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1 de agosto de 2023A chamada Featured Snippets (FS) é mais uma estratégia do Google, conhecida por especialistas como “posição zero”, que aparece destacada na primeira página como uma caixa de respostas curtas e diretas às pesquisas do usuário.
O Google é a ferramenta mais utilizada mundialmente, e parte do seu sucesso se deve a adesão e fidelização dos usuários. Por isso, é compreensível que as atualizações tenham a intenção de continuar o processo de otimizar a experiência no uso dos dispositivos disponíveis, principalmente aqueles referentes às buscas. É nessa direção que o Featured Snippets (FS) se enquadra.
Em síntese, o FS se caracteriza por aquela informação resumida em um parágrafo, mapa de informações, quadro, tabela, vídeo ou lista que responde ao questionamento feito ao site. Por definição, aparece antes mesmo do ranqueamento dos conteúdos orgânicos, fator que confere um destaque especial ao conteúdo de origem. Em razão dessa colocação, especialistas da área o apelidaram de “posição zero”.
Se no marketing digital a relevância em aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google se tornou inquestionável, a conquista de um Featured Snippets se mostra ainda mais vantajosa. Isso porque, em geral, os usuários irão ser respondidos assim que buscarem por uma informação, sem que precise rolar a página ou sequer entrar em alguns dos sites do ranqueamento orgânico. Deste modo, o conteúdo que aparece no FS ganha um outro patamar de destaque.
Dentre os outros benefícios, a noção de autoridade tem forte valor, especialmente na competição com sites e marcas maiores. Afinal, a própria classificação confere um destaque significativo como se fosse uma pronta solução da ferramenta.
Inclusive, na disputa pelas posições privilegiadas, os critérios dos sistemas automatizados do Google para aquele que aparecerá no FS não são absolutos. A fim de exemplificar, a equipe de Rob Bucci, referência mundial em SEO e CEO da STAT Search Analytics, verificou que a maior parte, na casa representativa dos 70%, das respostas apresentadas nos snippets deriva de links que não necessariamente apareciam como primeira opção.
Tipos de Featured Snippets
Os trechos que aparecem em destaque nos resultados de pesquisa são exibidos de maneiras diferentes, conforme mencionado anteriormente. Conhecer os princípios básicos e seus formatos é o primeiro passo na direção de dominar essa tecnologia e produzir os materiais capazes de estar na “posição zero” de ranqueamento.
Tabelas e quadros
Um FS em tabela ou quadro comparativo geralmente surge para atender questionamentos sobre valores, produtos e demais conteúdos passíveis de serem organizados em planilhas.
Parágrafo
A partir de perguntas, os algoritmos procuram um conteúdo que responda de modo efetivo e objetivo e o coloca em destaque. Esse trecho não pode ser “comprado”, portanto, para ser selecionado, é preciso obedecer as políticas do Google e conter informações de qualidade.
Listas
Respostas em modelo de lista acompanham a procura de termos relacionados a rankings positivos e negativos, receitas e demais orientações sobre o passo a passo.
Esses três pontos – tabelas e quadros, parágrafos e listas – são os principais formatos encontrados no Featured Snippets. No entanto, existem outras modalidades que têm se tornado mais recorrentes ao longo das buscas.
Vídeos
Apesar de não serem tão comuns, é possível encontrar vídeos na “posição zero”. É usual aparecerem quando a busca do usuário não se traduz em uma pergunta ou requisito específico em texto.
Mapa de informações
Perguntas factuais, concretas ou logicamente objetivas, como “em que ano foi a Primeira Guerra Mundial?”, são respondidas através do banco de dados do buscador, de onde também se selecionam materiais produzidos em outros sites.
Como fazer o conteúdo ir para o Featured Snippets?
Sendo o sistema automatizado do Google o responsável por selecionar os dados que atendem as pesquisas, não existe uma fórmula que garanta o ranqueamento como Featured Snippet. No entanto, pode-se trabalhar alguns conceitos de otimização e enriquecimento das informações para aumentar as chances de ter o conteúdo apresentado nesta área nobre.
A ação fundamental é construir um texto com assunto rico em dados e conhecimentos. A partir disso, se aplicam práticas de otimização que fazem o material do link se tornar mais atrativo para os mecanismos de busca. São elas:
– Frases curtas e objetivas;
– Textos ou materiais que atendam a necessidade do usuário;
– Ofereça várias respostas (um FAQ é uma boa alternativa);
– Página otimizada com meta-descrição, mobile-friendly, links internos e link building;
– Palavras-chave relevantes e fortes;
– Uso estratégico das heading tags (H1, H2 e H3);
– Atualização de conteúdos publicados.
O conhecimento técnico para ranqueamento contribui para elevar à “posição zero”. Mas fatores inatos do sistema também desempenham peso na equação, como o Click Through Rate (CTR), ou seja, a quantidade de cliques que o resultado obteve. Há quem o associe como positivo, outros como negativo. Na dúvida, se sustenta a máxima de parágrafos com média de 45 palavras, listas com média de 4.2 itens e tabelas com mais de três fileiras.
Featured Snippets e a experiência do usuário
A competitividade do mercado força o desenvolvimento de tecnologias e operações que funcionem com excelência em quaisquer que sejam os dispositivos. E, dentro desta lógica, o Google não se exclui. Tanto que a preferência pelo mecanismo do trecho em destaque deriva e os ajustes feitos no sistema atendem uma demanda crescente dos usuários mobile.
Embora ainda existam usuários que utilizam o Google por desktops, tablets e notebooks, a quantidade de pessoas que, diariamente, utilizam os smartphones e até mesmo os assistentes de voz para pesquisar os mais diversos temas é cada vez maior e predominante.
Para exemplificar a questão, caso se considere os dados nacionais, mais de 62% acessam a internet somente pelo celular. O número foi divulgado na pesquisa TIC Domicílios 2022, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, onde se observou que, dos 149 milhões de usuários, cerca de 92 milhões utilizavam apenas o dispositivo móvel.
Porém, como se sabe, a tela do celular, mesmo que seja um iPhone 12 ou outro modelo, é menor do que a de um computador, e a melhor maneira que o Google encontrou de tornar a experiência do usuário mais cômoda foi incluir uma resposta rápida e efetiva para suas questões. Daí surge o valor e a justificativa das Featured Snippets.
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