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19 de julho de 2022O marketing sensorial tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, em grande parte por conta de sua versatilidade em apresentar diversas sensações e experiências para o consumidor de avaliação de Imóveis em SP, por exemplo.
Entretanto, esse modelo de negócio ainda é muito confuso, e é importante que os gestores de marketing de uma empresa saibam exatamente como utilizar esse tipo de ferramenta para garantir resultados realmente expressivos a longo prazo.
O mundo tem passado por importantes mudanças, que acabam impactando diretamente o mercado como um todo. O perfil do consumidor, principalmente, tornou-se mais exigente e proativo, buscando novas maneiras de interagir com as marcas.
Criar uma experiência de usuário satisfatória é uma das maneiras mais eficientes e funcionais de vender um produto, e para isso, você precisa identificar maneiras diferenciadas de chegar até estes clientes, seja de um consultório médico, como uma empresa de construção de condomínio residencial, por exemplo.
Isso porque o mercado está repleto de boas empresas, com produtos de qualidade e um bom atendimento. Por isso, destacar-se nesse ambiente acaba se tornando uma necessidade para garantir mais vendas em sua unidade de trabalho.
O marketing sensorial usa os cinco sentidos do ser humano como uma estratégia de vendas. Isso significa que cada um dos sentidos apresentados no colégio se tornam ferramentas para você conseguir fechar negócio.
Os cinco sentidos são a base de toda a experiência humana e cada um deles impacta diretamente a forma como uma pessoa reage a um estímulo em particular. São eles:
- Audição;
- Visão;
- Paladar;
- Tato;
- Olfato.
Através do uso desse tipo de marketing, o usuário acaba tendo uma experiência muito mais complexa, trabalhando cada um deles para tornar ainda mais satisfatório o momento da negociação com uma empresa de eficiência energética consultoria, por exemplo.
E engana-se quem pensa que apenas presencialmente é possível utilizar este tipo de marketing. Muitos e-commerces aproveitam o marketing sensorial de forma tão efetiva quanto empresas mais tradicionais, aproveitando esse tipo de ação com muito mais intensidade.
O modelo de negócios também não impacta a utilização desse formato de marketing. Você pode trabalhar de diversas maneiras diferentes, conseguindo estímulos maiores e otimizando suas interações a longo prazo, independente do segmento em que atua.
Por isso, é muito importante identificar o tipo de ação que pode ser aplicada com o marketing sensorial, e principalmente entender seus conceitos básicos para poder criar uma excelente estrutura de negócios, como é o caso da empresa de serviços de limpeza em condomínios, para sua interação.
Usando os sentidos no marketing
Agora que você entende os conceitos básicos relacionados ao marketing sensorial, é hora de identificar como cada um dos sentidos pode ser aplicado para gerar mais vendas, tornando sua companhia ainda mais influente no mercado.
Primeiro você tem que saber se destacar das demais empresas, principalmente quando ela está inserida na internet. Caso um comprador pesquise “cimento marmorizado preço” em um buscador, sair nos primeiros resultados pode te dar uma dianteira muito importante.
Por isso, adaptar esse tipo de informação a sua realidade é fundamental para estruturar melhor suas atividades, garantindo um impacto mais efetivo e conquistando oportunidades muito mais expressivas com o marketing como um todo.
Entender cada um dos sentidos e como eles funcionam nesse conceito é uma das etapas mais importantes para esse tipo de interação como um todo, por isso é fundamental que você identifique esse tipo de ação.
Audição
A audição é uma excelente ferramenta tanto em canais de venda online quanto presenciais. Entretanto, na maioria dos casos essa é uma ferramenta subjetiva, que não é o foco principal da estratégia de marketing.
Um dos usos mais comuns da audição em um processo de vendas é usar músicas para tornar o período de compras mais agradável, principalmente quando o consumidor tem que esperar pelo atendimento em uma fábrica de placas de sinalização, por exemplo.
Muito usado em salas de espera e elevador, as músicas ajudam a tornar esse momento muito mais satisfatório e agradável. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na escolha das faixas que passarão em sua empresa.
A verdade é que nem sempre as músicas calmas e genéricas fazem o papel de estratégia de marketing. Conhecer seu público e o tipo de música que mais se encaixa em sua loja é muito importante para garantir resultados mais expressivos.
Deixar o ambiente mais confortável é um passo importante para garantir sucesso em suas vendas. Por isso, em um ambiente jovem e descontraído, músicas da moda podem fazer muito mais sucesso do que uma seleção de música clássica.
