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14 de junho de 2022Os chatbots são uma grande inovação no mercado quando o assunto é atendimento e relacionamento com o cliente de maneira eficaz e natural, trazendo benefícios para os dois lados.
Com o surgimento das redes sociais e diversas plataformas de comunicação, as pessoas viram seu relacionamento com empresas se tornar ainda melhor, pois o contato entre marca e consumidor nunca foi tão simples.
Hoje, uma empresa que trabalha com inspeção termográfica em painéis elétricos, por exemplo, não precisa mais ligar para o seu cliente diversas vezes por dia ou mandar e-mails e SMS na expectativa de que ele responda rapidamente.
Através de diversos meios de comunicação, nosso contato com pessoas queridas e até mesmo com as empresas se tornou mais simples do que nunca, o que traz mais satisfação e otimização para ambos os lados.
E os chatbots entram neste cenário como mais uma prova da evolução da tecnologia e como ela vem mudando o cenário mundial e trazendo ainda mais facilidade, rapidez, acessibilidade e praticidade para o atendimento ao cliente.
Mas não apenas isso, eles também são ferramentas essenciais quando o assunto é a geração de novos leads para uma empresa, seja ela uma especialista em manutenção de docas ou até mesmo uma grande multinacional.
Por isso, preparamos um artigo repleto de conteúdo de qualidade para te ajudar a entender o que são os chatbots, a importância deles para o seu negócio e como eles podem ajudar na geração de novos leads para a sua marca.
Conheça os chatbots e a sua importância
Você provavelmente já deve ter entrado em algum site e deparado com aquele espaço que pula automaticamente na sua tela, te fazendo alguma pergunta ou então dizendo que está à disposição para te ajudar, não é mesmo?
Aquilo nada mais é do que um chatbot. Eles podem ser entendidos como uma espécie de inteligência artificial que é implementada dentro de um site com o objetivo de trazer respostas rápidas para o que o usuário precisar.
Por exemplo, vamos imaginar que uma pessoa entra em um site de cercas elétricas, mas ela deseja encontrar uma cerca elétrica em valinhos. Pois bem, ela pode escrever ou até mesmo falar a sua dúvida no espaço do chatbot, que ela será respondida de imediato.
Isso parece até um conto de fadas para o usuário, que muitas vezes desiste de comprar um produto por não saber se aquela marca oferece o que ele procura, com as características desejadas e com uma boa qualidade.
Por isso, os chatbots se tornaram os queridinhos tanto dos clientes quanto das empresas, pois enquanto os usuários conseguem respostas rápidas e objetivas, as marcas economizam seu tempo e dinheiro.
A maioria das empresas hoje conta com uma grande remessa de funcionários que trabalham apenas com o atendimento ao cliente. Não que esteja errado contar com profissionais para tal demanda, mas isso pode trazer alguns problemas a longo prazo.
Vamos imaginar que apareça em sua empresa um cliente desejando saber mais sobre a chapa perfurada alumínio preço e outro querendo agendar um horário para conhecer melhor o seu produto ou serviço.
Tratam-se de solicitações diferentes e que, provavelmente, conseguem ser esclarecidas por uma inteligência artificial como o chatbot, e isso alivia a demanda do seu funcionário e ainda acalma o seu cliente que nem sempre está disposto a esperar para ser atendido.
Vale a pena ressaltar que os chatbots são programados para oferecer respostas que a própria empresa pode estruturar. Com isso, talvez ainda valha a pena contar com profissionais e uma equipe de atendimento ao cliente para cuidar de casos mais complexos.
Por outro lado, atualmente já não vale mais a pena deixar que o seu cliente passe minutos e até horas esperando por um atendimento telefônico ou uma resposta por e-mail, pois por mais simples que seja a dúvida dele, ele pode acabar bem estressado.
E isso também acaba afetando a sua equipe, pois o atendimento ao cliente é uma área que requer muita paciência e resiliência, e se o seu funcionário estiver em um dia ruim e ainda se depara um cliente estressado, problemas podem surgir.
Por isso, seja a sua empresa uma marca que vende ou aluga caçamba para entulho ou até mesmo uma agência de advocacia, contar com um sistema de chatbot em seu site é essencial para que você obtenha mais precisão em seus processos e atendimentos.
