Conheça as ferramentas para fazer a análise SWOT do seu negócio
1 de fevereiro de 2022Discurso de vendas: Aprenda a fazer a sua oferta irresistível a potenciais clientes
16 de fevereiro de 2022O marketing é tão antigo quanto o ato de vender, e isso garantiu que seus conceitos fossem elaborados e lapidados com o tempo… Estamos falando dos 4Ps do Marketing, ou como também é conhecido, Mix de Marketing.
A internet surgiu, os consumidores mudaram, as transformações se aceleraram, mas os 4Ps do Marketing continuam sendo um dos principais frameworks do planejamento estratégico das empresas.
Quem conhece um pouco de marketing certamente passou por essas palavras mágicas. Os 4Ps do Marketing representam os quatro pilares essenciais para uma estratégia essencial (e básica) na vida dos negócios: Preço, Produto, Praça e Promoção – São os pilares que definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.
O conceito de 4Ps do marketing foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, e muito difundido por Philip Kotler. Muita gente, inclusive, acha que foi Kotler quem desenvolveu a ideia, tamanha a sua influência. Mas suas maiores mudanças vieram na era digital.
Por isso, vamos apresentar agora os 4Ps do Marketing com uma série de exemplos para você ver como eles seguem atuais e como utilizá-los na sua empresa. Embarque na nossa Nave!
O que são os 4Ps do Marketing?
Os 4Ps do Marketing são variáveis controláveis pelas empresas, utilizadas para apresentar sua oferta às pessoas de interesse e alcançar seus objetivos no marketing.
Além disso, são variáveis interdependentes, já que uma influencia a outra e depende da outra para o seu sucesso. Por isso, elas precisam ser planejadas em conjunto para que estejam alinhadas e provoquem uma percepção única e relevante sobre a marca.
Os 4Ps são as iniciais das seguintes palavras, que representam os pilares de uma estratégia de marketing, como falamos anteriormente:
- Preço (Price);
- Produto (Product);
- Praça (Place);
- Promoção (Promotion).
Essa é a principal classificação utilizada para falar do Mix de Marketing ou Composto de Marketing, que pode englobar ainda outras variáveis. Porém, esses termos costumam ser usados como sinônimos dos 4Ps, já que é o conceito mais conhecido.
Qual a importância do Mix de Marketing?
Não é por acaso que os 4Ps do Marketing atravessaram décadas e continuam sendo usados e estudados. O Mix de Marketing tem grande importância para as empresas, como uma ferramenta que orienta o planejamento e faz com que as estratégias sejam efetivas no mercado.
Dentre todos os motivos para aplicar esse conceito na sua estratégia estão:
- Transmitir o posicionamento ao público-alvo;
- Criar estratégias integradas;
- Cobrir todos os pontos de contato;
- Diferenciar dos concorrentes.
Conhecendo mais a fundo os 4Ps do Marketing
Agora você já conhece quais são os 4 Ps do Marketing, mas vamos apresentar com mais detalhes cada um dos pilares, o que significam e como pensar as suas estratégias:
4Ps de Marketing: Produto
O P de produto (ou serviços) aborda muito mais do que aquilo que é comercializado por determinada empresa. O conceito de produto, neste caso, engloba tudo que é oferecido aos clientes, desde produtos e embalagens, até garantia.
Segundo o clássico livro Princípios de Marketing de Kotler e Gary Armstrong, “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.
Algumas perguntas que ajudam a definir o que é o produto de determinada empresa:
- Que desejo ou necessidade do cliente esse produto satisfaz? O que faz com que determinado público precise ter seu produto?
- Que funções ou novidades esse produto precisa ter para chamar a atenção?
- Como é o processo de produção deste produto?
- Qual o diferencial do seu produto?
- Como é o design do mesmo, incluindo características técnicas?
- Qual é o ciclo de vida do seu produto?
Para responder a estas perguntas, é essencial conhecer muito bem o público para o qual o produto de determinada empresa é voltado. É fundamental, também, entender quais atributos valorizados pelo público são ignorados pela concorrência. Assim, é possível criar um produto que se destaque no segmento.
