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20 de agosto de 2021AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Essa metodologia simplifica os diferentes estágios do comportamento do consumidor. Quando bem aplicada, ela serve para dar aquele empurrãozinho em clientes indecisos e incentivá-los a avançar pelo seu funil de vendas.
Esse modelo nos permite compreender o que o lead sente em cada uma dessas etapas da jornada de compra. No processo de vendas e no marketing digital, assim como em diversos aspectos da vida, existem ciclos que possuem início, meio e fim. Isso significa que até o final do processo de compra, o consumidor passa por diversos estágios até chegar ao fim.
O AIDA é basicamente o passo a passo da jornada de compra, entender esse ciclo é essencial para que sua marca aumente as taxas de conversão e tenha sucesso nas vendas.
O que é o método AIDA?
AIDA é um modelo de comunicação desenvolvido pelo americano E. St. Elmo Lewis, pioneiro da Publicidade e Propaganda do séc. XVIII. A sigla é usada para entender o caminho percorrido pelas empresas para alcançar novas vendas.
Essencialmente, é uma metodologia de marketing e vendas pensada para prover informações sobre o consumidor, traçar as etapas necessárias para nutrir potenciais clientes e, claro, gerar conversões.
Com seu surgimento ainda distante da internet e de estratégias de marketing mais elaboradas, essa metodologia representava uma simples receita para o sucesso dos anúncios impressos, se tratando de: imagem atrativa, subtítulo interessante, corpo do texto educativo e contatos do anunciante para levar o consumidor ao produto.
Mesmo sendo um princípio muito antigo e aparentemente simples, a ideia foi evoluindo juntamente com as estratégias de marketing, e atualmente, tendo sua base pautada no comportamento do consumidor, o AIDA se tornou uma representação completa do ciclo pelo qual os consumidores devem passar durante o processo de conversão.
Como funciona a metodologia AIDA?
Com a evolução do marketing, o AIDA passou a ser utilizado em outras formas de divulgação de uma marca ou produto, como propagandas na TV e marketing de conteúdo no meio digital e ainda na mídia impressa.
Porém, para aplicar de forma assertiva as etapas da metodologia, é necessário que você tenha um entendimento muito grande do seu negócio e da sua persona.
Conhecer o valor do seu negócio ou ideia é extremamente importante para que você consiga cativar o público, e assim fazer com que ele chegue ao final da jornada de compra.
Portanto, antes de aplicar a metodologia, pesquise um pouco sobre Golden Circle e Persona, sem dúvida isso irá te ajudar a alavancar seus resultados.
Tendo isso em mente, agora é só partir para a aplicação da técnica do AIDA.
As quatro etapas do modelo AIDA na prática
A = Atenção
Chame a atenção da sua persona!
O ideal é levar em conta a localização da persona, o tipo de conteúdo que ela geralmente consome e quais fatores podem causar impacto nela. Dessa forma, você dificilmente irá divulgar sua marca para públicos que não sejam relevantes para o seu negócio.
Com um conhecimento apurado do seu público, fica mais fácil de chamar a atenção das pessoas certas para o seu negócio. Aposte em uma linguagem que convença (persuasão) e não obrigue (manipulação). Seja relevante e interessante para as pessoas que deseja atingir, assim, além de atrair, você irá conseguir fidelizar o seu cliente.
O uso de cores, tamanho e posição dos elementos da página são muito importantes para chamar a atenção. Utilize as cores fortes, contrastantes e a posição de destaque para itens que realmente sejam relevantes para o processo. Investir em um site rápido e dinâmico também faz diferença.
Os Calls to Action (Chamadas para Ação) são muito importantes para chamar a atenção do usuário e guiá-lo durante a jornada.
Case de Sucesso: McDonald’s
Um bom exemplo que comprova a eficácia do modelo, e principalmente do primeiro tópico, é o McDonald ́s. A gigante dos mercados de fast food utiliza-se muito das promoções diárias, marketing de guerrilha (atacando diretamente o concorrente), além de comunicação básica por meio dos meios de publicidade comuns, porém muito eficazes para chamar a atenção.
Com o básico bem direcionado às pessoas, a rede inova em criatividade nas chamadas, apostando em diferentes plataformas de promoção, como anúncios impressos, Google Adwords, anúncios no YouTube, e entre outras ideias.
I = Interesse
Agora que você já conseguiu chamar a atenção da persona, faça com que ela permaneça interessada. Mas como você pode fazer isso?
Seja extremamente relevante para o seu público.
Após a primeira impressão, a pessoa busca construir uma relação com você e seu conteúdo, ela passa a considerar o que você tem a dizer.
