O que são testes A/B e como eles podem ajudar na conversão de seu site?
19 de setembro de 2016Entenda como impulsionar as suas publicações no Facebook
20 de outubro de 2016Se você já ouviu falar do marketing boca a boca, ou recomendações, provavelmente sabe que essa não é prática nova. Afinal, há muito tempo o que repercute no mercado possui um grande alcance entre os consumidores.
As opiniões vindas de pessoas próximas ou de confiança sempre trazem respaldo para a nova compra de um determinado produto. A diferença é que, hoje, as recomendações de clientes ocorrem nas redes sociais com um alcance muito maior do que antes.
Neste artigo, mostraremos como o que um cliente expõe nas suas redes sociais impacta na imagem e nos negócios de uma empresa. Continue a leitura e veja como usar a opinião de seus clientes a favor dos seus negócios!
Depoimentos sinceros: marketing honesto
Se um comprador faz um depoimento sincero, enaltecendo as boas qualidades do seu atendimento, entrega e produto, motivará o interesse de novos consumidores e poderá aumentar as vendas. Já o contrário acontece quando uma avaliação negativa é feita — com uma repercussão maior, inclusive.
O que conseguimos extrair da vivência atual é que os consumidores levam muito em conta as referências dadas por outros clientes. As redes sociais ampliam o alcance para as opiniões, dando um melhor acesso para quem procura avaliações.
Logo, o seu papel é criar meios de motivar os seus clientes a indicarem sua empresa e suas ofertas em seus perfis, grupos, fan pages e outros ambientes de interação. Para ajudar nessa tarefa, separamos 4 dicas para você ficar de olho e aplicar em seu negócio:
1. Promova uma experiência de compra acima da média
Para que os clientes falem bem da sua empresa, é necessário que eles tenham motivos reais para isso. Logo, antes de qualquer outra estratégia, você precisa fazer sua parte ao entregar uma experiência positiva aos seus consumidores.
Procure ser impecável no atendimento, superar as expectativas do público, cumprir os prazos antes do esperado, enfim, atitudes que farão as pessoas recomendarem seus produtos naturalmente.
2. Identifique os clientes mais satisfeitos
Uma campanha de incentivo às recomendações deve ser bem assertiva. Por isso, é fundamental fazer um levantamento dos clientes mais entusiasmados com a sua empresa e engajados nas redes sociais.
Você pode, por exemplo, enviar questionários aos seus compradores por e-mail para medir seus níveis de satisfação. Após essa etapa, deve-se separar uma lista de contatos com as pessoas mais propensas a indicar sua marca.
Lembre-se de não descartar os clientes menos satisfeitos. Você também deve manter contato com eles, pois um dia podem voltar a comprar e mudar suas impressões para melhor.
3. Ofereça benefícios
Essa tática é mais direta e visa uma troca em que ambos saiam ganhando. Os alvos aqui são os clientes mais satisfeitos, inclusive aqueles que recomendam sua empresa de forma espontânea.
Você pode convidar esses consumidores pelo próprio chat da rede social ou por e-mail para fazer uma indicação (sem roteiros ou nada que tire a naturalidade de um depoimento). Faça um convite destacando a importância deles como clientes e oferecendo uma recompensa, como descontos, ofertas exclusivas, participação em sorteios etc.
4.Crie conteúdos incríveis
O marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente para engajar atuais clientes. Ao produzir artigos, vídeos, e-books, podcasts ou infográficos úteis e relevantes aos seus compradores — ou seja, com temas focados em um melhor aproveitamento dos produtos adquiridos — você conquista a confiança deles.
Essa é uma relação recíproca, pois sua empresa cria conteúdo para ajudá-los a obter sucesso com suas ofertas, e eles retornam com comentários, menções e postagens positivas à sua marca.
Basicamente, para conseguir recomendações de clientes, você deve trabalhar bastante o fator engajamento. Além de produzir incentivos diretos (como promoções, descontos e ofertas) e indiretos (criação de conteúdo altamente relevante, segmentado e que faça seus clientes compartilharem espontaneamente), é importante agradar e identificar os clientes certos. Dessa maneira, você terá boas provas sociais para atingir possíveis compradores de forma mais natural e confiável.
Viu como conquistar e incentivar as recomendações de clientes nas redes sociais é mais simples do que parece? E por falar nessas mídias, que tal seguir nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google +? Escolha a que for melhor para você acompanhe todas as novidades que compartilhamos!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!