4Ps de Marketing: Preço
O preço é o valor monetário que deve ser pago pelo cliente que deseja adquirir o produto. É a receita da empresa que será seu próprio sustento.
Para definir o preço do seu produto, é preciso entender de estratégia. Primeiramente, seu cliente deve estar disposto a pagar esse valor, caso contrário, a empresa não conseguirá lucrar. Além disso, o valor está diretamente ligado à qualidade e ao custo-benefício.
Portanto, se você quer vender a um preço alto, seu público deve enxergar benefícios que compensam seu investimento.
Esses são alguns fatores que você deve levar em conta para definir o preço:
- Métodos de precificação e estratégias;
- Descontos;
- Período de pagamento;
- Política de crédito.
4Ps de Marketing: Praça
O nome “praça” nem sempre é entendido com clareza, mas seu significado dentro desse conceito é literalmente o lugar. Ou seja, onde seu público pode encontrar o seu produto.
Dentro desse conceito, são muitas as possibilidades e preocupações que devem ser abordadas no planejamento, para facilitar esse processo, foque nos pontos da sua Análise SWOT, isso pode te preparar para possíveis ameaças.
Por exemplo, o consumidor pode ter contato com seu produto pelo comércio eletrônico, físico ou em ambos, estratégia muito comum principalmente agora, após o isolamento social.
Definir a praça corretamente significa disponibilizar seu produto onde o seu cliente está, isso pode ser no seu site próprio, em um marketplace ou em canais alternativos, como Facebook e WhatsApp.
Errar na estratégia é como vender luvas e gorros no verão carioca – e o resultado disso você já pode imaginar.
4Ps de Marketing: Promoção
Para finalizar os 4Ps do marketing, vamos ao item promoção. A promoção não está relacionada a ofertas e liquidações, mas sim ao ato de promover uma marca ou produto. Ela tem o objetivo de persuadir o consumidor a realizar uma compra. Nesse momento, o Discurso de Vendas pode ser essencial para criar gatilhos e converter as vendas.
E como fazer isso? Simples: propagando uma mensagem através de uma linguagem que atinja seu público-alvo com eficiência. E é aí que entram as diversas estratégias de marketing: o marketing digital, o outbound marketing, o inbound marketing, dentre outras.
Os principais elementos de um bom mix de promoção são:
- Publicidade e propaganda;
- Relações públicas;
- Outbound marketing;
- Inbound marketing: redes sociais, blogs, email marketing, etc;
- Promoção de vendas.
? Plano de Voo: Chegou a hora de (re)fazer o Planejamento Estratégico do seu negócio!
Agora que você já sabe do potencial dos 4Ps nas estratégias, mesmo sendo um antigo método de marketing, está na hora de usar (ou refazer) esse método no planejamento estratégico do seu negócio!
Primeiramente, é importante perceber como essa metodologia pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de empresa ou projeto, já que possibilita que cada avaliação seja feita de acordo com seu respectivo cenário e mercado, respeitando todas suas especificidades.
Por isso, a completude de seu diagnóstico permite que, assim como a análise SWOT, as definições de cada P do marketing sirva para fundamentar qualquer tomada de decisão importante sobre a empresa.
Precisa de ajuda no Planejamento Estratégico do seu negócio?
Defina o Plano de Voo da sua empresa baseado em dados, fatos, tendências e experiências de mercado. Aqui na nossa Nave, nós te guiaremos na definição das melhores estratégias e nas melhores tomadas de decisão.
Venha bater um papo com a nossa tripulação e levar as suas ideias e o seu negócio ao infinito e além:
? P.S: Quer ver mais dicas sobre como ter resultados com a sua estratégia digital e/ou offline? Navegue em nosso blog e conheça mais sobre o universo dos Negócios, Marketing, Gestão e Vendas!
Empreendedor: Fique atualizado e conectado! ??
Aqui na nossa Nave, temos um grupo no Telegram com Empreendedores / Empresários de diversos nichos de mercado, com o objetivo de promover muito networking profissional e trazer uma curadoria completa de notícias e informações relevantes sobre o mundo dos negócios que oferecemos gratuitamente!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.