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18 de maio de 2020No dia-a-dia tomamos inúmeras decisões, muitas vezes sem perceber. O que iremos comer? O que iremos vestir? E por incrível que pareça, escolher não fazer algo também é uma decisão. É exatamente sobre isso que se tratam os gatilhos mentais.
Essas decisões são induzidas por vários fatores: pelo mundo exterior e pelos aspectos pessoais. Como estou me sentindo em relação ao ambiente, o que está acontecendo ao meu redor?
Levando em consideração que tomamos uma decisão ao consumir algo, é necessário entender todos os fatores que fazem as pessoas a escolherem entre um produto ou outro, por exemplo.
E você pode usar estes fatores ao seu favor no momento de criar uma estratégia de marketing digital.
Continue com a gente e você aprenderá sobre:
- O que são gatilhos mentais?
- Alguns tipos de gatilhos mentais
- Como utilizar em seu negócio
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais podem ser explicados facilmente como “decisões por impulso”, como se o cérebro realmente quisesse evitar o cansaço.
Escolher e refletir causam esgotamento, por isso o ser humano muitas vezes deixam ser levados por suas escolhas automáticas (hábitos), apenas para poupar esforços desnecessários.
O gatilho mental é a forma mais sutil de descomplicar as decisões de um cliente, porque ninguém passa muito tempo pensando em como vai escovar os dentes, apenas acorda e faz isso no piloto automático.
Então neste sentido, a maioria das decisões humanas são tomadas inconscientemente para depois ser levada ao consciente, que é o responsável por analisar estas escolhas.
Os gatilhos mentais, para a psicologia, também pode ser levado como memórias. Quando você olha para a foto de um filhote de gato, por exemplo, pode pensar em amor, uma vez que essa memória tanto pode trazer uma experiência do seu passado, como pode trazer apenas uma sensação sem nenhuma ligação com o que você viveu anteriormente.
Tipos de gatilhos mentais
Você consegue imaginar quantos gatilhos mentais existem? Há pessoas que conseguem listar 50 gatilhos, realmente, são muitos mesmo!
Mas hoje iremos falar apenas sobre 12 tipos de gatilhos, que são os mais utilizados:
Similaridade
Mostre claramente sua visão e valores pessoais, esses são aspectos que fazem você se conectar diretamente com o seu público. Seus clientes sentirão que são importantes para você e isso é um atrativo enorme, com certeza.
Prova social
O gatilho da prova social se traduz na necessidade de todo o ser humano pertencer a um grupo, por isso, quanto mais pessoas seguem escolhendo uma determinada opção, mais sentiremos vontade de fazer essa mesma escolha, aquela velha história de “Maria vai com as outras”.
Provavelmente você já leu em algum site “mais de 50 mil pessoas já receberam e aprovaram nosso E-book”. Utilize pesquisas de satisfação, depoimentos e fotos de clientes usando seu produto, isso faz toda a diferença.
Novidade
A novidade nos faz liberar dopamina, o neurotransmissor responsável pela a sensação de prazer, e quem não se sente atraído por algo tão tentador quanto o prazer? Atualize seu produto, traga inovação e novas funcionalidades sempre que possível.
Autoridade
Quem se mostra como autoridade automaticamente é respeitado. Ofereça amostras gratuitas do seu produto, mostre como ele realmente funciona, mostre sua qualidade. Consiga depoimentos sobre seu trabalho, use fotos, mostre realmente quem é a autoridade.
Urgência
As pessoas são programadas para responder as urgências de imediato. Faça promoções relâmpagos, “só por hoje o produto tal está com 30% de desconto”, utilize a urgência a seu favor.
Escassez
Geralmente as pessoas dão mais valor para aquilo que é mais difícil de conseguir. “Edição limitada” parece ser mais interessante do que a edição que está no mercado há anos, use isso a seu favor, mostre que os primeiros compradores terão exclusividades.
Porquê
O ser humano gosta de colocar um porquê em tudo que faz, então explique todos os porquês de seu produto, antes mesmo do cliente solicitar.
Reciprocidade
Ofereça sempre produtos gratuitos para seus clientes, quando vender um produto ou serviço dê uma amostra grátis de outro. Isso funciona ao contrário também, deixe seu cliente “resolver” algum problema na sua empresa com sugestões, é um ótimo gatilho mental.
Antecipação
Projetar um futuro e mostrar para as pessoas podem trazer uma sensação de felicidade, uma ansiedade boa. Faça a publicidade bem elaborada do seu produto muito antes de seu lançamento, enalteça suas qualidades e seu diferencial, crie vídeos para seu produto, mostre o quão maravilhoso ele pode ser.
História
Use o literal da palavra, conte história, assim como os antigos vendedores faziam, se conecte ao público usando narrativas prontas, mas que sejam convincentes e que mostrem o público que ele é o protagonista dessa história.
Relação entre dor e prazer
Tente descobrir quais as principais dores e prazeres do seu público, nem todo mundo tem a mesma dor e prazeres, então unifique isso. Mostre soluções para essas dores e relacione com algo prazeroso, esse será o diferencial.
Inimigo em comum
Descubra o vilão que assombra os seus consumidores, isso pode conectar mais ainda você com o público. Esse vilão pode ter feito mal para você na sua vida pessoal. O vilão é preço? É a demora? Descubra e mostre que na sua empresa não existirá espaço para ele.
Como utilizar os gatilhos mentais em seu negócio
Podemos imaginar os gatilhos mentais são como armas para atingir o seu devido público-alvo. Eles são uma forma maravilhosa de melhorar os resultados da sua campanha de marketing digital.
Não existe gatilho que funcione em um público-alvo que não foi escolhido da maneira certa, este público precisa ser definitivamente conquistado por você. É aí entram os gatilhos, pois o ideal é encontrar os gatilhos que mais se encaixam na realidade da sua empresa atualmente.
Estude cada um deles, pois assim saberá qual usar em sua estratégia.
Estudando o gatilho certo e colocando-o em prática, você com certeza ajudará o seu negócio a decolar!
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através da nossa central de comunicação, teremos o prazer em ajudá-lo. 🙂
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.