Assistente de voz: como as empresas estão aplicando essa estratégia
30 de outubro de 2022Como divulgar meu produto ou serviço sem gastar muito?
7 de dezembro de 2022ZMOT é a sigla para “Zero Moment Of Truth”, ou seja, o momento em que um consumidor decide se compra ou não um produto.
Esse conceito foi criado pela Google e tem como objetivo auxiliar as empresas a entenderem esse momento de decisão do consumidor.
Se você quer saber como utilizar essa estratégia para melhorar os resultados da sua empresa, continue com a nossa Nave!
O que é ZMOT?
ZMOT é uma sigla para Zero Moment of Truth, que em português significa “Momento ZERO da Verdade”.
Esse conceito trata-se da primeira oportunidade que um consumidor tem de interagir com uma marca e/ou produto, e acontece quando o consumidor está pesquisando online.
O ZMOT é importante porque é nesse momento que o consumidor decide se vai ou não comprar um produto/serviço.
O conceito foi criado pela Google em parceria com a empresa Shopper Sciences, sendo baseado em uma pesquisa com mais de 5000 consumidores nos Estados Unidos para entender melhor o comportamento deles ao pesquisarem produtos online.
Quem liderou o estudo foi Jim Lecinski, diretor de vendas e serviços da Google nos Estados Unidos.
Para Jim, o ZMOT é uma nova forma de repensar o marketing e as estratégias de comunicação, e deve ser levado em consideração para que as empresas possam se tornar mais competitivas.
Para que serve o ZMOT?
O ZMOT é importante para as empresas porque ajuda a compreender o que os consumidores estão pensando e precisando quando pesquisam um produto/serviço online.
Dessa forma, as empresas podem se adequar às necessidades dos consumidores e oferecer o que eles realmente estão procurando, com uma riqueza de detalhes, aumentando assim as chances de fechar uma venda.
Além disso, o ZMOT também é importante para direcionar as estratégias de marketing e comunicação, uma vez que é nesse momento que o consumidor decide se vai ou não comprar um produto/serviço.
O ZMOT começa antes mesmo de os consumidores serem impactados por qualquer tipo de propaganda, ou até mesmo antes de identificar que se tem alguma necessidade, sendo o primeiro passo para ativar a jornada de compra.
Quatro pilares do ZMOT
Para Jim Lecinski, o ZMOT é baseado em quatro pilares:
- Ranqueamento: as pessoas confiam mais nos resultados que aparecem na primeira página do Google. Então, é importante investir em SEO para ranquear bem nas buscas orgânicas;
- Comparativos relevantes entre os produtos e serviços disponíveis: na internet existe uma infinidade de produtos e serviços disponíveis, o que pode dificultar a tomada de decisão em relação à alta competitividade. Por isso, é importante que as empresas ofereçam comparativos relevantes entre os seus produtos e serviços e os da concorrência para encantar os seus clientes;
- Reviews ou depoimentos: as pessoas costumam se basear nas opiniões de outras pessoas para tomar suas decisões. Por isso, é importante que as empresas ofereçam reviews ou depoimentos reais de clientes satisfeitos – Conheça também o recurso NPS e saiba se a sua empresa está no caminho certo;
- Cupons de descontos: as pessoas estão cada vez mais dispostas a pesquisar e comparar preços antes de tomar uma decisão de compra. Por isso, é importante oferecer cupons de descontos para atrair os consumidores e fechar a venda.
Como utilizar a estratégia ZMOT?
Agora que você já sabe o que é ZMOT e para que serve, chegou a hora de aprender como utilizar essa estratégia para melhorar os resultados da sua empresa.
#1 Foque nos micro-momentos do consumidor
Os micro-momentos são oportunidades de interação que as pessoas têm com a marca, e acontecem em diferentes fases da jornada de compra.
São quatro os principais micro-momentos do consumidor:
– Quero saber: o consumidor está pesquisando sobre um determinado assunto que tenha curiosidade
– Quero ir: com a ajuda das diversas ferramentas de localização, o consumidor procura por um estabelecimento próximo a ele;
– Quero fazer: o consumidor busca as informações sobre como fazer o que querem;
– Quero comprar: o consumidor está pronto para fechar a compra e só precisa escolher a melhor opção.
Para utilizar a estratégia ZMOT, é importante que as empresas estejam presentes nos micro-momentos do consumidor, e ofereçam a informação que ele precisa no exato momento em que precisa.
