentes plataformas começaram a investir nesse formato de conteúdo, como Instagram, Facebook e plataformas que vem bombando recentemente, como é o caso do TikTok.
Devido à essa mudança no mercado e nos hábitos de consumo de conteúdo da população, o marketing no YouTube tem um papel fundamental nas estratégias das empresas que querem ter uma forte presença online.
Os números da plataforma são impressionantes e não é para menos: 5,5 bilhões de dólares são investidos anualmente em publicidade no YouTube apenas no mercado americano! Esses valores chamam a atenção dos interessados por Marketing Digital e atraem muitos que querem aprender como anunciar no YouTube, assim como você!
Por isso, neste artigo falaremos sobre as vantagens de investir em anúncios desta plataforma, quais são os formatos disponíveis para divulgar a sua marca. Inclusive, você terá acesso a um guia detalhado de como anunciar no YouTube. Confira!
Por que anunciar no YouTube?
Antes de aprender como anunciar no YouTube, você deve entender o porquê vale a pena gastar o seu orçamento nessa rede social. Para isso, separamos alguns dados bem relevantes sobre a plataforma.
Todos os públicos estão no YouTube
O YouTube é uma rede de comunicação muito vasta e com possibilidades quase ilimitadas. Para ilustrar essa afirmação e te dar um panorama da grandiosidade da plataforma, apenas em 2020, o YouTube recebeu mais de 2 bilhões de usuários mensalmente com interesses variados, que consomem mais de 1 bilhão de horas de vídeo diariamente.
Se você estiver se perguntando se isso é aplicável para o cenário brasileiro, ou melhor, para o seu público, você pode ter certeza que sim! Segundo a própria plataforma, 80% dos usuários brasileiros de internet usam o YouTube diariamente.
O conteúdo em vídeo veio para ficar
Especialistas estimam que a partir de 2021, mais de 82% do conteúdo consumido na internet será em vídeo. Isso quer dizer que vale muito a pena investir em estratégias de anúncios em vídeo.
O YouTube converte
Os usuários da internet, principalmente os brasileiros, desenvolveram um comportamento de consumo com base nas indicações dos influenciadores que gostam e acompanham, o que se reflete nos resultados de vendas a partir do YouTube.
Analisando os anos anteriores, entre 2017 e 2018. O tempo de exibição de vídeos que fazem o usuário considerar uma compra de produtos (reviews, comparativos ou recebidos) aumentou em 100%.
Pense bem e conclua o óbvio: vale a pena anunciar no YouTube, pois é nítido que essa rede social tem influência sobre o comportamento de compra dos seus usuários, ou melhor, da(s) sua(s) persona(s).
Aprenda a anunciar no YouTube
Agora que você já entendeu como é importante anunciar no YouTube e principalmente, quais resultados isso pode trazer para o seu negócio, vamos para a parte prática de como criar o seu anúncio no YouTube Ads.
1. Faça o login no Google Ads
O YouTube Ads nada mais é que uma ferramenta de mídia paga do Google Ads. Para a criação dos anúncios é importante ressaltar que existe uma variação nos estilos,que incluem bumper (anúncios curtos que não podem ser ignorados pelo usuário), in-stream (anúncio que pode ser ignorado pelo usuário) e video discovery ads (anúncios são estrategicamente posicionados acima da lista dos vídeos relacionados).
Para começar a montar a campanha, basta criar uma conta no Google e um canal no YouTube e depois se cadastrar no Google, caso você já tenha conta nessas plataformas, basta fazer o login no Google Ads.
2. Crie uma nova campanha
Para adicionar uma nova campanha de anúncios no YouTube, clique no botão de “+” em azul à esquerda e, em seguida, clique em “Nova campanha”. Outra possibilidade é clicar no “+ nova campanha” no centro da página.
3. Defina o objetivo do seu anúncio
Os objetivos dos quais você não consegue anunciar no YouTube são “Promoções de App” e “Visitas a lojas e locais de produção”.
Se você pretende fazer anúncios de visualização, é preciso que o objetivo da campanha dê acesso à Rede de Display do Google. Já se forem anúncios ignoráveis, não ignoráveis, de sobreposição, breves ou cartões patrocinados, os objetivos precisam dar acesso a vídeos.
Não sabe qual objetivo é o ideal para a sua campanha? Tire uns minutinhos e leia o resumo do Google sobre metas de campanhas em vídeo.
4. Escolha onde você deseja exibir o seu anúncio do YouTube
Com o intuito de exemplificar esse passo de como anunciar no Youtube, foi selecionado o objetivo de “Alcance e reconhecimento de marca”. Em seguida, optamos por “Vídeo”.
5. Selecione o tipo de anúncio que deseja fazer
Mais abaixo, há um menu para escolher que tipo de anúncio de vídeo você deseja. Aqui, foi selecionado, para fins ilustrativos, um anúncio ignorável e clicamos em “continuar”.
6. Monte as configurações da sua campanha
Nessa etapa, você precisa identificar a sua campanha de forma que saiba do que se trata quando for acompanhar os resultados. Depois, selecione a forma como pretende pagar pelo anúncio (estratégia de lances).
Em seguida, defina as datas de início e fim da exibição do anúncio, o orçamento a ser gasto, em quais redes ele deve aparecer, além de definir para quais países e idiomas o anúncio deve ser apresentado, não se esqueça do público.
Nessa etapa é importante que você tenha bem definida a seu Público-Alvo, ele te trará informações demográficas essenciais para o anuncio, como idade, sexo, faixa de renda e dentre outras.
7. Faça o upload do seu vídeo
Nesse momento, você deve fazer o upload do criativo para o YouTube, caso ele não esteja lá. Por fim, antes de publicar a campanha, lembre-se de adicionar os links, botões de CTA (Call To Action) e outras informações necessárias para que o público realize a conversão necessária.
O YouTube Ads tem um papel fundamental em estratégias de Marketing Digital. Sendo assim, é essencial conhecê-lo bem e aproveitar todas as possibilidades que ele oferece. Porém não é só o anúncio que faz um Marketing funcional, para isso é necessário uma estratégia!
Você precisa cativar o seu público. Construa um caminho sólido de informações, para que seu potencial cliente tenha acesso ao material necessário e chegue até o momento da compra. Esse processo se chama Funil de Marketing.
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