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13 de janeiro de 2022Como você fez sua última compra online? Saiba que o Social Commerce chegou para inovar as vendas online, sendo uma das estratégias de negócio mais revolucionárias do momento, especialmente para os varejistas. Afinal, quem não gosta de fazer compras online e ficar animado com a expectativa de receber o produto em casa?
Você pode perguntar para especialistas em varejo e em tendências de mercado sobre qual a próxima grande transformação no consumo – E essa transformação já tem nome e sobrenome: Social Commerce.
Juntando o útil ao agradável, esse novo jeito de conquistar os consumidores usa as redes sociais como comércio online e até mesmo offline, já que além de comprar, os consumidores usam esses canais para pesquisar ofertas, tirar dúvidas, buscar opiniões, ou seja, se sentirem confiantes antes de comprar o produto.
A propaganda “boca a boca” hoje, com as redes sociais, tomou proporções gigantescas. Você, como consumidor, já deve ter usado desse artifício: leu algum comentário sobre o produto, pediu indicação para um amigo ou indicou um serviço que gostou através das redes sociais.
Ficou curioso para saber mais sobre o Social Commerce? Embarque na nossa nave e explore as novidades que te aguarda no universo do marketing digital!
O que é Social Commerce?
Social Commerce é a categoria do comércio eletrônico em que as transações são feitas exclusivamente — da descoberta ao swipe do cartão — por meio de uma rede social, como o Instagram, o TikTok e o Pinterest.
Com as restrições sociais impostas pela pandemia, as vendas online tornaram-se uma verdadeira fortaleza e fonte de renda aos empreendedores e empresários.
Grandes empresas passaram a enxergar sua presença no digital como algo essencial para cativar e conquistar novos clientes à longo prazo, como é melhor explicado no nosso texto sobre Inbound Marketing.
Com esse novo olhar das organizações para chamar a atenção do consumidor e vender online, bastou um olhar mais cuidadoso para onde as pessoas passavam mais tempo conectados para constatar o óbvio: as redes sociais e suas infinitas oportunidades.
Ainda apoiando no e-commerce para criar algo muito mais eficaz e próximo dos clientes, o social commerce imprime credibilidade, transparência e boa reputação para a empresa. Enquanto em outras estratégias você precisaria trabalhar a divulgação em massa e investir em peças publicitárias caras, o efeito viral das redes sociais facilitou e diminuiu o custo com essas ações.
Por isso, cabe destacar que o comércio social vai muito além de vender mais por meio da opinião dos usuários. Esse processo facilita a organização para conhecer a jornada de compra de seus consumidores, favorecendo a expansão da marca e deixando mais íntimo o relacionamento com o público-alvo.
Muitas corporações já obtiveram sucesso com o social commerce. Se grandes nomes o adotaram, é porque o conceito não é mais uma tendência, mas condição quase obrigatória para o marketing digital das empresas, principalmente para os pequenos e novos negócios que buscam expansão.
Quais as vantagens do Social Commerce para o seu negócio?
Entre as principais vantagens do social commerce, estão alguns importantes gatilhos mentais, como a possibilidade de gerar autoridade e passar confiança para os consumidores por meio da famosa Prova Social.
Quando pensamos na jornada de compra, fica clara a importância dessas referências e opiniões para o consumidor concluir a compra. Não é à toa que a presença de depoimentos e avaliações vem aparecendo com mais frequência nos sites e perfis, como uma forma de validar a qualidade do produto por meio da opinião de outros clientes – mais uma vez, estamos exemplificando o gatilho mental de Prova Social – o que também torna a marca mais “humana”, à medida que promove interação entre seus clientes nas redes sociais, sana suas dúvidas e atende suas solicitações sem muita burocracia em canais de fácil acesso.
Sem contar que atualmente existem mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais em todo o mundo! Só no Facebook, são mais de 2,6 bilhões! No Brasil, são mais de 130 milhões de perfis ativos na plataforma…
Imagine a quantidade de potenciais leads que você pode gerar ao colocar em prática alguns estratégias relevantes de marketing com foco no social commerce? ?
Algumas descobertas interessantes…
Estimativas mostram que essa modalidade vai crescer 3x vezes mais rápido do que as vendas dos canais tradicionais nos próximos três anos, superando a marca 1,2 trilhão de dólares. Essa tendência está sendo impulsionada, principalmente, pelos consumidores da Geração Z e Millennials, que devem responder por 62% dos gastos.
O principal motivo para esse aumento é óbvio e você sabe: aumento do tempo gasto nas mídias sociais no dia a dia. O que talvez seja novidade:
- Consumidores nos países em desenvolvimento são mais propensos a usar o social commerce. Por incrível que pareça, no Reino Unido e nos EUA, a maioria ainda não fez nenhuma compra via comércio social.
