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26 de janeiro de 2022A análise SWOT, ou como gostamos de chamar, análise F.O.F.A, é uma das ferramentas mais utilizadas não só no marketing digital, mas como no mundo dos negócios em geral.
Trata-se de uma avaliação de cenários internos e externos à organização, para assim traçar um plano de ação de maneira que a instituição tenha mais chances de sucesso.
Mas, para que você entenda melhor a análise SWOT e consiga relacionar com seu negócio, pense em como essa análise ajudaria nas tomadas de decisão.
É comum que a gente pense sobre os interesses e objetivos, avalie a situação atual da empresa, reúna informações sobre as possibilidades de escolha, e principalmente, avalie os prós e contras da decisão.
Dessa forma, é possível fazer uma escolha com mais chances de acerto, concorda?
Pois bem, esse é basicamente o princípio da análise SWOT: auxiliar nas tomadas de decisões. A diferença é que essa análise é feita com a óptica de um ambiente de negócios e existe um método por trás que ajuda a organizar as ideias.
Continue com a gente e saiba como fazer com que o seu negócio comece a decolar! ?
O que é o Análise SWOT?
A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar futuras tomadas de decisão, como mencionamos acima. Costuma ser muito utilizada pelas empresas ao implementar algum projeto de impacto para o negócio, ou na idealização de um novo negócio.
A análise SWOT proporciona um diagnóstico mais completo da situação atual da empresa e dos ambientes externos a ela, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as diversas oportunidades para o negócio e tipo de mercado.
Mas afinal, o que significa SWOT? É a sigla formada pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, muitas pessoas a chamam de análise F.O.F.A:Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Essas palavras identificam quais análises serão feitas: as forças e as fraquezas se referem ao ambiente interno da organização – Ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa, ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado pelas oportunidades e ameaças, englobando a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
O resultado da análise desses fatores é uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos / externos e positivos / negativos, como você pode observar na imagem de exemplo abaixo.
Assim, ao olhar para dentro e fora da empresa, e para o que é positivo e negativo, é possível obter um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso, ou a possibilidade de fracasso, do seu projeto.
Análise SWOT: Como fazer as análises dos tipos de ambientes
Ambiente Interno
No ambiente interno é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos e entre outros.
Dentro do ambiente interno, deve-se analisar as forças e fraquezas. Para entender melhor, separamos alguns critérios a serem avaliados nessa etapa:
- A localização;
- O tempo de mercado;
- A reputação;
- Os recursos financeiros;
- Os recursos humanos, as competências específicas da equipe;
- O marketing / mídia;
- Presença Online;
- A gestão;
- O acesso à matéria-prima;
- A capacidade de operação;
- Os ativos, como os imóveis, os materiais e os equipamentos (a qualidade da tecnologia);
- O atendimento;
- A produção;
- A criação;
- O relacionamento estratégico com grandes empresas;
- O tráfego, o portfólio dos clientes.
Forças
Em forças, são analisados fatores do ambiente interno como: o que faz com que os clientes optem por determinado negócio; qual disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção dos serviços ou produtos; o que diferencia o negócio dos demais, o que é que os outros vêem como suas forças, quais recursos únicos aproveitar, e entre outros.
Fraquezas
Já nas fraquezas, pense em questões internas que podem ser ruins para o negócio, tais como: o que pode melhorar, onde há menos recursos que os outros, o que os outros vêem como suas prováveis fraquezas, altos custos com transporte; maiores gastos com a manutenção de equipamentos, colaboradores com valor/hora mais caro e etc.
Ambiente externo
Aqui entram questões que fogem do controle direto da organização, podendo ser relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, inflação, concorrência, mudanças na legislação e entre outras.
Nesse caso, é essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida, a fim de lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos. Aqui, as oportunidades e ameaças devem ser observadas e trabalhadas.
A análise SWOT relacionada ao ambiente externo envolve o microambiente e o macroambiente. O primeiro envolve as forças que trabalham em seu setor de atividade. De modo geral, alguns aspectos que podem ser tratados como oportunidades ou ameaças envolvem:
- Clientes: o comportamento, o poder de barganha e outras coisas;
- Fornecedores: o seu poder de negociação e o deles, por exemplo;
- Concorrentes: a quantidade de agências / lojas na região, como é o relacionamento delas e o nível de rivalidade;
- Barreiras de entradas para os que estão começando agora: quais são elas, como podem atrapalhar;
- Intermediários: quais existem no segmento, o poder de barganha deles;
- Entidades de classe: como elas se organizam, se elas têm poder de expressão.
