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4 de dezembro de 2022Muitas empresas estão adotando assistentes de voz como uma forma de melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, aumentar as conversões.
Mas você sabe o que é um assistente de voz? Como ele funciona? E mais importante: como você pode utilizá-lo nas suas estratégias?
Nesse artigo, falaremos sobre esses assuntos e também apresentaremos algumas dicas para obter melhores resultados com esse recurso.
O que é assistente de voz?
Assistentes de voz são softwares que permitem a interação entre humanos e máquinas por meio da fala.
Eles interpretam as instruções dadas pelo usuário e, em seguida, executam a ação solicitada.
Existem diversos assistentes de voz disponíveis no mercado, como o Google Assistente, Siri (da Apple) e Alexa (da Amazon).
No entanto, o Google Assistente é o que tem ganhado mais destaque nos últimos anos, principalmente por estar disponível em diversos dispositivos, como smartphones, tablets e até mesmo relógios.
Como funciona um assistente de voz?
Os assistentes de voz são alimentados por inteligência artificial e, por isso, conseguem interpretar o contexto das frases para realizar as ações solicitadas pelo usuário.
Por exemplo: se você perguntar ao Google Assistente “Qual a previsão do tempo para amanhã?”, o assistente de voz saberá que você quer saber a temperatura e as condições climáticas para o dia seguinte.
Além disso, os assistentes de voz também são capazes de aprender com o uso.
Ou seja, quanto mais você utilizar um assistente de voz, mais ele será capaz de interpretar o seu jeito de falar e as suas preferências.
A assistente de voz aplicado aos negócios faz com que o setor do varejo se beneficie bastante com a tecnologia, isso porque é possível oferecer uma experiência mais personalizada para o consumidor que procura por produtos específicos, desde que haja uma boa gestão do varejo e a correta utilização dos recursos dos assistentes de voz.
Assistente de voz e SEO
Por meio de assistentes de voz, as pessoas podem fazer pesquisas na internet sem precisar escrever ou digitar nada.
Basta falar a palavra-chave desejada que os resultados serão apresentados.
Isso significa que, para ranquear bem nos mecanismos de busca, é preciso investir em SEO para buscas por voz.
Ou seja, é necessário otimizar o site e os conteúdos para essa nova forma de busca.
Nesse sentido, é importante que as palavras-chave sejam bem escolhidas e estejam presentes nos títulos, nas descrições e nos conteúdos de qualidade.
Também é fundamental ter um bom site para que os assistentes de voz consigam acessar e encontrar as informações com facilidade.
Como aplicar o assistente de voz nas suas estratégias de marketing?
Existem diversas maneiras de utilizar assistentes de voz para melhorar as estratégias da sua empresa e escalar suas vendas.
A seguir, listamos algumas delas:
Estratégias de feature snippets
Os features snippets são trechos de texto que aparecem nos resultados de busca e costumam ser bem visíveis.
Por isso é importante otimizar esses conteúdos para assistentes de voz, a fim de aumentar as chances de ranqueamento.
Para isso, é preciso que o texto seja bem escrito e esteja de acordo com as regras do SEO (otimização de mecanismos de busca).
Ele também deve ser objetivo e direto ao ponto, pois os assistentes de voz costumam ler para os usuário apenas o primeiro resultado.
É interessante utilizar metodologias ágeis para ter mais organização e velocidade na produção de conteúdos relevantes para o seu público-alvo / persona, a fim de aumentar as chances de ranqueamento.
> Veja também: Topic Clusters: O que é e como isso vai potencializar sua estratégia de SEO.
Uso de long-tails
As long-tails são palavras-chave mais específicas e, por isso, costumam ser bem ranqueadas nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Além disso, elas também são úteis para atrair o público certo, ou seja, aqueles que estão realmente interessados no produto ou serviço oferecido.
Por exemplo: ao invés de utilizar a palavra-chave “restaurante”, é possível utilizar a long-tail “restaurante italiano em São Paulo”.
Dessa forma, você consegue atrair pessoas que estão realmente interessadas em comer em um restaurante italiano na sua cidade.
Assim, fica mais fácil ranquear bem nas buscas através das pesquisas por voz e, consequentemente, aumentar as chances de atrair e conquistar novos clientes.
Para ter esse conhecimento mais técnico das escolhas de palavras-chave, invista no planejamento estratégico com o auxílio profissional da nossa tripulação para ser ainda mais assertivo em seu negócio.
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Se você não otimiza o seu site para melhor ranqueamento nas buscas, seus concorrentes estão à sua frente…
Investir na otimização do seu site e conteúdos é essencial para conquistar um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, inclusive nas pesquisas por voz.
Por isso, é importante estar atento às tendências do mercado e se adaptar para não ficar para trás.
O assistente de voz é uma tendência que veio para ficar e, com o tempo, ele só tende a se popularizar mais.
Dessa forma, é importante começar a investir nessa estratégia o quanto antes para conquistar um bom resultado para sua empresa.
Esperamos que este post tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre assistente de voz e como aplicar essa estratégia para o seu negócio.
Aproveite para colocar em prática as nossas dicas e boa sorte!
> Gostou desse conteúdo? Veja também: Pesquisa por voz: qual a influência nas buscas no Google?
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