Além de tudo isso, os chatbots também trazem diversos tipos de benefícios para sua empresa, como:
- Diminuição de custos;
- Agilidade no atendimento;
- Maior satisfação do cliente;
- Otimização de processos;
- Praticidade na operação.
E como se não fosse o bastante, eles também podem ser protagonistas quando o assunto é gerar mais leads para o seu negócio, e é justamente sobre isso que iremos abordar a partir de agora.
Você também quer estar a frente dessa tendência, automatizando os processos de marketing, vendas e atendimento e garantir o sucesso da sua empresa em um futuro muito próximo?
Como os chatbots aumentam a geração de leads?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito dos chatbots e a importância deles para a sua empresa, chegou o momento de entender como ele pode ajudar na geração de mais leads para o seu negócio.
Antes de qualquer coisa, precisamos contextualizá-lo neste cenário e explicar o que significa leads. Eles nada mais são do que potenciais clientes, ou seja, simples usuários que saíram desse status e demonstraram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço.
Por exemplo, se uma pessoa que procura por um serviço de aerolevantamento com drone encontra o seu site e resolve preencher um formulário de contato solicitando o retorno da sua empresa, significa que ele se tornou um lead.
Isso porque ele tomou a decisão de conhecer mais sobre o que a sua marca oferece e, possivelmente, irá adquirir o seu produto ou serviço. Neste caso, já dá para entender que os leads são muito importantes para o seu negócio.
E os chatbots ainda te auxiliam a conquistar cada vez mais leads e que podem se tornar fiéis clientes da sua marca, mas isso, é claro, a partir de algumas atitudes suas que, em conjunto com o chatbot, trazem esse resultado. Confira abaixo algumas formas de fazer isso:
Esteja sempre disponível
A disponibilidade da sua empresa de levantamento topográfico, por exemplo, precisa ser assídua dentro dos chatbots para que os clientes possuam um rápido retorno e até mesmo já sejam direcionados para a página de compras.
Por isso, no momento em que for configurar seu chatbot, lembre-se sempre de deixá-lo disponível, se possível, por 24 horas, pois nunca se sabe quando uma pessoa pode acessar o seu site através de um produto ou serviço que você oferece.
Caso a dúvida ou problema do usuário seja complexo, prepare uma mensagem direcionando ele para falar com um dos atendentes da loja dentro do horário de expediente, isso já será um retorno que o deixará aliviado e ciente do processo.
Conheça o seu público-alvo
O público-alvo do seu negócio é uma das partes mais importantes e que conseguem deixar o seu negócio de pé, por isso é essencial que você conheça para que seu produto ou serviço é destinado.
Dessa maneira, você consegue até mesmo configurar as mensagens de seu chatbot para que seja cada vez mais personalizada e voltada para a linguagem do seu público-alvo, mostrando que ele está em um espaço que o conhece muito bem.
Para gerar mais leads, é necessário conhecer bem o seu público, só assim você conseguirá fazer com que eles confiem em você e na sua empresa ao ponto de adquirem o que ela oferece.
Segmente seus clientes
Uma empresa de jardinagem Ribeirao Preto, por exemplo, recebe milhares de mensagens de clientes diariamente, e nem sempre as solicitações e dúvidas são as mesmas. Por isso, segmentá-los é essencial para um atendimento mais rápido e eficaz.
Neste caso, você pode oferecer opções de atendimento no chatbot para que os usuários escolham sobre qual setor eles querem falar, e podem ser os mais variados, tais como: financeiro, vendas, manutenção, ouvidoria, entrega, devolução, entre outros.
Por mais simples que essa ação possa parecer, ela faz toda a diferença para que o processo seja ainda mais rápido e o chatbot sirva como uma espécie de guia para saber como ajudar aquele cliente da melhor maneira.
Dessa maneira, você não apenas irá conquistar mais leads, mas também aumentar a boa avaliação de seus clientes e a percepção da sua marca dentro do mercado, fazendo com que ela seja vista como exemplo para outras empresas do mesmo segmento.
E é claro, contando com os chatbots, você consegue esses resultados de maneira ainda mais eficiente e ágil, trazendo inovação e tecnologia para ajudar na rotina de seus funcionários e gerar ainda mais resultados para sua empresa.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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