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29 de julho de 2022Conseguir encantar clientes é o objetivo de qualquer empresa no mercado, independente de seu segmento, podendo ser em uma empresa de artigos de decoração ou uma assessoria contábil para empresas, por exemplo.
É através desse encantamento que você consegue não só converter mais vendas, mas também fidelizar seus consumidores e fazê-los retornar.
O mundo tem passado por um processo que podemos chamar de revolução digital, onde vários recursos tecnológicos e avanços têm se tornado muito mais comuns e acessíveis ao público geral, fazendo parte do dia a dia das pessoas.
Esses avanços possibilitaram uma mudança nos padrões de mercado e de negociação, principalmente levando o consumidor para o mercado digital, um novo formato que abriu portas para novas empresas e mais possibilidades.
Dentro da internet, entretanto, o mercado acabou passando por um momento de aquecimento, aumentando a quantidade de opções que o consumidor tem para os mais diversos segmentos e deixando a competitividade entre as empresas mais acirrada.
Por isso, destacar-se virou um dos pontos mais importantes da maioria das estratégias de marketing, independentemente do foco utilizado para esse tipo de ação em uma consultoria em gestão de empresas, por exemplo.
Encantar os clientes tornou-se um processo fundamental para garantir mais oportunidades de negócio.
O próprio perfil do cliente mudou com essa nova transição de mercado. No lugar do cliente reativo e passivo, veio uma nova figura, mais exigente e interessada em receber uma experiência que sobreponha suas expectativas.
Nesse ponto, muitas companhias têm buscado oferecer uma experiência de consumo mais efetiva, que passe pelo encantamento do cliente para que ele continue a se interessar pela marca e efetivamente se torne um cliente.
Em alguns casos, é possível até mesmo fidelizar esse consumidor, garantindo uma pessoa que continuará comprando seus produtos ou serviços e que até mesmo se tornará uma promotora da marca, divulgando-a em seus círculos de amigos e familiares.
A maioria das pessoas, principalmente o público mais jovem, não se incomoda de pagar um valor maior por um produto ou serviço, desde que a experiência da compra de uma mercadoria que precise de declaração de importação seja recompensadora o suficiente.
Pensando nisso, é muito importante garantir um bom resultado em suas ações e ampliar a capacidade de produção que sua empresa pode gerar para otimizar suas vendas, criando um sentimento de encantamento para o consumidor.
Saber trabalhar com esse tipo de atividade é um dos meios mais efetivos de melhorar o posicionamento de sua marca, garantindo um status de autoridade entre seus concorrentes e se destacando nos modelos de venda que você está buscando para otimizar estas ações.
Isso é muito importante para gerar um impacto positivo em seu negócio, que conseguirá conquistar um público muito maior e continuará atrativo para novos públicos, como uma empresa de cameras de segurança SP por exemplo, conquistando ainda mais oportunidades a longo prazo.
Encantando seus clientes na internet
Agora que você entende um pouco melhor a importância de encantar seus clientes, é hora de entender como você pode fazer isso de maneira direta, conquistando resultados concretos para sua empresa na hora de fazer negociações.
Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e nem sempre duas empresas conseguirão obter os mesmos resultados no encantamento de público, ainda que ambas estejam trabalhando em um mesmo nicho de atuação.
Por isso, adaptar estas informações à sua realidade é uma das maneiras mais rápidas e práticas de otimizar seus resultados, garantindo uma aproximação muito maior do público e de como ele pode segmentar suas estratégias de venda, como é caso de empresas que oferecem aplicativos para bar e restaurante.
O compromisso e a organização são parte fundamental desse processo para que você consiga estruturar adequadamente suas atividades e garantir o funcionamento correto de suas ações de marketing, procurando atender as demandas do público.
Embora até pouco tempo atrás a maioria das pessoas pensassem que esse tipo de atividade estava restrita a grandes companhias, a verdade é que o encantamento do público pode ser alcançado por empresas de qualquer porte e segmento.
Conhecendo seu público
O primeiro passo para garantir um nível maior de encantamento com seu material é saber para quem você o está oferecendo em primeiro lugar com sua empresa de equipamentos audiovisuais, por exemplo. Dessa maneira, você entende os detalhes que devem ser pensados para gerar um conteúdo.
O grupo de pessoas com o qual sua empresa deve trabalhar, por gerarem interesse em fazer negociações com ela, é conhecido como público-alvo. Entretanto, em muitos casos essa é uma métrica muito genérica.
