Existe um tempo de duração ideal para vídeos de uma estratégia de Marketing?
3 de janeiro de 2018Como uma agência digital é importante para o sucesso do seu vídeo?
4 de janeiro de 2018Pensando em aliar ilustração e vendas, as empresas perceberam o forte poder de atração que uma ilustração publicitária pode acarretar em seus consumidores e que o seu objetivo principal é valorizar o texto da propaganda através de um desenho chamativo e que passe outras informações e emoções. Uma ilustração causa imediatamente uma identificação com a marca trazendo significados perante o consumidor que em geral têm uma absorção positiva e muitas vezes mais rápida que uma foto simples.
O que você vai achar aqui:
- O que são ilustrações?
- O que ilustradores tem a ver com marketing?
- Como usar cores para vender
- Significado das cores
- 10 dicas para Ilustrações no e-commerce
- Por que ter imagens originais nos meus posts?
- Mascotes
- Conclusão
- Referências de ilustrações que tornaram marcas inesquecíveis
Primeiramente o que são ilustrações?
Colocando da forma mais simples possível, a ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou, até, decorar. Ela é uma forma não-textual de passar uma mensagem e geralmente acompanha um texto. A ilustração tem sempre um propósito. Ela está ali para elucidar uma informação, pra deixar toda a mensagem mais clara ou mais bonita, podendo se tornar referência de um conteúdo. A ilustração não tem necessariamente que ser um desenho: ela pode ser uma foto, uma colagem, uma pintura e etc. Se pensarmos na ilustração como uma função, podemos entender que um desenho não vai ser sempre uma ilustração, e uma ilustração não vai ser sempre um desenho. Mas um desenho, dependendo do contexto em que está inserido, pode ser uma ilustração usada para esclarecer uma mensagem.O que ilustradores tem a ver com marketing?
Principalmente aliando o conhecimento sobre as cores e suas influência com uma junção ao design certo, o ilustrador faz algo ficar inesquecível para o cliente trazendo assim um suporte ao texto escrito, o que facilita a compreensão da mensagem que está sendo passada. Mesmo depois da fotografia se tornar acessível à população, a ilustração ainda é uma forma muito procurada pelas empresas como auxílio em suas publicidades. As empresas podem utilizar a ilustração para criação de mascotes, charges, infográficos e ainda criação de animações dependendo do projeto. Temos também o Storytelling , que nada mais é do que um método incrível para posicionar uma marca, dar vida e se aproximar do consumidor. Saiba que boas histórias tendem a causar sentimentos de afinidade, desses que fazem as pessoas gostarem de você, da sua empresa e do que ela vende. Muitos profissionais do ramo trabalham como ilustradores freelancer para uma maior abrangência de mercado. Porém existem especialistas no setor de marketing que já eram do mercado e migraram para o ramo de ilustração ou que depois de entrar para o ramo estudaram as técnicas de marketing para ficarem a serviço de agências. Os melhores ilustradores brasileiros diversificam muito suas áreas de atuação entre si, uns trabalhando no mercado editorial e outros no marketing. Alguns embaixo do nome de grandes agências de propaganda. As agências de propaganda empregam linguagens e ferramentas na produção de mensagens atrativas para estimular os receptores. Essas mensagens são carregadas de sentidos, que correspondem aos objetivos de comunicação do produto ou serviço. Tais sentidos são produzidos a partir de vários recursos dos quais os publicitários lançam mão, permitindo, para quem produz, inúmeras possibilidades de interpretação por parte do público. Por isso é aconselhável que sempre que estiver precisando de ilustradores para sua empresa procure algum profissional que tenha se especializado em marketing. Um dos locais onde mais podemos observar recursos visuais sendo utilizados para venda de produtos são nas redes sociais. Para qualquer empresa hoje é importante ter presença em algumas redes, como exemplo o Facebook, onde podemos buscar várias empresas que não só buscam espaço para aparecer para seu publico no Facebook como também fazem a maior parte de suas vendas de dentro da própria rede. Aqui estão algumas dicas para melhorar o alcance dos seus posts no Facebook:- Conheça o público que acessa a fanpage de sua empresa, através de pesquisas de público ou observando como o reagem as imagens postadas;
- Tenha vídeos dinâmicos e curtos;
- Tenhas imagens bem produzidas e objetivas;
- Aborde conteúdos de qualidades em suas imagens e vídeos;
- Responda sempre que puder as dúvidas dos clientes e se possível de forma criativa;
- Tenha sempre em mente os interesses da pessoa que quer atingir quando produzir uma imagem.