Além disso, é importante estar atento ao comportamento do consumidor nesses micro-momentos, oferecendo a ele um conteúdo relevante para cada fase da jornada de compra.
Por exemplo: se o seu negócio é uma loja de roupas, é importante estar presente nos micro-momentos, isto é, quando o consumidor está pesquisando sobre as tendências da moda, você oferece um conteúdo relevante para ele.
Já se o seu negócio é um restaurante, é importante estar presente nos micro-momentos em que o consumidor está procurando um estabelecimento próximo a ele, oferecendo informações sobre o seu restaurante.
E, por fim, se o seu negócio é um e-commerce, é importante estar presente nos micro-momentos em que o consumidor está pronto para comprar, oferecendo a ele as melhores opções de produtos e serviços.
#2 Mostre seu produto na prática
As pessoas estão cada vez mais exigentes e querem saber tudo sobre o produto ou serviço antes de comprar.
Por isso, é importante que as empresas mostrem seus produtos na prática para que os consumidores possam ter uma ideia melhor sobre o que estão comprando.
Isso pode ser feito por vídeos, fotos ou mesmo demonstrações ao vivo.
O importante é que as empresas ofereçam essa possibilidade para os seus consumidores.
É importante também que as empresas estejam presentes nos diversos canais de compra online, como o Google Shopping, para que os consumidores possam comparar os preços e escolher a melhor opção.
Por fim, é importante oferecer garantias para os seus produtos e serviços, para que os consumidores possam comprar com mais confiança.
#3 Crie conteúdos relevantes
Como já vimos, as pessoas estão cada vez mais dispostas a pesquisar e comparar antes de tomar uma decisão de compra.
Por isso, é importante oferecer conteúdos relevantes para os seus consumidores.
Os conteúdos relevantes podem ser de diversos tipos, como blog posts, e-books, infográficos e vídeos.
O importante é que sejam criados com o objetivo de ajudar o consumidor a tomar a melhor decisão de compra.
Por exemplo: se o seu negócio é uma loja de roupas, você pode criar um blog post sobre as tendências da moda para o verão e oferecer dicas de como montar um look para o calor.
Caso o seu negócio é um restaurante, você pode criar um e-book com as melhores receitas de verão e oferecer dicas de como preparar os pratos para o calor.
Agora se o seu negócio é um e-commerce, você pode criar um vídeo mostrando os produtos em ação e oferecer dicas de como utilizá-los da melhor maneira.
Assim, você estará ajudando o seu consumidor a tomar a melhor decisão de compra e, consequentemente, aumentando as suas chances de fechar uma venda por já ter construído uma certa “autoridade” com o usuário que está consumindo os seus conteúdos.
#4 Invista em conhecer a opinião dos consumidores
Outra forma de oferecer um conteúdo relevante para os seus consumidores é investir em pesquisas e estudos que possam te ajudar a entender melhor o que eles querem.
Uma forma de colher essa informação é por meio de pesquisas de satisfação.
Essa pesquisa pode ser lançada para os consumidores de forma anônima ou não, colhendo dados com assinaturas digitais.
Com os dados coletados, é possível analisar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para atender melhor os seus consumidores.
Além das pesquisas de satisfação, é importante ficar de olho nas redes sociais e nos comentários que as pessoas fazem sobre a sua marca.
Esses comentários podem te ajudar a identificar problemas que estão ocorrendo e também a encontrar novas oportunidades para melhorar ainda mais o seu negócio.
Portanto, investir em conhecer a opinião dos consumidores é uma ótima forma de trazer pautas para o planejamento de marketing de conteúdo.
E, consequentemente, aumentar as suas chances de fechar uma venda.
Com essas dicas, você estará mais preparado para utilizar a ZMOT no seu negócio e aumentar as suas chances de fechar uma venda. Basta colocar em prática e ter um pouco de paciência para ver os resultados.
? Este conteúdo foi desenvolvido pela nossa parceira-migronauta, Paula Moraes.
Precisa de ajuda no Planejamento Estratégico do seu negócio???
Defina o Plano de Voo da sua empresa baseado em dados, fatos, tendências e experiências de mercado. Aqui na nossa Nave, nós te guiaremos na definição das melhores estratégias e nas melhores tomadas de decisão.
Venha bater um papo com a nossa tripulação e levar as suas ideias e o seu negócio ao infinito e além!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!