Para conseguir realmente encantar seu público você precisa de detalhes, que podem ser conseguidos ao trabalhar com uma persona. Uma persona é uma figura fictícia, criada com base nas pesquisas que você realizou para entender melhor com quem estava lidando.
O grande diferencial de uma persona é a criação de um perfil psicológico, que será capaz de responder se uma determinada ação realmente atrai o interesse do público conforme você imagina e ampliará suas chances de vendas.
O cliente no centro de tudo
Quando uma pessoa tem uma necessidade ou uma dor, a primeira coisa que ela precisa é de atenção. Ouça seus consumidores, entenda suas dores e se coloque no lugar deles. Dessa maneira, você entenderá melhor suas necessidades.
Esse tipo de ação é importante em todas as etapas da venda e também deve ser compartilhada por todos os profissionais envolvidos nos diversos setores, como:
- Marketing;
- Vendas;
- Atendimento;
- Suporte.
Independente da fase em que o consumidor se encontra, quando você entende suas dores e é empático com ele, acaba conseguindo encantá-lo por muito mais tempo, na maioria dos casos, tornando-o um cliente fiel de sua empresa, seja lá qual seja o segmento, podendo ser uma empresa de distribuidora de biscoito de polvilho, por exemplo.
Os depoimentos e histórias reais ajudam muito nesse processo, uma vez que eles mostram cenas e fatos reais que outros consumidores passaram, demonstrando como você foi capaz de solucionar a questão.
Assim os clientes acabarão se interessando mais pelo que você tem a oferecer, aumentando as chances de conversão consideravelmente.
Estratégias de experiência do consumidor
Algumas estratégias são criadas especificamente para otimizar a experiência do cliente. Isso acontece porque a maioria das pessoas se sente muito mais confortável e confiante em uma empresa que se preocupa com esse tipo de ação.
Isso não inclui somente o atendimento voltado para a venda, visto que você deve ter uma atenção especial aos canais de comunicação com os clientes, abrindo novas oportunidades de diálogo que ajudem-no a tomar decisões mais assertivas.
As redes sociais, nesse aspecto, são extremamente relevantes para encantar clientes, pois se tornam um canal mais próximo de comunicação e permitem um contato direto entre consumidor e marca, aumentando o interesse do cliente em consumir seus produtos ou serviços.
O sucesso do consumidor
Um dos pontos mais importantes quando você cria uma estratégia de marketing é acompanhar e torcer pelo sucesso de seu cliente. Ele deve receber o retorno esperado por uma negociação e, se possível, ter uma experiência ainda melhor do que ele esperava.
Dessa maneira você consegue tornar o processo de vendas muito mais impressionante, a ponto de este consumidor desejar compartilhar a experiência e apresentar sua companhia para muito mais pessoas.
Quanto mais sucesso o cliente alcançar através de negociações com você, melhor será o resultado de suas ações para encantar clientes, garantindo uma estrutura muito mais adequada para suas vendas, como é o caso de segmentos como de produtos veganos.
Atendimento constante
Um dos elementos que mais encanta os clientes quando eles estão comprando pela internet é um atendimento de qualidade. Estar em constante comunicação com o consumidor passa muito mais segurança para ele, que acabará optando por revisitar sua empresa.
Para isso, existem algumas ferramentas que podem ser muito interessantes, desde uma equipe qualificada de atendimento, quanto canais de autoatendimento, onde o consumidor pode tirar dúvidas sozinho.
Uma boa estratégia é a utilização de chatbots. Essas inteligências artificiais estão prontas para lidar com os consumidores como se fossem atendentes reais e podem resolver uma série de questionamentos mais simples.
O chatbot não precisa de descansos ou pausas, permitindo que você tenha um atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana. Quando o consumidor tiver um problema, mesmo que fora do horário padrão, ele receberá um primeiro atendimento.
Mesmo que o chatbot não consiga resolver a situação em questão, o consumidor não ficará sem resposta, esperando o atendimento convencional voltar a atividade para resolver o problema de fato.
Considerações finais
Existem muitos detalhes que precisam ser avaliados quando você está estruturando suas ações, e é muito importante entender essas questões para conseguir realmente encantar seus clientes durante o atendimento.
Para fazer todos esses elementos com qualidade, um dos principais recursos que você tem à sua disposição é a tecnologia. Ela permite que você crie estruturas avançadas de atendimento, que certamente encantarão diversos consumidores que fazem negócios com você.
Por isso, saber lidar com essas questões é uma das maneiras mais efetivas de conquistar um espaço de qualidade no mercado em que você está inserido, tornando-se uma verdadeira liderança dentro de seu segmento de ação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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