Como otimizar sua estratégia de marketing através das redes sociais
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30 de março de 2022Descobrir como usar o Google Meu Negócio é uma maneira de destacar a sua empresa dentre tantas outras. Afinal de contas, garantir que sua empresa seja encontrada com mais facilidade no maior buscador da internet ajuda a impulsionar qualquer negócio, não é mesmo?
Se você tem o seu próprio negócio, imagine a seguinte situação: um cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com a sua equipe.
Se ele digitar o nome de sua empresa no Google, ele rapidamente encontrará as informações principais – como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?
Com o Google My Business – Google Meu Negócio sim!
Segundo os dados do próprio Google, quando as empresas se cadastram de maneira correta na plataforma, a chance de um lead se interessar pela empresa e entrar em contato simplesmente dobra! Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.
É inegável que estar no topo das pesquisas do google com as informações corretas pode ajudar nas suas estratégias de marketing.
Pensando nisso, hoje iremos te explicar sobre a importância do Google Meu Negócio para sua estratégia de marketing. Continue com a gente e saiba mais!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta gratuita do Google. A partir dela, é possível inserir de forma organizada e prática para os usuários, informações essenciais sobre a sua empresa, como falamos anteriormente.
Por exemplo:
- endereço;
- horário de funcionamento;
- horário de pico;
- telefone;
- perguntas e respostas;
- eventos que podem ocorrer;
- notas sobre o produto/serviço;
Em outras palavras, ocorre a unificação de informações sobre a funcionalidade de uma empresa.
Com certeza você já usou o Google para pesquisar por um consultório médico no seu bairro, por exemplo.
Assim, em questões de segundos todos os principais dados que você precisava ter acesso para decidir se vale a pena marcar uma consulta e como isso deve ser efetuado, ficam a sua disposição. Caso contrário, seus clientes dificilmente encontrarão sua empresa, focando sempre por outras que apresentam informações completas na plataforma.
Isso acontece pois, para o cliente, será necessário dedicar mais tempo e cliques para descobrir o telefone de contato, horário de funcionamento entre outras coisas. Logo, essa dificuldade facilmente afastam o consumidor.
Por que utilizar o Google Meu Negócio?
Além de ajudar seu produto ou serviço a ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode te ajudar a:
Cadastrar e destacar sua empresa no Google
Imagine um potencial cliente procurando por sua empresa no Google. Certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados.
Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.
Depoimentos e interação com os clientes
Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.
De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.
Afinal, vai me dizer que você nunca procurou pelos depoimentos de outros clientes antes de contratar um produto ou serviço?
Aposto que a resposta foi sim. Isso faz com que o seu produto seja mais bem visto pelo público, assim despertando mais desejo de compra. Seja através comentários completos ou apenas as estrelinhas, o fato é que o depoimento alavanca o seu produto para o público.
Insights
Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como e o que os clientes estão pesquisando uma empresa e de onde eles são.
Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são.
Além disso, você recebe mensalmente um relatório por email com alguns dados relevantes. Saberá, inclusive, quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.
Como fazer o cadastro da minha empresa no Google Meu Negócio?
Se você se interessou pelas vantagens dessa plataforma, talvez esteja curioso para saber como cadastrar a sua empresa na ferramenta, não é mesmo?
Para facilitar um pouco a sua vida, elaboramos um breve passo a passo com as 5 etapas de cadastro nesse serviço.
Faça o login na página oficial
O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar Agora”.
Na sequência, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.
Adicione o seu negócio
Na próxima etapa, no mapa você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda, conforme o print.
No formulário, você deve inserir o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria do seu negócio.
Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.
Por fim, clique em “Continuar”.
Confirme sua autorização para gerenciar a empresa
As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem nestes campos sinalizados em azul.
Você deve verificar se todas as informações estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.
Ao confirmar, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.
Confirme o local físico do seu negócio
Após finalizar a etapa 3, você já será redirecionado para o seu painel de controle.
Mas, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.
Em média, demora em torno de 7 a 15 dias úteis para chegar essa carta via Correios no seu endereço.
Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.
No painel, irá aparecer um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.
Adicione mais informações da empresa
Já na etapa final, após confirmar sua localização, você terá toda a liberdade para atualizar e editar as informações no seu perfil do Google Meu Negócio.
Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados que sejam relevantes.
Lembre-se de gerenciar a sua página no Google Meu Negócio frequentemente
Conseguiu entender como usar a ferramenta? Lembre-se também que é possível, e preciso, gerenciar sua página de maneira constante. Não se esqueça de:
- atualizar o seu perfil constantemente;
- estimular interações na sua página;
- habilitar a troca de mensagens;
- permitir agendamentos;
- informar se o seu negócio estará aberto ou fechado em datas comemorativas.
Agora que você descobriu como usar o Google Meu Negócio e os benefícios que isso proporciona, aproveite essa plataforma gratuita para potencializar os resultados da sua empresa!
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