Importância do macroambiente
O macroambiente é mais abrangente, referindo-se a tudo que está além da empresa e do segmento.
Nesse sentido, é importante analisar o que os índices econômicos têm a dizer sobre o futuro do país. Quais tendências a população apresenta, que revelam um novo comportamento social? Como tudo isso influi em seu negócio? Outros aspectos interessantes a serem levantados nessa parte da análise são:
- Os projetos de lei, os novos governantes, as correntes ideológicas (política e legislação);
- a inflação, os níveis de consumo, a renda da população (economia);
- o crescimento da população, a natalidade, a escolaridade (demografia);
- as novas tecnologias, os processos operacionais, a automação;
- as crenças, os valores, os costumes, os hábitos de consumo (sociedade e cultura);
- a escassez da matéria-prima, as catástrofes, o aumento da poluição (meio ambiente).
Oportunidades
É o momento de indicar quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, são positivas para a empresa, como fatores econômicos, tendências / novidades que estão surgindo e mudanças do mercado que podem favorecer seus clientes. Você pode também se perguntar: Como transformar as forças da empresa em oportunidades?
Ameaças
Por último, temos as ameaças — cenário no qual se concentram todos os fatores desfavoráveis para a empresa. Assim, além da ausência de controle sobre essas questões, elas se apresentam como grandes ameaças para o negócio: que ameaças podem prejudicar o negócio? O que a concorrência anda fazendo?
Para que serve a Análise SWOT (F.O.F.A)?
A análise SWOT serve para fazer um diagnóstico (overview) inteligente sobre o negócio, elaborar melhor as ideias e seguir com as melhores tomadas de decisão.
Em outras palavras, esse método ajuda qualquer tipo de projeto a planejar sua implementação com mais segurança, traçando estratégias com mais chances de sucesso.
A análise costuma ser usada por empresas que estão entrando no mercado pela primeira vez, lançando novos projetos – serviços – produtos, ou entrando em novos segmentos. Mas também pode ser usada em qualquer planejamento, até mesmo no desenvolvimento pessoal.
Independentemente do tipo de projeto em que seja aplicada, a análise SWOT sempre ajuda a tomar decisões mais acertadas. Afinal, essa atividade traz todas as informações necessárias para formular estratégias com mais segurança ou, dependendo dos resultados, constatar até a inviabilidade do projeto.
Ao olhar para o ambiente interno, você consegue conhecer a fundo o seu negócio. Você identifica fatores positivos que podem ser reforçados e indicam o que está no caminho certo. Por outro lado, as fraquezas apontam o que você precisa melhorar ou controlar para que o projeto dê certo.
Quando você olha para o ambiente externo, percebe fatores que não pode controlar diretamente, mas para os quais precisa se preparar.
A análise das oportunidades serve para gerar insights que você nem tinha percebido antes. Quanto às ameaças externas, você deve se antecipar a elas e adotar medidas para que não prejudiquem o seu projeto.
? Plano de Voo: Chegou a hora de (re)fazer o Planejamento Estratégico do seu negócio!
Agora que você já sabe do potencial da análise SWOT, está na hora de usar (ou refazer) esse método no planejamento estratégico do seu negócio.
Primeiramente, é importante perceber como essa ferramenta pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de empresa ou projeto, já que a metodologia possibilita que cada avaliação seja feita de acordo com seu respectivo cenário e mercado, respeitando todas suas especificidades.
Por isso, a completude de seu diagnóstico permite que a análise SWOT sirva para fundamentar qualquer tomada de decisão importante sobre a empresa.
Logo, o método é geralmente empregado em qualquer momento de mudança significativa na empresa, seja durante a expansão da autoridade digital, entrada em um novo segmento, lançamento de um novo produto ou para a implementação de uma nova abordagem no marketing, ou na gestão de pessoas.
Com isso, é recomendado que a análise SWOT seja realizada periodicamente para que as ações administrativas e estratégicas adotadas ainda estejam coerentes com a realidade da empresa, visto que tanto os quadros internos quanto os externos da Matriz SWOT estão constantemente sofrendo alterações – Dependendo da complexidade, recomenda-se revisitar a análise SWOT a cada 6 meses ou 1 ano, pelo menos.
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