Sendo assim, busque solucionar os problemas e contribuir com as necessidades do seu público. Seu cliente está estabelecendo uma relação de confiança com você, ou seja, é um excelente momento para mostrar exatamente o que você pode fazer pela sua persona. Isso irá mostrar que você está disposto a ajudá-lo, despertando assim a confiança e interesse.
Utilize uma linguagem mais persuasiva para informar, educar e engajar o consumidor em relação às dúvidas. Estimule a curiosidade, isso fará com que seu consumidor pesquise mais sobre você.
Case de Sucesso: Netflix
Case de sucesso em diversos aspectos, a Netflix é excelente no quesito de despertar interesse. Líder no segmento de streaming, ela desperta o interesse trazendo sempre novidades para o seu catálogo, enviando conteúdos relevantes para o seu público, até mesmo a linguagem nas redes sociais influencia muito nesse processo.
Porém, essa não é a sua principal cartada, a plataforma proporciona um período de experiência gratuito ao assinante, permitindo que ele consuma seu conteúdo sem ao menos pagar por ele.
D = Desejo
Nesse momento, sua persona já sabe que tem um problema e que você pode resolver, porém isso não é garantia de que ele chegue ao final do funil de vendas. Para isso, é necessário que você desperte o desejo de compra.
Essa etapa é o momento ideal para você demonstrar todas as qualidades da sua marca, o máximo de provas sociais e, assim, criar um desejo na mente do consumidor. Demonstre quais as vantagens e os benefícios de seu produto/serviço, foque no seu diferencial e em qualidades que você tenha.
Demonstre que você domina o assunto e que é extremamente qualificado para resolver o problema. Você estará mais próximo de converter esse lead ao agregar cada vez mais valor ao seu negócio, passe confiança e explique bem os benefícios e qualidades do que você tem a oferecer, apresente cases de sucesso, avaliações de cliente e tudo o que você tiver para gerar mais desejo no cliente.
Nessa etapa, é muito comum que o número de pessoas seja menor do que nas etapas anteriores, como o próprio nome já explica no “funil de vendas”, quanto mais próximo da conversão, menos pessoas estarão presentes e qualificadas. E é neste caminho que se encontra o AIDA, que visa reduzir as desistências durante o processo de compra.
Case de Sucesso: Apple
É impossível falarmos de desejo sem falar da Apple, a gigante da tecnologia que caiu no gosto do mundo inteiro por despertar desejo e expectativa, até mesmo ao abrir a caixa.
Ao apresentar um produto visualmente mais agradável, criativo e tecnológico, a organização conseguiu idealizar a palavra desejo, apoiando seu conteúdo no status e sofiscação, despertando a vontade dos mais diversos públicos.
A = Ação
Por último, para que a metodologia AIDA seja aplicada com excelência, é necessário chamar o cliente para a ação, não necessariamente a compra, mas a realização da conversão em si, seja entrando no site, visitando outras páginas, entrando em contato, entre outras.
O final da sua jornada vai variar de acordo com o seu planejamento. Nem sempre as campanhas são realizadas para gerar vendas – caso queira saber mais sobre como gerar campanhas voltadas para vendas, acesse esta página sobre Serviços de Nutrição de Leads – é importante que você tenha isso prá estabelecido antes mesmo de começar a sua estratégia.
Nessa etapa, é muito importante que a comunicação seja direcionada para a conversão. Para facilitar esse processo, é muito comum a utilização de Gatilhos Mentais, como senso de urgência ou escassez, que vão fazer com que o cliente realize uma ação, algumas vezes tomado pela emoção e necessidade geradas pelos gatilhos.
Além disso, um ponto importantíssimo é a presença de um bom CTA (Chamada para Ação), fazendo com que você consiga direcionar o consumidor para o final da jornada.
Case de Sucesso: Brasfama Flores
Para ilustrar esse tópico, indicamos ler o nosso artigo sobre a Brasfama, uma empresa de varejo que já era estabelecida no mercado com algumas lojas físicas, e acabou apostando no marketing digital, utilizando algumas estratégias como a AIDA, alavancando assim as vendas, o que trouxe resultados nunca antes atingidos, mesmo durante o período de pandemia.
Se você ainda não incluiu o Método AIDA em sua estratégia, você está perdendo para a concorrência!
Aprendeu como o Método AIDA pode orientar você a criar conteúdos melhores, que façam mais sentido para o sua persona, e acima de tudo, que traga melhores resultados a curto e longo prazo para o seu negócio? Então comece a praticar agora mesmo!
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