A importância de ser um digital influencer para a sua marca
16 de fevereiro de 2022Como triplicar seu tráfego com essas 5 dicas simples de marketing de conteúdo?
14 de março de 2022Não é de hoje que empresas estreitam os laços e viram o jogo por meio das vendas em redes sociais. O isolamento social já não é mais motivo para que cliente e vendedor se afastem – o que a pandemia mostrou é justamente o contrário.
As redes sociais foram muito importantes para que nossa noção de normalidade não fosse completamente destruída durante a pandemia.
Por isso, acordar e dar uma olhadinha no celular é um hábito comum de quem quer se informar e comprar qualquer tipo de coisa.
O Social Selling é a bola da vez em tempos de delivery e medidas restritivas que vêm e vão em um ritmo descompassado.
Se você está aqui, você quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de quais os benefícios que o Social Selling pode promover em sua estratégia, então vamos embarcar nessa! ?
Benefício #1: Eficiência do Social Selling
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa canadense Sales for Life, o social selling, que em português literal significa “venda social”, é 66% mais eficiente do que as técnicas tradicionais de prospecção de vendas.
Isso porque o comportamento do consumidor mudou; ele está muito mais bem informado e não deseja ser convencido de nada, deseja fazer uma escolha consciente e vantajosa.
Benefício #2: Poder de decisão do Social Selling
Esqueça aquela história de papo de vendedor – o pulo do gato do social selling é não parecer muito ostensivo. O consumidor não se sente persuadido, apenas consome a propaganda e avalia a necessidade daquele produto ou serviço.
Ele precisa confiar na marca e no que está sendo oferecido – nesta nova dinâmica, a abordagem mudou. A aposta das empresas deve ser em informações relacionadas ao produto ou serviço vendido, para ajudar no momento da escolha, já que o poder de decisão está completamente na mão do cliente.
Benefício #3: Virtualização do comércio no Social Selling
Uma nova tendência surgiu e dificilmente irá desaparecer: comprar absolutamente tudo pela internet. Quando o momento crítico da pandemia passar, algumas pessoas não voltarão a ir fazer compras no mercado, por exemplo. Algumas aulas particulares serão sempre online e alguns empregos permanecerão remotos. O fato é que muitas fronteiras caíram para nunca mais se erguerem.
Por muitos anos, investir em marketing digital ficou em segundo plano para as empresas, mas agora é uma medida urgente de sobrevivência. É que os tempos do autoatendimento chegaram chutando a porta, mas não é tão fácil para as empresas se adaptarem. Para vender na internet é preciso ter um pouco mais do que boa vontade; é fundamental pensar em todo o processo da venda: captação, conclusão e fidelização.
Benefício #4: Os multicanais do Social Selling
Quando se fala em social selling, não se pensa em subtrair nenhum canal de venda, mas sim adicionar.
Uma importante mudança de comportamento do consumidor é a busca por informação em multicanais. Então, se uma empresa deseja ser encontrada e vista por seus clientes, é preciso estar em todas as redes sociais possíveis. Isso irá passar confiança e demonstrar credibilidade, além de aumentar os meios de contato com o cliente.
Benefício #5: A força do mobile no Social Selling
É engraçado pensar que, quando as redes sociais surgiram, era preciso ficar online para interagir com as pessoas. Esse conceito, em pouquíssimo tempo, mudou completamente.
Atualmente, estar online é um estado permanente – dormimos e acordamos conectados. Isso facilita muito a comunicação entre empresa e cliente, mas também exige que o canal de comunicação mobile funcione.
Não é estranho falar com uma empresa sobre uma encomenda por um aplicativo de mensagem de celular – esquisito é falar e demorar para ser atendido.
Atualmente, os sites já direcionam o cliente para continuar a conversa pelo celular, por isso o aparelho virou um item de primeira necessidade das empresas. Pode ser um iPhone ou um smartphone LG, desde que esteja conectado à internet, com os aplicativos instalados.
Benefício #6: Nada é apenas uma simples venda no Social Selling
Além da comodidade, a venda pela internet é uma forma muito eficaz de monitorar o comportamento do cliente e investir em técnicas de fidelização. É como se já estivesse acontecendo uma conversa entre o vendedor e o cliente, e no momento oportuno, o vendedor retoma essa conversa.
O cliente entrou no site, colocou as compras no carrinho, mas não finalizou. A abordagem com este consumidor será personalizada, retomando de onde parou. Outro exemplo muito simples de fazer: a empresa vende polpas de frutas, e o cliente já tem um mês sem comprar; é possível retomar a conversa com ele para fidelizá-lo.
O social selling, através do histórico de comportamento e compra do cliente, resgata aquela relação gostosa do consumidor com o vendedor, que conhece suas preferências.
Benefício #7: A personalização no Social Selling
Quem ganha com a personalização de um serviço: cliente ou empresa? Ambos.
Quanto mais assertivo um negócio for no que o cliente deseja, maiores as chances de converter esse interesse em venda. Pode parecer contradição, mas tempos de autoatendimento pedem personalização, que gera uma relação de confiança entre vendedor e consumidor.
O pós-venda deve seguir essa mesma linha de personalização e observação do que o cliente procura e deseja.
? A Sid Special Paint é um case de produto totalmente personalizado que, em parceria com a Migre Seu Negócio, atingiu picos inéditos de faturamento e lucratividade – Fique por dentro das estratégias e dessa incrível história:
Benefício #8: Segmentação do Social Selling
Sabe qual é a diferença de uma pessoa distribuindo folhetos na rua para uma pessoa anunciando nas redes sociais?
Aquela que está na rua não sabe absolutamente nada sobre as preferências de quem está pegando o folheto, enquanto a pessoa que anuncia na internet sabe a idade, onde mora, o perfil comportamental e as preferências de quem está visualizando um anúncio – O que torna a comunicação muito mais direta e eficaz.
Benefício #9: Linguagem afetiva do Social Selling
As marcas que fazem muito sucesso já entenderam que gente gosta de gente, por isso criaram uma linguagem afetiva, personalizada, com os clientes.
A forma como uma empresa dá retorno nas redes sociais é observada e levada em consideração no momento de decisão de compra.
Quando uma pessoa está interessada em um eletrodoméstico, por exemplo, entra no site da marca e lá encontra clientes reclamando, sem um retorno, ou uma resposta respeitosa, dificilmente irá concretizar a venda. É o que se fala em saúde da marca: o processo de venda não acaba na compra, pois o pós-venda é tão importante quanto.
Para fazer um social selling com eficiência, é fundamental ser analítico, coletar informações e observar o comportamento do cliente. Todo meio de troca de informações é válido neste processo de estreitar laços com o consumidor. Ser cordial e estar disponível é um diferencial que irá destacar sua empresa no digital e nas redes sociais.
Precisa de ajuda no Planejamento Estratégico do seu negócio?
Defina o Plano de Voo da sua empresa baseado em dados, fatos, tendências e experiências de mercado. Aqui na nossa Nave, nós te guiaremos na definição das melhores estratégias e nas melhores tomadas de decisão.
Venha bater um papo com a nossa tripulação e levar as suas ideias e o seu negócio ao infinito e além:
Empreendedor: Fique atualizado e conectado! ??
Aqui na nossa Nave, temos um grupo no Telegram com Empreendedores / Empresários de diversos nichos de mercado, com o objetivo de promover muito networking profissional e trazer uma curadoria completa de notícias e informações relevantes sobre o mundo dos negócios que oferecemos gratuitamente!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.