- Confiança x Idade. Compradores mais velhos priorizam a familiaridade com a marca, enquanto as gerações mais jovens são atraídas pelas avaliações dos demais compradores.
- Produtos mais vendidos. Roupas serão líderes com +18% de todo o comércio social, seguidas dos eletrônicos, com 13% do total e decoração para casa (7%).
Cerca de 10% de tudo que é gasto na internet já é feito por meio das redes sociais, mas a expectativa é que em 3 anos esse número se aproxime da casa dos 20%! Veja o report.
Quais redes sociais utilizar para o Social Commerce?
Como você já falamos anteriormente, o social commerce utiliza as redes sociais e demais mídias digitais como verdadeiros canais de vendas, relacionamento e comunicação. Porém, é justamente nesse ponto que recai uma dúvida muito relevante sobre quais plataformas a sua empresa pode utilizar ao adotar o social commerce.
São gigantes da indústria digital que se mostram verdadeiros parceiros do varejo online:
- Facebook;
- Instagram;
- WhatsApp.
O trio FIW é certeiro ao unir plataformas estruturadas, inovadoras, com excelentes e variados recursos para que qualquer varejo expanda sua operação de social commerce, além do TikTok e Pinterest.
Para ficar ainda melhor, você tem a seu favor a vontade do consumidor!
Quem nunca quis checar o Instagram daquela nova pizzaria do bairro? Ou mesmo do café que abriu perto do trabalho? Ou ainda aquele sapato que a marca que você gosta lançou e você viu no pé de um influenciador?
As pessoas cada vez mais consomem baseadas em gatilhos mentais e reflexos psicológicos, deixando de lado o princípio do “precisar” e o substituindo pelo “querer” ou “poder”.
Sendo assim, nada melhor que interfaces como as de redes sociais para ativá-los nesta jornada de compra, o que junta com a conveniência de consumir sem sair da plataforma.
Social Commerce: Os principais cases no Brasil
Veja alguns dos maiores cases e exemplos de Social Commerce no Brasil:
? Estratégias de Social Commerce do Magazine Luiza
Falar de e-commerce e Magazine Luiza nos obriga a abordar alguns pontos que transcendem o conceito de vendas online do senso comum – aquela venda com carrinho, check out e entrega via Sedex.
Não é novidade que a empresa, desde o início de suas operações em 2000, leva o digital em suas ações de varejo online e em seu DNA: está no topo de lojas virtuais no Brasil, aumentou em 50% seu faturamento por esse canal de venda em 2011 e não usa ERP para vendas físicas – usa o sistema do seu e-commerce. É isso mesmo! Se você comprar uma geladeira na loja física, o vendedor faz login no e-commerce e realiza a venda para você.
Com o passar dos anos, e a mudança de gestão, a empresa implantou grandes estratégias de vendas. Isso fez com que subisse o seu valor de mercado de R$ 3 bilhões, em 2011, à uma avaliação atual próxima dos R$ 95 milhões.
E as 4 estratégias que foram implantadas nos últimos anos e que deram muito certo no Magazine Luiza foram:
- Criação do seu próprio e-commerce: Depois de ter adquirido experiências com as lojas virtuais, o Magazine Luiza começou a revolucionar o e-commerce brasileiro com a criação do seu site oficial, em 1999. Hoje, ele é um dos maiores do setor e conta com os mais modernos canais e ferramentas de interação com os clientes, em diversas redes sociais. Isso, sem falar que se tornou um dos maiores marketplaces do país.
- Loja virtual e parceiro Magalu (Magazine Você): Em 2011, o Magazine Luiza trouxe ao mercado a primeira iniciativa de social commerce do Brasil, o Magazine Você. A partir daí, a forma de fazer negócios nas redes sociais mudou, além de oferecer a oportunidade de empreender sem a necessidade de um investimento financeiro.
- Criação do personagem virtual: A assistente virtual e mascote Lu foi criada com o intuito de transformar a experiência de compra dos clientes no e-commerce da Magalu. Antes dela, as pessoas tinham medo de finalizar as suas compras no site, pois precisavam passar dados pessoais e cartões de crédito ou débito. Criada em 2003, a personagem é bastante divertida, criativa e bem-humorada. Tudo isso é pensado na humanização da marca — nem é preciso dizer que a Lu ganhou rapidamente muitos fãs em suas redes sociais, tornando- se uma influenciadora digital, simulando perfeitamente o comportamento de uma pessoa real.
