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13 de agosto de 2018O marketing nas redes sociais se tornou algo presente na maioria das estratégias de vendas, independente do segmento de mercado. É bem difícil encontrar uma marca que não atue nessas plataformas para promover o próprio conteúdo e se conectar com o público. No entanto, como qualquer tendência, as redes sociais também passam por algumas mudanças importantes.
Com o tempo, essas redes fazem modificações na maneira que funcionam e isso tem impacto direto nos posts produzidos pelas empresas. Pode ser que determinadas alterações diminuam o alcance do conteúdo e, assim, torne mais difícil o processo de impactar a audiência certa. Você percebeu alguma alteração nos seus resultados?
Se sim, isso não é uma coincidência. Quem trabalha com marketing nas redes sociais não só precisa estar constantemente pensando em conteúdo inovador como também acompanhar as atualizações dos algoritmos para não se surpreender.
Quer entender o funcionamento dos algoritmos? Continue a leitura!
Como o algoritmo impacta o marketing nas redes sociais?
O termo algoritmo é usado para se referir ao sistema utilizado pelas redes sociais para decidir quais publicações aparecem no feed dos usuários. Afinal, ele não é cronológico, nem exibe tudo o que o público curte e acompanha. Por exemplo, não é porque alguém segue a sua página no Facebook que essa pessoa verá todos os seus posts no feed dela.
Periodicamente, podem ser feitas modificações nesse algoritmo que causam impacto na performance do seu conteúdo. É preciso estar em alinhamento com a filosofia por trás da plataforma, já que essas atualizações sempre refletem a visão que ela tem para o próprio funcionamento.
Recentemente o Facebook passou a dar mais prioridade em seu algoritmo para publicações de amigos e familiares no feed de notícias, deixando as páginas comerciais de lado. Isso é uma reafirmação da postura da rede social de ser um espaço para pessoas se conectarem, deixando claro que as marcas precisam investir em anúncios para ganhar visibilidade.
Como funciona o engajamento e o tráfego orgânico?
A maioria das redes sociais se baseia nas ações dos próprios usuários para determinar o sucesso do conteúdo. Então, uma publicação que atrai bastante engajamento acaba tendo a oportunidade de se destacar ainda mais graças às interações dessas pessoas. O mesmo vale para o tráfego orgânico recebido a partir de links que você publica em seu perfil ou página.
Além disso, é importante ressaltar que, geralmente, posts patrocinados também conseguem ter seus resultados orgânicos aumentados. Ou seja, cada vez mais o investimento em mídia paga se mostra como uma ótima alternativa para driblar as mudanças do algoritmo.
Como melhorar seu engajamento apesar do algoritmo?
A melhor maneira de não se prejudicar com as mudanças no algoritmo é tornando a sua estratégia de redes sociais a mais robusta e profissional possível. Não há mais tempo e espaço suficientes para posts amadores, que não engajam e nem atraem audiência. Você precisa de uma fórmula eficaz que consiga atrair o máximo de potencial para o seu conteúdo.
Para isso, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital. É uma forma de obter um time completo de especialistas na parte de planejamento e criação, algo decisivo para você driblar as dificuldades de trabalhar com o algoritmo das redes sociais. Com um apoio profissional será possível tomar as melhores decisões para alcançar os resultados esperados.
O marketing nas redes sociais precisa ser altamente estratégico, levando em conta as particularidades de cada plataforma utilizada. Acompanhar as mudanças do algoritmo é essencial para garantir uma boa visibilidade ao seu conteúdo, que é um dos intuitos principais de atuar nessas plataformas. Comece agora mesmo a planejar a sua atuação nesse novo cenário e evite perder ainda mais destaque.
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