Ilustradores de livro
Podemos comentar também sobre os ilustradores de livro que fazem a Ilustração digital e tradicional. Produção de ilustração digital e tradicional, para ser usada em capas e/ou miolos de livros alinhados também com o design e diagramação. Assim também sendo contratados para revistas e folhetos para conteúdo de topo de funil para cliente.Como usar cores para vender
A ciência das cores possui papel chave para entendermos como podemos usar uma determinada cor para alavancar as vendas, seja em um e-commerce, seja em um comércio físico. A ciência das cores influencia diretamente nas decisões das pessoas, e algumas pesquisas indicam que entender a psicologia das cores é tão importante que:- 93% dos consumidores avaliam os aspectos visuais do produto;
- 80% das pessoas dizem que simpatizam com uma determinada marca e lembram dela somente quando a mesma possui as cores da sua preferência;
- 42% dos consumidores online baseiam sua decisão de compra de acordo com o designer e as cores de um site;
- 60% das pessoas estão dispostas a comprar um produto se a palavra “Garantido” estiver associado ao mesmo.
Significado das cores
Segundo a psicologia cada cor nos influencia de uma certa forma a depender de seu contexto de utilização, de formas gerais essas esses são os significados das cores para nosso cérebro.Cor Azul
Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal Efeito: Em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro, provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado a produtividade e sucesso.Cor Laranja
Parte do cérebro: Sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa. Efeito: Mudança, expansão e dinamismo.Cor Amarela
Parte do cérebro: Sistema de Recompensa. Efeito: Passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.Cor Rosa
Parte do cérebro: Área Tegmentar Ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo. Efeito: Um tom claro dá a ideia de inocência. O tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.Cor Cinza
Parte do cérebro: Putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer. Ínsula – coordena as emoções. Efeito: É a expressão de neutralidade. Pode significar indecisão ou ausência de energia.Cor Verde
Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidades para conexões emocional e julgamento social. Efeito: Remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderações e coerência.Cor Marrom
Parte do cérebro: Sistema Límbico – estrutura interna que responde pelas emoções. Efeito: É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.Cor Branca
Parte do cérebro: Córtex Cerebral Esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa. Efeito: Sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.Cor Roxa
Parte do cérebro: Pólo Frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato. Efeito: Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.Cor Vermelha
Parte do cérebro: Amígdala e Núcleo Accumbens – estrutura ligada ao prazer. Efeito: Emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo pode estimular, no caso de alimentos, ou evitá-los (objetos e lazer).Cor Preta
Parte do cérebro: Amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional. Efeito: Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de nobreza e distinção. O uso da psicologia das cores é dado em grande escala no cinema, através do deste processo o diretor consegue complementar a mensagem que quer passar com uma cena assim como é possível fazer com uma propaganda ou marca. Aqui alguns exemplos de pantone cinema ( color palettes movies ) que transmitem sensações diferentes:10 dicas para Ilustrações no e-commerce
Boas imagens contam muitos pontos e dão credibilidade ao site. Uma ilustração sendo um desenho ou uma fotografia bem trabalhada e bem editada, onde é possível ver todos os aspectos do produto, estimula o comprador a confiar num prazo de entrega mais rápido, bem como na própria empresa. Um exemplo a ser citado é o da rede social Instagram, que tem mais de 400 milhões de usuários e é um grande banco de fotografias. A rede ainda permite o uso de hashtags para categorizar as fotos, recurso que visa atrair visitantes de todas as partes do mundo. Quando falamos em redes sociais, como o Facebook, nem sempre as fotografias de pessoas ou de produtos são as que mais atraem a atenção do público. Muitas vezes uma arte, que possua um design diferenciado, instiga a curiosidade. Atente-se às cores que representam sua marca, já que cada cor tem uma influência diferente, mas cuide, principalmente, da forma como armazena suas imagens, pois a qualidade pode diminuir e isso fará com que todo o trabalho seja prejudicado. Ao fotografar, ou editar, ou desenhar, você cria uma sinergia com o produto. Imagine-se vestindo ele, verifique o que mais lhe agradou e defina quais as melhores formas de convencer o público que o seu produto é uma peça indispensável. Feito isso, com certeza, você estará adotando o maior princípio de respeito e doação ao cliente: colocar-se em seu lugar.Para ilustrações no e-commerce:
- Sempre que possível, pense em usar profissionais;
- Crie algo que identifique sua marca ou crie uma marca d’água, isso tudo fica subliminar na cabeça do seu cliente e traz força à marca (abuse das estratégias de neuromarketing);
- Crie um workflow logístico para suas peças, elas estão intimamente ligadas ao seu custo de armazenagem;
- Tenha fotos na mesa e fotos humanas (as fotos “still” mostram melhor os detalhes, mas as fotos em modelos ou que mostram o produto em uso, fazem o consumidor ter noção de proporção e evita que ele vá buscar o produto em uma loja física. E não esqueça que hoje uma foto que mostra as dimensões, é imprescindível;
- Zoom, no caso de fotos, aproxime o máximo que puder para o seu consumidor ver os detalhes do objeto;
- Tratamento é importante, mas não pode ser enganoso, vale ressaltar o brilho, tornar a imagem real, mas não é para disfarçar imperfeições da peça, seja honesto com seu consumidor;
- Quatro fotos é o número ideal para um produto, pense que a foto é informação e use do bom senso, ouça o seu cliente. Pergunte o que mais ele gostaria de ver no seu site;
- Tenha ilustrações chamativas nos locais certos, não adianta uma arte bem trabalhada em um botão que não é o principal para seu cliente clicar.