- App Magalu: Outra importante etapa da transformação Magalu foi a busca pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do seu aplicativo. Afinal, a rede varejista possui uma grande vantagem por integrar os processos digitais de suas plataformas online com as suas lojas físicas. Consequentemente, isso dá o suporte necessário para o cliente fazer a sua compra — até pedir um táxi é possível na ferramenta!
? Estratégias de Social Commerce da L’Oréal
A marca francesa de cosméticos desenvolveu, para suas clientes no Sudeste Asiático, uma loja online no Facebook e Facebook Messenger, viabilizando a compra por meio de chat. Nos seis meses seguintes ao lançamento da plataforma, a marca viu o número de fãs em seu perfil disparar e obteve uma taxa de conversão de 22% entre as clientes que acessaram a plataforma.
? Estratégias de Social Commerce da Coca-Cola
A marca de refrigerantes tem um longo histórico de uso das mídias sociais para promover seus produtos. No Facebook, ela criou uma vitrine global para seus produtos, especialmente para as linhas de vestuário e de itens colecionáveis, que são itens de nicho e não estão disponíveis na rede de distribuição tradicional. Já na famosa ação de personalização Share a Coke, em que a marca possibilitou a criação de garrafas customizadas com os nomes das pessoas, imagens das garrafas com os nomes dos usuários invadiram Facebook, Instagram e Twitter. Somente no Reino Unido, a venda de Coca-Cola foi três vezes superior à de Pepsi durante a realização da campanha.
Como adotar o Social Commerce no seu negócio
? Foque no melhor custo-benefício
Nas suas estratégias de marketing com foco no social commerce, é importante que você selecione seus melhores produtos.
Afinal, mesmo que você crie uma loja nas redes sociais, nem sempre é possível colocar online todos os produtos que estão disponíveis na loja física ou no e-commerce.
Além disso, é preciso prezar por uma clareza nas informações, com layouts leves e despoluídos. Por isso, a importância de focar apenas naqueles produtos que geram maior lucratividade. Isso vale também para a criação de anúncios: foque nos anúncios para os produtos que trazem um melhor resultado para o seu negócio.
? Utilize as ferramentas certas para a sua estratégia
Você vai encontrar ferramentas para fazer praticamente tudo na internet. Portanto, é importante que você conheça cada rede social e como cada ferramenta funciona.
Recomendamos que você busque por ferramentas para te ajudar na edição de imagens, vídeos, gestão de redes sociais e geração de relatórios.
Aqui na nossa Nave usamos algumas ferramentas que nos ajudam muito: Canva, Facebook Creator Studio e Dashgoo.
Sabendo o que usar e qual o momento certo, você tem um ganho imenso de produtividade!
? Trabalhe a reputação da sua marca
É importante que você faça a gestão e o monitoramento da reputação da sua marca. Mas isso não se limita a apenas ver o que seus clientes comentam nos seus posts, mas também entender qual é a percepção que eles estão tendo e o que eles podem estar falando em outros cantos da Internet.
Você conhece o NPS – Net Promoter Score? Saiba que este é o primeiro passo a ser dado.
Você pode procurar por palavras-chaves nas redes sociais, pesquisar as reclamações e reputação da sua marca no Reclame Aqui, nos depoimentos do Google Meu Negócio ou usar ferramentas específicas de monitoramento para fazer uma pesquisa completa sobre sua empresa na Internet.
? Monitore, mensure e avalie sua estratégia com frequência
É essencial no marketing digital fazer análises constantes de cada estratégia, principalmente nas redes sociais que mudam a cada dia. Por isso, a estratégia de social commerce que pode estar sucesso hoje, pode não funcionar mais amanhã. É tudo muito dinâmico!
Sempre reavalie as suas estratégias, acompanhe as novidades não só do marketing digital, mas do mundo dos negócios – Esteja conectado!
Traga essas referências e insights para inovar o seu e-commerce e não deixe de acompanhar o funil de compra, para evitar que seus clientes abandonem o processo no meio do caminho. ??
Construa o seu planejamento estratégico
A experiência que você proporciona ao seu público faz total diferença. Construa um caminho sólido de informações, mantenha um bom relacionamento com os clientes, promova um atendimento especializado, isso fará com que seus leads sejam convertidos para promotores da marca.
? P.S 1: A nossa tripulação tem o prazer de te ajudar a desenvolver um planejamento consistente de Marketing, de modo que você não perca mais nenhuma oportunidade em potencial! Entre na nossa sala de comunicação e venha bater um papo conosco, sem compromisso. ??
? P.S 2: Quer ver mais dicas sobre como ter resultados com a sua estratégia digital? Navegue em nosso blog e conheça mais sobre o universo do Marketing e Vendas!
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