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31 de maio de 2022Cultura organizacional é algo que tem sido alvo de muita atenção das empresas e organizações, principalmente após a pandemia do coronavírus no ano de 2020, a qual trouxe diversas mudanças de paradigmas no ambiente corporativo. Em tempos de pandemia, a primeira missão das empresas foi manter a continuidade dos negócios e a produtividade em home office.
De acordo com um estudo da Deloitte, a crise fez as organizações brasileiras terem a necessidade de se adaptar rapidamente ao home office, e acelerar a jornada de transformação digital, elevando assim a maturidade da gestão. Em tempos de operação normal nas empresas, com todos os colaboradores reunidos no escritório, a cultura organizacional já era decisiva para o sucesso dos negócios.
Agora, em época de funcionários trabalhando de forma totalmente remota para conter a pandemia de coronavírus, a importância dela se multiplica – E é exatamente sobre isso que iremos nos aprofundar mais no artigo de hoje, continue com a gente!
Como manter a cultura organizacional no trabalho remoto
É principalmente em momentos de crise, que todos os gestores e colaboradores precisam manter a cultura organizacional da empresa mais viva do que nunca.
A missão fica mais fácil se você entender que pode fortalecê-la com pequenas ações na sua rotina.
Então evite que a sua empresa caia no erro de deixar de lado todos os valores da cultura só porque a situação mudou e o contexto é instável…
Quais são os 4 tipos de cultura organizacional
Não existe uma única forma de classificar a cultura organizacional.
A divisão mais conhecida é a dada pelo autor e filósofo, Charles Handy. Com ela, você pode encontrar quatro tipos de cultura organizacional:
1. Cultura de poder
As empresas que adotam uma cultura organizacional de poder são empresas focadas na geração de resultados, em que os colaboradores são estimulados a competirem entre si para atingir os objetivos.
Na cultura de poder, as decisões estão centradas em uma liderança.
As culturas de poder ocorrem principalmente em empresas pequenas— em que a figura do dono é muito forte e acumula diversas funções.
Não à toa, você verá esse tipo frequentemente associado à cultura de clube— o mais importante é compor a rede de influência do chefe.
Apesar de demonstrar uma hierarquia clara e bem definida, o tipo limita o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e da própria empresa.
2. Cultura de tarefas
Empresas com essa cultura contam com profissionais específicos para cada tarefa, contribuindo para o desempenho mais efetivo e eficaz de suas atividades e extraindo o máximo do seu potencial.
Nesse ambiente, há liberdade para a expressão de ideias e de ações. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais motivados e estão focados na resolução dos problemas.
A desvantagem do modelo é a dificuldade de controle e monitoramento. Não haverá alguém “em cima” do colaborador para garantir o sucesso das atividades.
3. Cultura de pessoas
As empresas que adotam uma cultura centrada nas pessoas valorizam os seus colaboradores. Com isso, eles têm espaço para crescer e se desenvolver dentro e fora da empresa.
Têm suas opiniões ouvidas e respeitadas, o que contribui com o crescimento da própria empresa. Esse tipo de cultura tende a atrair e reter talentos, logo, é uma fonte de vantagem competitiva.
Tudo isso é fruto de uma boa proposta de valor para o funcionário, com respeito a qualidade de vida no trabalho e políticas de incentivo, por exemplo.
4. Cultura de papéis
Essa cultura foca nos papéis desempenhados pelos membros da empresa. Ou seja, as estruturas hierárquicas são bem definidas.
Isso impede a flexibilidade das tarefas, já que a pessoa deve apenas realizar o que foi determinado. O modelo também é fortemente orientado por regras. Os profissionais já têm clareza quanto ao que devem fazer.
O lado negativo é que não haverá muito espaço para mudanças nem inovações, afetando o crescimento da empresa.
Por que a cultura organizacional é tão importante
A cultura organizacional é o reflexo da ética e da moral que a empresa possui, ela orienta de forma natural os caminhos a serem seguidos. É ela quem guia as decisões e prepara a empresa para o futuro.
A presença dessa estrutura também é a instauração de um ambiente que promove uma competição saudável, apoiando os objetivos pessoais enquanto busca alcançar as necessidades da empresa.
Cultura organizacional e engajamento do colaborador
A cultura organizacional de uma empresa também tem impacto na experiência do cliente, fortalecendo o customer experience agregado da sua companhia.
Uma cultura eficiente e bem estruturada garante a satisfação dos colaboradores, que consequentemente irão entregar o melhor resultado na operação da empresa, resultando em clientes cada vez mais satisfeitos.
? Escrevemos um artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre Customer Success:
4 dicas para manter a cultura organizacional forte no trabalho remoto
#1 Reforçar a comunicação
Uma boa comunicação é um fator chave para criar cultura organizacional em trabalho remoto.
Quando estão no ambiente da empresa, é muito fácil virar para a mesa ao lado e esclarecer alguma dúvida com o colega, ou pedir um feedback para o líder.
No home office, é preciso criar mecanismos para que essa comunicação seja tão fácil quanto, mesmo que as pessoas estejam fisicamente distantes.
#2 Torne a cultura organizacional visível
Estando distantes do ambiente físico da empresa, é fácil que os colaboradores se esqueçam de alguns aspectos básicos da cultura — a começar pelo dress code, que pode mudar radicalmente!
Por isso, é importante reforçar a comunicação com mensagens que levem alguns aspectos da cultura organizacional para o home office.
Crie ações de engajamento, envie mensagens com dicas alinhadas à cultura, incentive a troca e a colaboração entre os integrantes da equipe, de modo a manter viva a cultura empresarial.
#3 Invista em processos e tecnologias
Ter processos bem definidos é uma ótima forma de desenvolver a cultura empresarial em trabalho remoto, uma vez que as pessoas vão executar as tarefas da mesma forma.
Além de criar uma coesão na maneira como as coisas são feitas, ainda possibilita que um colaborador se atualize rapidamente sobre o trabalho do outro, e possa também continuar de onde o primeiro parou.
O trabalho remoto foi possibilitado, em grande parte, pelo avanço tecnológico, a começar pela quantidade de ferramentas que surgiram e nos permitem colaborar mesmo à distância, mantendo uma inovação aberta.
Portanto, use esses recursos a seu favor e da sua equipe. ??
#4 Foque no hábito de feedback
Uma dica essencial de como adotar o home office com sucesso é começar a desenvolver o hábito do feedback.
Crie momentos para isso durante a rotina, faça reuniões de feedback com a equipe, pequenos encontros virtuais de status dos projetos ao fim de cada dia e outras medidas.
? Este texto foi desenvolvido pela nossa parceira migronauta Paula Moraes.
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