Por outro lado, um consultório médico deve ter músicas que acalmem os pacientes, principalmente quando o atendimento pode demorar um pouco mais para ser realizado, o que acaba gerando ansiedade e insatisfação a longo prazo.
Visão
A visão é um dos principais sentidos em questão de marketing, e ele impacta diretamente o reconhecimento da marca e das atividades que estão sendo destacadas. Um dos principais pontos para otimizar o crescimento de uma empresa é o branding.
Branding é a forma como sua marca se posiciona no mercado e tem um forte impacto na identidade visual, que inclui logomarcas, cores, fontes e outros recursos que farão os consumidores se lembrarem imediatamente da sua marca de brindes personalizados para feiras, por exemplo.
Algumas marcas ficam tão reconhecidas por seu aspecto visual que mesmo a visão das cores ou de algum símbolo relacionado a marca é o suficiente para o consumidor entender do que se trata, sem que nenhuma explicação seja necessária.
O apelo visual também está incluso no ambiente em que o consumidor está. Isso significa que a estrutura de uma loja ou de um e-commerce impacta diretamente o interesse do consumidor em fazer uma negociação.
É importante que você se atente a esses detalhes para conseguir montar uma loja de qualidade para sua empresa, garantindo resultados muito mais efetivos a longo prazo.
Paladar
O paladar é um dos principais argumentos de qualquer empresa do ramo alimentício para vender mais, mas é preciso pensar que não é um sentido exclusivo desse segmento. Você pode aproveitar muito do paladar do cliente em qualquer tipo de estabelecimento.
O conforto e a experiência do usuário entram em vigência nesse caso, uma vez que oferecer café, água e bolachas é uma forma de tornar a visita em um momento mais agradável e adequado para ele em sua empresa especializada em pintura de fachada, por exemplo.
Quanto mais atenção você der a esses detalhes, mais demonstra que se importa com o que o consumidor pensa, o que gera uma sensação de segurança e confiança para que ele feche mais negócios com sua empresa.
Com ações simples, o paladar pode acabar se tornando uma peça-chave no processo de fidelização de um consumidor, que deseja repetir a experiência de fazer negócios com sua empresa.
Esse tipo de cliente é muito importante, porque além de conseguir mais vendas com ele, o usuário acaba se tornando um promotor de sua marca, a apresentando para novos clientes, sejam eles do círculo de amigos ou familiares que possui.
Tato
A tato é um sentido que parece mais complicado de explorar, e em grande parte suas interações acabam sendo mais subjetivas. Entretanto, ele é muito importante para gerar uma experiência mais satisfatória para o consumidor.
O conforto, conforme mencionado anteriormente, é uma questão muito importante para qualquer negociação. Por isso, oferecer móveis de qualidade, ergonomicamente corretos, acaba ajudando muito a fazer o consumidor passar mais tempo em um estabelecimento.
Em locais que dependem do cliente para aguardar atendimento, isso se torna ainda mais importante, garantindo uma estrutura de qualidade para o consumidor desde o momento em que ele começa o processo de comunicação.
Olfato
O olfato é outro sentido poderoso para conseguir construir a personalidade da marca. Embora esse sentido também esteja muito ligado a questões alimentícias, ele pode ser usado de diversas outras formas.
O aroma de um ambiente impacta muito a qualidade da experiência do usuário. Quanto mais cheiroso for o local onde ele está fazendo a compra, mais tempo deseja passar ali. Além disso, é possível ter uma “marca registrada” com o olfato.
Algumas marcas de sapato optam por colocar um aroma específico em seus produtos, que geram identificação imediata com a marca e podem ajudar ainda mais a aumentar suas vendas.
Considerações finais
O marketing sensorial é uma ferramenta que cada vez mais tem ganhado espaço no mercado, e saber utilizá-la coloca qualquer companhia em uma posição de vantagem comercial, atraindo muito mais clientes para experimentar todo o processo de negociação.
Por isso, identificar estes elementos e como você pode trabalhar com eles é essencial para o sucesso comercial de qualquer empresa, ajudando-a a colocar-se em uma posição de destaque no mercado.
Empresas que trabalham corretamente com o marketing sensorial têm grandes chances de se tornarem uma liderança dentro de seu segmento de atuação, garantindo um resultado muito mais efetivo nesse tipo de ação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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