Como alavancar suas vendas através de Ads em redes sociais?
17 de setembro de 2022Como escalar suas vendas?
11 de outubro de 2022A criação de um logotipo é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma empresa. Este não é apenas um movimento de imagem, mas também uma parte importante do marketing.
A maioria dos clientes corporativos não se lembra de títulos complexos ou nomes de líderes corporativos. A principal coisa com a qual eles associam a qualidade dos serviços prestados é o logotipo.
O logotipo pode ser preto e branco ou colorido, complexo ou simples, conter letras ou ser feito sem a participação deles – isso não é o principal. É importante que seja memorável e associado aos usuários com os produtos que estão sendo fabricados. No entanto, é impossível descrever o segredo de criar um logotipo de sucesso em uma ou poucas frases.
O que é um logotipo
Um logotipo é um emblema, um sinal pelo qual usuários fiéis identificam uma marca. As pessoas podem não saber ler, podem não reconhecer as cores como daltônicas, mas todo cliente lembra do logotipo, que gostou da qualidade dos serviços prestados.
Como fazer um logotipo você mesmo
Criar um novo logotipo de empresa de sucesso requer seguir algumas regras simples. Portanto, no início seria melhor escolher um elemento que indique qual área o negócio da nova empresa diz respeito.
Pode ser um lema curto, consistindo em uma ou mais palavras. Muitos em vez de palavras escolhem a imagem da atividade principal, que fala da empresa “melhor que mil palavras”.
Por exemplo, o famoso logotipo da mega gigante japonesa Toyota não é uma cabeça de touro, como muitos pensam, mas um fio enfiado no buraco de uma agulha. E os carros produzidos pela Toyota e um fio enfiado em uma agulha? A resposta é simples: no início de sua atividade, a Toyota estava envolvida na indústria têxtil e só com o passar dos anos mudou para a criação de carros.
Deve ser lembrado que é melhor criar um logotipo poderoso e memorável no início da jornada, estando nas origens. Sim, no futuro é possível remarcar, mas até lá todos se lembrarão do sinal principal, aquele que foi inventado no início da produção. Além disso, a maioria das empresas tende a não alterar completamente o logotipo, fazendo apenas pequenas alterações. Assim, por exemplo, a famosa marca Coca-Cola tinha letras desde o início e apenas o pano de fundo ao seu redor mudou com o tempo.
O mesmo pode ser dito sobre o logotipo do famoso fabricante de calçados e roupas esportivas da empresa alemã Adidas. Portanto, não espere fortemente que o logotipo da empresa possa ser radicalmente alterado no futuro. O comprador pode não entender tal atividade.
Então, depois de decidir a área em que você vai trabalhar, é importante observar como são as logomarcas de concorrentes e empresas que atuam em um ramo semelhante ao da sua organização. Isso não significa que você precisa copiar completamente os emblemas de outras empresas. Você só precisa buscar inspiração e criar uma versão combinada.
Em seguida, é importante considerar o esquema de cores. Existem cores que são bem percebidas pelos olhos. É melhor usar verde, azul, vermelho escuro. Mas tudo depende do caso.
Você pode escolher a opção com ou sem uma forma delimitadora. Como limitador, você pode escolher um círculo, diamante, quadrado ou escudo. Novamente, é importante que a figura seja percebida facilmente pelos olhos.
No final, você precisa determinar a fonte do texto, se estiver no logotipo. Os programas modernos oferecem muitas opções. Na maioria das vezes, uma fonte feita em itálico ou cachos incomuns funciona bem. O principal é não exagerar com letras incomuns e não assustar o cliente.
Conclusão
Não existe uma regra única para criar um novo logotipo de empresa bem-sucedido. Se você olhar atentamente para os emblemas mais famosos da história, entre eles há sinais em preto e branco e coloridos. Existem logotipos limitados a formas geométricas e que não as contêm.
Um excelente exemplo é o logotipo da Apple. Apenas uma maçã mordida. Sem associações com a tecnologia produzida pela empresa, laptops e smartphones super populares. Era simplesmente a fruta favorita do fundador da empresa, o falecido Steve Jobs.
Resumindo tudo isso, pode-se argumentar que um bom logotipo deve ser fácil de lembrar e, o mais importante, bem executado. Você precisa colocar sua alma nisso, e não fazê-lo rapidamente e sem esperar o desenvolvimento futuro da empresa. Todas as outras dicas são, por assim dizer, uma adição ao principal – faça um logotipo com alma!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.