- Vídeos sempre são bem-vindos! O consumidor gosta de ver o produto em uso ou funcionando;
- Pense sempre no custo! Imagens são o principal fator para conversão no comércio eletrônico, por isso o investimento é muito importante.
Referências de ilustrações que tornaram marcas inesquecíveis
Porque ter imagens originais nos meus posts
A melhor prática para se criar um post com um visual e uma aparência bem interessantes é combinar o texto, bem escrito, com imagens bem colocadas e organizadas que se encaixam no conteúdo do seu post. É óbvio que existe milhões e milhões de imagens de “graça” na internet para quem quiser usar, mas a questão é: quais imagens devo usar? A maioria dos países, incluindo o Brasil, tem uma lei restrita de direito autorais e direitos de cópias. O que isso quer dizer é que você só pode fazer uso dessas imagens, que caiam entre algumas dessas limitadas categorias. Há diferentes tipos de direitos autorais, restringindo ou liberando a utilização das imagens. Entre os principais, estão:Copyright
Uma das classificações mais comuns, imagens dentro do copyright têm todos os direitos reservados, por isso, para utilizá-las é preciso requerer autorização prévia, acordando formas de uso e aplicações, geralmente, mediante a pagamento.Copyleft
Imagens classificadas como Copyleft são totalmente livres para serem utilizadas. Salvo quando seu uso seja comercial, nesse caso, é vedada.Royalt Free
Para usar imagens com Royalt Free é preciso pagar. Uma vez adquirida a licença, ela pode ser utilizada livremente.Rights-managed
Uma licença bem restritiva, a Rights-managed também é paga e, quase sempre, exige regras à quem compra seus direitos de uso, como local de reprodução, formas de edição, canais de mídia e outras.Domínio público
Fotos que tenham a classificação de domínio público é tida como uma espécie de patrimônio cultural reconhecido, por isso, o próprio dono dos direitos por meio legal permite que o uso seja livre com a premissa de que os créditos de autoria sejam dados à quem a utilizar. Para achar imagens ou outros conteúdos de domínio público há um site oficial do Governo onde é possível realizar buscas. Entre esses vários tipos de direitos autorais, há as licenças de uso menos restritivas nomeadas como Creative Cooms, inclusive, esse é a categoria das fotos que estão presentes no Google, em grande maioria. Existem direitos autorais, mesmo com as imagens grátis. Antes de você colocar uma imagem no seu site, você precisa verificar com muito cuidado a licença associada à essa imagem. Por exemplo: algumas imagens somente podem ser usadas com o formato original e algumas podem ser modificadas para o uso do seu site. A maioria das imagens tem licença proibida para o uso de venda e de redistribuição da imagem. A licença mais comum requerida é que você visivelmente atribua aquela imagem ao seu autor, com um link direto para o site do dono da foto. Às vezes se torna muito tentador o simples fato de usar uma imagem que você achou no Google Imagens ou no Flickr. Se você não quer ter problemas com plágio e evitar processos judiciais, tome antes algumas precauções:- Não use imagens feitas e produzidas por outras pessoas ou empresas sem a solicitar a permissão delas;
- Se possível, produza você mesmo as imagens para sua empresa ou negócio;
- Sempre use imagens de livres de direitos autorais. Existem várias databases que disponibilizam imagens de qualidade com esse critério;
- Caso você não encontre o que precisa nessas databases, existem várias empresas que produzem imagens para que outras empresas comprem e as usem para marketing e propaganda dos seus produtos.
Mascotes
Representação visual personificada de uma marca ou ação.A mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas é criado para aumentar o carisma da marca com o público e traçam laços de fidelidade muito fortes. Portanto, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias. É por isso que profissionais de marketing insistem na importância de ter um mascote para sua empresa e para o fortalecimento de certos aspectos a serem trabalhados e destacados em marcas e ações de marketing.Todos os mascotes da copo do mundo
Vejamos alguns exemplos de ideias passadas através de mascotes com os exemplos de todos os mascotes das copas do mundo:Conclusão
Esta ciência misturada com arte vale a pena. Apenas certifique-se de que, quer você tenha usado uma foto ou um desenho, você fez o melhor para entender como seu público poderá reagir e que a imagem escolhida pode ser usada por você. Isso pode realmente aumentar as chances de que seu projeto atinja o objetivo esperado e se torne uma das referências do mercado.Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.